HAM é um símbolo de amor ao próximo
Neste artigo, Antonio Luiz Diniz destaca a história do Hospital Aristides Maltez, referência nacional no tratamento oncológico e símbolo de filantropia na Bahia

No dia 2 de fevereiro é dia de festa no mar quando o povo da Bahia reverencia Iemanjá, a Rainha das águas, mas no bairro de Brotas existe um motivo a mais para transformar a data muito especial.
Inaugurado em 2 de fevereiro de 1952, o Hospital Aristides Maltez (HAM) referência no tratamento de câncer no país, comemora, este ano, 73 anos de serviços prestados à comunidade baiana.
Alem de doentes dos 417 municípios baianos o HAM tem em seus registros pacientes de outros estados como Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Espírito Santos, Minas Gerais, Goiás, Maranhão e até do Pará.
Em toda à sua existência, o HAM nunca deixou de funcionar um dia sequer e o atendimento é 100% SUS. Mais de 3.500 mil pessoas são atendidas diariamente, e, em média, são realizados, anualmente 10 mil procedimentos cirúrgicos.
O hospital foi idealizado pelo professor Aristides Maltez, catedrático de Ginecologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia, que sonhava em acabar com o sofrimento da mulher baiana portadora de câncer do colo uterino. Essas mulheres, por falta de condições dos hospitais da época, padeciam sem um local adequado para curar a doença.
Os primeiros passos para criação do HAM foram dados no dia 13 de dezembro de 1936, no Hospital Santa Izabel. Com a ajuda de 52 companheiros o professor Aristides Maltez fundou a Liga Bahiana Contra o Câncer (LBCC), a segunda entidade, em todo o Brasil, com o propósito de atender as mulheres com esta doença.
Enquanto atendia as suas pacientes no Hospital Santa Isabel, o professor Aristides Maltez fazia campanhas em busca de recursos para a construção do prédio, onde funcionaria o Instituto de Câncer da Bahia.
Em toda porta que batia, ele repetia uma frase, que entrou para a história: “Nada peço para mim. E, por esse motivo, não me acanho em pedir. É bem possível que nada possamos ver daquilo que pretendemos fazer. Mas que importa? Não trabalhamos para nós; outros prosseguirão; o caminho está aberto”.
Até que em 1939, chamado para fazer uma cirurgia delicada e coroada de êxito no Interventor da Bahia, Landulpho Alves, o professor Aristides Maltez recusou-se a receber os seus honorários. Como o Interventor insistia em pagar pela cirurgia, acabou ouvindo um desafio:
“Se alguma coisa queira V. Exª fazer por mim, faça pelos cancerosos carentes e nos ajude a completar os recursos que a Liga Bahiana Contra o Câncer possui, para a construção do Instituto de Câncer da Bahia”.
Imediatamente, Landulpho Alves determinou a emissão de bônus do Tesouro Estadual, no valor de $103,50 contos de reis, que se juntaram aos $196,50 contos de reis obtidos em campanhas, através de quermesses, chás, livros de ouro e outras atividades sociais da época.
Os recursos foram decisivos para aquisição da Chácara Boa Sorte, no bairro de Brotas, onde, em 20 de outubro de 1940, foi lançada a pedra fundamental do Instituto de Câncer da Bahia. Na ocasião, o Prof. Aristides Maltez destacou o seu compromisso com os carentes e os desvalidos, ao dizer:
“A semente do carvalho está lançada. A sua sombra não será, porém, mais para mim. Servirá, sim, para dar abrigo aos cancerosos pobres da Bahia”.
O Hospital Aristides Maltez (HAM) foi inaugurado no dia 2 de fevereiro 1952, sendo o primeiro hospital especializado em câncer do Brasil. Infelizmente, o idealizador da grande obra não pode ver o seu sonho realizado, pois faleceu em janeiro de 1943.
Num gesto de gratidão dos seus companheiros fundadores da Liga Bahiana Contra o Câncer, o nome do novo equipamento médico foi denominado Hospital Aristides Maltez.
O HAM só foi concluído em 1984, graças ao apoio do então governador Antonio Carlos Magalhães. O hospital começou a funcionar com 15 leitos, possui, hoje, 255, sendo 20 na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 18 da Unidade de Oncologia Pediátrica.
Comandado pela médica Maria Romilda Maltez, que dá prosseguimento à obra do idealizador, seu avô, o HAM, na atualidade, ocupa uma posição de destaque no cenário nacional, na luta contra o câncer.
Possui equipamentos de ponta, assim como os principais hospitais do mundo, tendo se tornado um centro de excelência, dentro do que foi preceituado pelo seu fundador.
O Hospital Aristides Maltez (HAM) mantém até hoje sua tradição em dar total atenção às pessoas carentes. É um símbolo de amor ao próximo, da filantropia nacional, e por isso, goza de grande conceito junto à comunidade baiana.
Mais Lidas
Já contou até dez hoje? O poder do autocontrole
Renascer ou morrer: a escolha que transforma realidades
Manifestação da vontade, único requisito para decretação de divórcio
Se houver, ao vencedor, as batatas. Claro, as que sobrarem
Deixem as mãos livres do mercado aonde eu possa vê-las
Artigos
Deixem as mãos livres do mercado aonde eu possa vê-las
Se houver, ao vencedor, as batatas. Claro, as que sobrarem
Renascer ou morrer: a escolha que transforma realidades
Manifestação da vontade, único requisito para decretação de divórcio
Já contou até dez hoje? O poder do autocontrole
Sonho sem investimento é mera ilusão
A recessão de Trump, sem anestesia?
ABC da Alegria?
O que faz do Carnaval uma verdadeira festa?
Quem enfrenta o vendaval tem direito à bonança
Últimas Notícias

Estado de saúde de Bolsonaro evolui bem, mas alta da UTI ainda não tem data

Sete curiosidades sobre a Páscoa que você provavelmente não sabia

Guilherme resiste por 12 horas e conquista primeira vaga na final do BBB 25
Resultado foi definido com desistência de Renata, última adversária na disputa, após 11h59 de prova

Tensão agrária vira embate político: Éden defende Força Nacional e acusa ACM Neto de ‘desespero eleitoral’
Ex-prefeito afirmou que governador precisou ‘pedir socorro’ devido à grave situação em conflitos agrários no Extremo-sul

Glauber Braga encerra greve de fome após Câmara adiar votação sobre cassação
Deputado do PSOL-RJ passou 15 dias em jejum como protesto e permanecerá em recuperação enquanto segue mobilização contra orçamento secreto

Conta de luz vai subir na Bahia: veja quanto sua fatura vai aumentar com novo reajuste
Nova tarifa da Coelba foi aprovada pela Aneel e afeta mais de 6,7 milhões de unidades consumidoras no Estado

Governador participa da Procissão do Fogaréu em Serrinha, que completa 95 anos
Celebração litúrgica remete à última ceia de Jesus com os discípulos

Alerta no feriadão: tempo instável e calorão marcam Páscoa e Tiradentes na Bahia
Previsões indicam céu nublado e temperaturas acima dos 30ºC em diversas regiões do estado

Bahia sofre nova derrota fora de casa diante do Cruzeiro e fecha rodada na zona de rebaixamento
Após derrota, treinador do Bahia afirmou que este é um início preocupante no Brasileirão

Resumo BBB 25 de quinta-feira (17/4): Diego é eliminado e prova de resistência define primeiro finalista
Com 58,77% da média dos votos para sair, ele foi escolhido pelo público para deixar a casa em disputa com Renata e Vitória

Feriado prolongado deve movimentar 570 mil veículos nas estradas da Bahia
Operação especial une incentivos ao uso de TAGs nas BA-093 e BA-099 e reforço da PRF para garantir segurança e fluidez no trânsito

Sem perdão: Wagner condena anistia a atos golpistas e cobra investigação justa na Operação Overclean
Parlamentar defende investigação dentro da lei e critica excessos cometidos na época da Lava Jato