César Borges elogia gestão de Jerônimo Rodrigues: ‘difícil encontrar uma pessoa tão cortês como o senhor’
Ex-governador se declara admirado com postura do atual chefe do Executivo em evento que também marcou anúncio de obras e apoio à Expo Jequié 2025

Durante a agenda oficial do governador Jerônimo Rodrigues (PT) em Jequié, no Sudoeste baiano, o ex-governador e ex-ministro César Borges fez uma declaração pública de apoio e admiração à condução política do atual chefe do Executivo estadual. A fala ocorreu na última sexta-feira (11), durante o lançamento oficial da 44ª Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial de Jequié (Expo Jequié 2025), evento que contou com a presença de autoridades municipais e estaduais.
A manifestação de Borges ganhou repercussão por se tratar de uma figura com histórico político ligado ao grupo comandado pelo ex-senador Antonio Carlos Magalhães, avô do ex-prefeito ACM Neto, que atualmente é o principal adversário do PT na Bahia. Ao elogiar o estilo de liderança e a forma como Jerônimo conduz o governo, Borges sinalizou uma reaproximação com o grupo político atualmente no poder no Estado, demonstrando respeito à postura conciliadora e à dedicação do governador ao desenvolvimento da Bahia.
“Confesso aqui publicamente que é difícil encontrar uma pessoa tão cortês, amiga, aberta e de conversa fraterna como o senhor”, disse César sobre o governador petista.
Expo Jequié 2025: evento deve movimentar economia local
Com previsão de acontecer entre os dias 24 de maio e 1º de junho, a Expo Jequié 2025 promete atrair milhares de visitantes ao Parque de Exposições Luiz Carlos Braga. Em sua 44ª edição, a exposição reúne produtores rurais, empreendedores, instituições financeiras, representantes governamentais e a sociedade civil em uma programação voltada à agropecuária, à indústria e ao comércio.
A estrutura da feira ocupará uma área de 23 hectares, com estandes de exibição de maquinários agrícolas, insumos, alimentos e produtos artesanais, além de espaços dedicados a serviços financeiros e soluções tecnológicas voltadas ao campo. A organização conta com o apoio da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), além da participação de órgãos como a Adab, Bahiater e Bahia Pesca.
A presença do governador na abertura do evento foi destacada como um gesto inédito na história da cidade e reforça a aproximação do governo estadual com o setor produtivo da região.
Entrega de habitações reforça ações sociais do governo em Jequié
Encerrando a agenda de três dias no município, Jerônimo Rodrigues participou da inauguração de 95 unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV) Bahia, no Condomínio Jequiezinho. Os imóveis foram construídos pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), com investimento de R$ 18,2 milhões provenientes do governo estadual.
As moradias, destinadas a famílias em situação de vulnerabilidade social, contam com dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço, além de áreas comuns como praça, parque infantil, centro comunitário e estacionamento. Os beneficiados foram vítimas de uma enchente que atingiu Jequié há três anos e agora passam a viver em condições mais seguras e dignas.
Segundo o governador, a ação integra o esforço do governo baiano para ampliar o acesso à moradia e promover inclusão social em diferentes regiões do estado.
Nova escola de tempo integral amplia oferta educacional em Jequié
A visita do governador também incluiu a inauguração da nova sede do Colégio Estadual de Tempo Integral Luís Navarro de Brito. Com um investimento superior a R$ 27 milhões, a unidade passou a contar com 12 salas de aula, biblioteca, teatro, sala de dança, restaurante estudantil, quadra coberta, campo de futebol society e laboratórios modernos.
A entrega faz parte de um programa de expansão da rede de escolas de tempo integral na Bahia. Desde 2023, 78 novas unidades foram construídas, 40 ampliadas e 55 modernizadas. A estrutura da nova escola está alinhada ao objetivo de melhorar o desempenho escolar e ampliar o acesso ao ensino técnico e profissional, contribuindo para o desenvolvimento regional.
Mais Lidas
Política
Câmara suspende repasses ao gabinete de Carla Zambelli após ordem do STF
Últimas Notícias

Chuvas intensas colocam Salvador em estado de atenção e causam transtornos
Defesa Civil alerta para riscos de alagamentos e deslizamentos; previsão indica mau tempo até a próxima semana

Falha técnica interrompe operação da Linha 1 do metrô de Salvador e obriga passageiros a caminhar pelos trilhos
Problema ocorreu próximo à estação Bom Juá e causou aglomeração nas plataformas; governo lançou novo trecho entre Lapa e Campo Grande

Inscrições para o Enem 2025 terminam nesta sexta-feira; veja como participar do exame
Prazo inicialmente terminaria em 6 de junho e foi prorrogado em uma semana pelo Ministério da Educação

Inscrições para preparatório gratuito do Enem em Salvador terminam nesta sexta-feira; veja como participar
Aulas têm início previsto para o mês de julho e serão oferecidas de forma presencial por instituições parceiras da Prefeitura

Praça Municipal sediará IV Festival de Quadrilhas Juninas de Salvador a partir desta sexta; confira programação completa
Praça Municipal recebe oito grupos nos dias 13, 14 e 18 com apresentações que integram o Arraiá da Prefs 2025

Brasil pode atingir recorde com 336,1 milhões de toneladas de grãos na safra 2024/25
Caso previsão se confirme, volume representará um aumento de 13% em relação ao ciclo anterior

Confederações do setor produtivo se unem em protesto contra MP que eleva impostos no lugar do IOF
Empresariado contesta elevação de tributos e pede previsibilidade na política fiscal

Senado aprova penas mais duras para crimes em escolas; homicídio passa a ser considerado hediondo
Texto segue para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva

Léo Santana grava novo EP em posto de gasolina e atrai multidão em Salvador
Projeto mistura pagodão, forrógode e fuleragem, e será lançado ainda em junho com regravações e inéditas

CBPM firma parceria com Câmara Brasil-Canadá e busca ampliar investimentos estrangeiros na mineração baiana
Parceria busca promover sustentabilidade e atrair capital estrangeiro para o setor mineral do estado