Aladilce e Carballal criticam reajuste na tarifa de ônibus de Salvador: ‘inadmissível’, dispara líder da oposição
Valor passa para R$ 5,60 a partir de sábado; prefeito justifica que aumento é contratual e não se limita à capital baiana

O aumento da tarifa de ônibus em Salvador, que passa a custar R$ 5,60 a partir de sábado (4), gerou críticas contundentes de lideranças políticas da cidade. A nova líder da bancada de oposição na Câmara Municipal, vereadora Aladilce Souza (PCdoB), classifico, nesta manhã de sexta-feira (3), o reajuste como “inadmissível”, enquanto o presidente da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), Henrique Carballal, considerou a medida um “golpe na população”.
Críticas da líder da oposição na CMS
Para Aladilce Souza, o reajuste de R$ 0,40 na tarifa é incompatível com o poder aquisitivo da maioria da população e desconsidera o contexto de precariedade do transporte público na capital baiana. “Aumentar a tarifa para R$ 5,60 enquanto a população enfrenta o caos para se locomover pela cidade, devido à retirada de mais de 130 linhas de ônibus, é uma provocação. Salvador terá a quinta tarifa mais cara entre as capitais brasileiras, apesar de ser a 17ª em poder de compra. Esse foi o ‘presente’ do prefeito Bruno Reis pela reeleição”, disparou.
Aladilce ainda criticou a ausência de transparência no processo, ressaltando que a planilha de custos não foi apresentada à Câmara ou ao Conselho Municipal de Transporte. Segundo ela, o esvaziamento do Conselho nos últimos anos foi proposital, justamente para evitar a prestação de contas à sociedade.
A vereadora destacou também o impacto do aumento na vida cotidiana dos soteropolitanos. “A principal queixa nos bairros é a redução das linhas de ônibus, que impede até mesmo tratamentos médicos e dificulta o dia a dia da população. E agora, ao invés de resolver esses problemas, o prefeito surpreende a cidade com um reajuste tão alto”, argumentou.
Para Aladilce, o contraste com outras capitais brasileiras é alarmante: “Nada justifica que a tarifa de Salvador seja mais cara que a de São Paulo, onde foi reajustada para R$ 5. A renda média na capital paulista é de R$ 3.542, a 4ª maior no ranking da FGV, enquanto em Salvador é de apenas R$ 1.503″, comparou.
Falta de compromisso
Já Henrique Carballal reforçou as críticas, considerando o aumento um reflexo da falta de compromisso da gestão municipal com a população. Ele questionou a escolha do período de férias escolares para implementar o reajuste, quando a demanda pelo transporte público é menor. “É um golpe dado na população. Temos a tarifa de ônibus mais cara do Nordeste e um sistema precário. Isso evidencia o descaso da gestão de Bruno Reis com os soteropolitanos”, afirmou o ex-coordenador da campanha do ex-governador Geraldo Jr (MDB) que saiu derrotado da disputa com o prefeito Bruno Reis (União Brasil).
Carballal também rebateu as justificativas para o aumento, destacando que não houve reajuste no preço do diesel em 2024. Ele atribuiu a situação ao modelo de transporte público implementado pelo ex-prefeito ACM Neto (atual vice-presidente nacional do União Brasil) que, segundo ele, é “falido, atrasado e oneroso” para a população e para pequenos empresários que financiam parte do transporte por meio do vale-transporte.
O presidente da CBPM lamentou o impacto do reajuste na população em situação de vulnerabilidade social. “Com essa tarifa, mais gente andará a pé por não ter recursos para utilizar o transporte público. Não há políticas para atender aos ambulantes, desempregados e outros grupos vulneráveis”, criticou.
Justificativa do prefeito Bruno Reis
O prefeito Bruno Reis (União Brasil) justificou, na última quinta-feira (2), o aumento, afirmando que a medida é contratual e segue o exemplo de outras capitais, como Belo Horizonte, Florianópolis, Natal, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo, que também enfrentaram reajustes. Ele lembrou que o último aumento da tarifa em Salvador ocorreu em novembro de 2023 e ressaltou que o cálculo foi baseado na inflação do período.
Segundo a prefeitura, o reajuste considera estudos técnicos realizados pela Agência Reguladora e Fiscalizadora dos Serviços Públicos de Salvador (Arsal), dentro do planejamento tarifário para o quadriênio 2023-2026. A gestão municipal destacou que os usuários do Salvador Card continuam podendo utilizar ônibus e metrô pagando apenas uma tarifa.
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