Hamas confirma nova libertação de reféns e impasse sobre cessar-fogo é contornado
Novos avanços nas negociações abrem caminho para a continuidade da trégua entre Israel e Hamas

O grupo Hamas anunciou, nesta quinta-feira (13), que libertará mais três reféns israelenses no sábado (15), conforme estipulado no acordo de cessar-fogo. A libertação representa um passo significativo para o prolongamento da trégua, que estava sob risco de colapso devido a tensões em torno das condições de negociação.
O grupo terrorista havia afirmado que atrasaria a transação de prisioneiros após acusar Israel de quebra no acordo. Porém, decidiu voltar atrás na decisão em comunicado noticiado pela imprensa internacional. “O Hamas confirma sua posição contínua de implementar o acordo conforme o que foi assinado, o que inclui a troca de prisioneiros conforme o cronograma especificado”.
Trégua e troca de reféns
O acordo que permite a troca de reféns é uma continuação de negociações complexas, orquestradas por Catar e Egito, para um cessar-fogo no conflito em Gaza. A paz entre israelenses e Hamas foi posta à prova após a decisão do grupo, mas alguns analistas sugeriram que uma nova ofensiva israelense poderia ser iminente.
A mediação do Egito e do Catar foi crucial para suavizar as tensões. Ambos os países árabes, que desempenham um papel de intermediários-chave, foram fundamentais na resolução do impasse, assegurando a continuidade do cessar-fogo iniciado em janeiro, logo após o 15º mês de conflitos. As pressões diplomáticas colocaram o Hamas sob certo controle, tornando possível a troca planejada de reféns.
Troca de prisioneiros e os riscos da segunda fase das negociações
Essa é a quarta troca de prisioneiros feita pelo Hamas e Israel. No dia 19 de janeiro, os três primeiros reféns foram libertados, por volta das 17h10 (12h10 em Brasília). Já no sábado, 8 de fevereiro, o Hamas liberou mais três reféns israelenses em troca de 183 prisioneiros palestinos detidos em Israel.
No último dia 20 de janeiro, Israel já havia liberado cerca de 90 prisioneiros palestinos, detidos em território israelense. A troca de prisioneiros é um aspecto central dos acordos temporários, e, enquanto a libertação de mais reféns seja vista como um avanço, o futuro da trégua ainda permanece incerto.
Hamas anuncia retirada de tropas israelenses
O Hamas anunciou, no último domingo (9), a retirada de tropas israelenses do corredor Netzarim, na Faixa de Gaza. A medida foi confirmada por um porta-voz do Ministério do Interior em Gaza e faz parte do acordo de trégua estabelecido entre Israel e o grupo islamista. “As forças israelenses desmantelaram suas posições e postos militares e removeram completamente seus tanques do corredor Netzarim na rodovia Salahadin, permitindo que os veículos passassem livremente em ambas as direções”, disse o funcionário do Ministério do Interior na Faixa de Gaza.
O corredor Netzarim, que atravessa a rodovia Salahadin, divide o território palestino em duas partes, norte e sul, e até agora era fortemente militarizado pelo exército israelense, dificultando o retorno de civis ao norte da região.
Segundo fontes do Hamas, essa retirada é uma das condições previstas no cessar-fogo que entrou em vigor em 19 de janeiro, após mais de 15 meses de intensos confrontos entre as duas partes. A guerra começou em outubro de 2023, quando o Hamas atacou Israel, resultando na morte de mais de 1.200 israelenses, a maioria civis. Como resposta, a ofensiva israelense deixou mais de 48.000 mortos em Gaza, em sua maioria também civis.
Mais Lidas
Internacional
Bombardeio israelense deixa 235 mortos em Gaza e ameaça cessar-fogo
Papa Francisco segue internado e apresenta evolução no quadro clínico
Últimas Notícias

Datena recusa pedido de sequestrador ao vivo: ‘Não é meu papel negociar’

Gleisi diz que Eduardo Bolsonaro presta ‘desserviço ao Brasil’ ao se licenciar: ‘Mentindo lá fora’
Ministra também enfatizou que acusados por atos golpistas não são inocentes: 'Esse tipo de argumento não cabe'

Governo do Estado sanciona programas que oferecem CNH gratuita para população de baixa renda na Bahia
Iniciativa garante isenção das taxas do Detran-BA para a primeira habilitação, adição ou mudança de categoria, sem custos para beneficiados

Consignado para CLT: mais de 10 milhões simulam empréstimos no primeiro dia de implementação
Novo programa de crédito tem objetivo de oferecer empréstimos mais acessíveis aos empregados com carteira assinada

Seleção sofre baixas e Dorival Júnior convoca quatro novos nomes para jogo contra Argentina nas Eliminatórias
Duelo válido pela 14ª rodada das Eliminatórias acontece na próxima terça (25), às 21h, e será realizado no Estádio Monumental de Núñez, em Buenos Aires

BBB 25: Renata diz que vai indicar Aline ao paredão e Eva promete puxar Dani em contragolpe
Aline e Vinícius brincam sobre um possível romance, mas deixam claro que sua relação é de amizade

‘Perdeu, mané’: Moraes vota por 14 anos de prisão para mulher que pichou estátua do STF
Frase havia sido dita por Barroso em resposta a manifestante em Nova York

Ferry-boat é afundado em Salvador para virar recife artificial para espécies marinhas
Embarcação, que operou por quase 46 anos na travessia Salvador-Itaparica, passou por adaptações para mitigar impactos ambientais antes do naufrágio

Três ministros do STF votam por condenar Zambelli e cassar mandato por porte ilegal de arma
Ação faz referência a um episódio de outubro de 2022, quando Zambelli sacou uma arma e perseguiu um homem pelas ruas de um bairro nobre de São Paulo

Paulo Azi recua sobre projetos contra o Supremo na CCJ: ‘Não é um bom momento’
Presidente da CCJ da Câmara também disse que distanciamento entre Congresso e Judiciário 'não é bom para o País'

Gleisi diz que Kassab é ‘injusto’ com Lula, defende frente democrática e critica Banco Central
Na quinta (20), Kassab afirmou que Lula repete erros do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), e indicou que o governo atual está 'cada vez mais à esquerda'