João Roma confirma processo de expulsão contra deputados baianos do PL
Presidente do PL Bahia disse ainda que Bruno Reis não deve cargo ao partido devido o apoio à reeleição

O Partido Liberal (PL) na Bahia vive um momento de tensão interna com a possível saída de deputados e o risco de expulsões por infidelidade partidária. Nesta segunda-feira (25), o presidente estadual da sigla, João Roma, confirmou a abertura de um processo disciplinar contra os deputados Diego Castro, Vitor Azevedo, Raimundinho da JR e a ex-candidata ao Senado, Raissa Soares.
A reestruturação do PL e a divergência ideológica entre seus membros são os principais pontos do debate. Roma disse que Vitor Azevedo e Raimundinho da JR já demonstraram interesse em deixar o partido, principalmente por estarem alinhados ao governo Jerônimo Rodrigues (PT), o que vai de encontro à postura do PL.
“Os dois já manifestaram o desejo de sair do partido, agora é muito mais um dilema jurídico no quesito de dar proteção ao mandato de cada um deles. Eles naturalmente foram notificados pelo partido e vão fazer a devida resposta sobre isso e vamos tratar, uma vez que, dentro do ponto de vista político, já temos uma certa harmonização em relação a isso, com a manifestação dos dois em já querer disputar a próxima eleição em outro partido”, disse ele em entrevista à rádio A Tarde FM.
Diego Castro e Raissa Soares podem enfrentar expulsão por descumprimento de normas internas do PL. Segundo Roma, ambos foram notificados após apoiarem candidatos de outros partidos, atitude que contraria as diretrizes partidárias.
“É uma normativa interna de onde candidatos do partido, ou dirigentes, não podem pedir voto para outros candidatos, o que justamente motivou o comandante Rangel a notificar os dois”, afirmou o presidente do PL.
O caso de Barreiras foi citado como exemplo do comportamento que gerou incômodo no partido. “Em Barreiras nós tínhamos uma chapa própria com o candidato Otoniel [Nascimento] do União Brasil em coligação com o PL que apresentou o vice, Túlio [Machado], e tanto Diego quanto Raissa foram para Barreiras fazer voto, publicaram vídeo, mas pedindo apoio em um candidato, para outro partido. Então isso, naturalmente, gera um incômodo e a indisciplina partidária”, detalhou Roma.
Além disso, Alexandre Moreira, candidato a vereador de Salvador, também enfrenta questionamentos no partido por conta de supostas irregularidades envolvendo a contratação de uma empresa associada à sua mãe, que teria feito críticas públicas a Jair Bolsonaro.
“Ainda recai uma questão da mensagem de Eduardo Bolsonaro, que fez a reclamação em especial ao candidato a vereador Alexandre Moreira, que teria recebido recurso do partido e contratado uma empresa que sua mãe, que era do estatuto social dessa empresa e comentarista de uma webrádio, tecendo fortes ataques a Jair Bolsonaro, então fica de fato uma coisa muito dúbia”, explicou Roma.
O ex-ministro enfatizou a necessidade de reorganizar o partido para alinhar seus interesses e princípios. “Estamos buscando fazer o alinhamento do PL, na nossa estrutura programática e lembrar, especialmente aquele que tem mandato no partido, respeitando cada um no exercício dos seus mandatos, a estrutura do nosso partido”, explicou.
Cargos em Salvador?
Roma negou ainda que tenha cobrado alguma secretaria na prefeitura de Salvador em troca do apoio dado na campanha pela reeleição de Bruno Reis (União Brasil). Ele contou que ainda não se reuniu com o gestor municipal, o que deve ocorrer em breve. O ex-ministro frisou que o prefeito não está devendo cargos, mas caso queira, o espaço está aberto.
“Minha relação com ele é muito pragmática, pela minha posição antagônica ao PT. Não ficou estabelecido na mesa espaço de estrutura. Teve até notícia que o PL queria a secretaria de Sáude, mas não tratei desse tema com o prefeito. O prefeito não nos deve, mas naturalmente se tiver quadros que lhe interesse e ele queira fazer o aproveitamento, não há vetos de pessoas participarem do governo dele”, afirmou Roma.
Redação
Mais Lidas
Política
Bolsonaro segue na UTI e tem alteração de pressão após cirurgia no intestino
Estado de saúde de Bolsonaro evolui bem, mas alta da UTI ainda não tem data
Últimas Notícias

Nova lei exige que empresas cuidem da saúde mental de funcionários a partir de maio; veja o que muda
Atualização da NR-1 exige que empresas identifiquem e previnam fatores como burnout, assédio moral e jornadas exaustivas

Jerônimo entrega novas sedes da polícia e anuncia obras de R$ 158 milhões em Nazaré
Governador da Bahia cumpre agenda no Recôncavo com entregas na segurança pública e investimentos em infraestrutura hídrica

Marinha intensifica fiscalização, apreende seis embarcações e retira 11 de tráfego no Baixo Sul
Ao todo, ações de fiscalização da Capitania dos Portos resultaram em 181 embarcações abordadas e 38 notificações emitidas

BBB 25: grande final promete emoção com shows de ex-participantes e prêmio de R$ 2,7 milhões
Celebração também terá presença de familiares dos finalistas

Bolsonaro segue na UTI e tem alteração de pressão após cirurgia no intestino
Segundo boletim médico divulgado neste sábado (19), quadro clínico segue sob vigilância intensiva e sem previsão de alta

Pressão no Congresso: seis partidos cobram regras urgentes para redes sociais com foco na proteção de crianças
Governo quer retomar projeto de lei que responsabiliza plataformas

Chuvas intensas e ventos de até 100 km/h: Inmet emite alerta para quase todo Brasil neste feriadão
Previsão é de chuvas de até 50 mm por dia

Jerônimo Rodrigues destaca Feira de Caxixis como símbolo da cultura e do turismo na Bahia
Evento reúne ceramistas, atrações culturais e público estimado em 90 mil visitantes até este domingo (20)

Após reprovação da Zalika, Saúde fecha contrato com Pfizer para 57 milhões de doses contra covid-19
Primeira remessa está prevista para ser entregue entre abril e maio, com lote inicial de 8,5 milhões de doses

Davi Brito vira réu por ameaça com arma e violência psicológica contra ex; entenda o caso
Relacionamento aconteceu entre os meses de junho e julho de 2024, após término do ex-BBB baiano com Mani Rego