Capitão Alden cobra João Roma por definição de alianças para eleições 2026 na Bahia
Deputado federal critica aproximação com ACM Neto e defende candidatura própria ao Palácio de Ondina no próximo ano

O deputado federal Capitão Alden (PL-BA) manifestou preocupação, na manhã desta segunda-feira (17), com os rumos da articulação política na Bahia para as eleições de 2026. Durante entrevista ao programa De Olho na Bahia, comandado por Osvaldo Lyra e Matheus Morais, na Rádio Mix Salvador (104.3 FM), Alden criticou a falta de diálogo dentro do Partido Liberal (PL) e cobrou uma postura mais clara do presidente da legenda no Estado, João Roma, ao criticar sua aproximação com o vice-presidente nacional do União Brasil, ex-prefeito de Salvador ACM Neto, e defender uma candidatura própria ao Palácio de Ondina no próximo ano.
Para Alden, PL-BA deve ter candidatura própria em 2026
Segundo Alden, a sinalização de aproximação entre Roma e o vice-presidente nacional do União Brasil, ex-prefeito de Salvador ACM Neto, não foi debatida internamente. “É preciso haver uma convergência, é preciso haver reuniões, é preciso haver debate. Não se pode tomar decisões unilaterais. Então, embora ele tenha sinalizado essa aproximação com o ex-prefeito ACM Neto, possível candidato ao governo do Estado, ele não nos consultou e nem temos tido conversa sobre isso”, afirmou.
O deputado também questionou a coerência da estratégia. Conforme o parlamentar, o PL-BA deve ter candidatura própria nas próximas eleições, assim como aconteceu em 2022, quando o próprio João Roma disputou a eleição a governador, mas acabou fora da disputa no O deputado também questionou a coerência da estratégia. Conforme o parlamentar, o PL-BA deve ter candidatura própria nas próximas eleições, assim como aconteceu em 2022, quando o próprio João Roma disputou a eleição a governador, mas acabou fora do 2º turno que foi disputada por Neto e o atual governador Jerônimo Rodrigues (PT). No entanto, essa estratégia de divisão da oposição ao PT acabou fazendo que o partido governe a Bahia há 18 anos.
“É estranho que você venha se aproximar do ex-prefeito ACM Neto quando o próprio já sinalizou que, no dia 4 de abril, haverá o lançamento da pré-campanha presidencial de Ronaldo Caiado. O próprio ACM Neto já declarou apoio a Caiado, assim como Bruno Reis. Como é que vai ficar essa fórmula aqui na Bahia? Vamos apoiar um governador que já declarou que não vai apoiar Bolsonaro para a campanha em 2026? Essa conta não fecha”, enfatizou Alden.
Direita na Bahia: fortalecimento do PL e estratégia eleitoral
Capitão Alden reforçou a necessidade de o PL lançar candidaturas próprias e se fortalecer como legenda. “Já bastou aquela coisa de que o PL tem sido visto apenas como um primo rico, onde as pessoas querem se unir ao PL para ter tempo de TV e os espólios financeiros, mas não querem se comprometer com o que acreditamos. Isso não pode mais acontecer”, criticou.
Segundo o deputado, fazer alianças apenas para derrotar o PT não são mais suficientes. “Vamos nos unir para tirar o PT e fortalecer outros partidos enquanto o PL fica para trás? Isso não pode acontecer. Precisamos fortalecer o PL, lançar candidatos próprios, ainda que não vençam, mas pensar na base e não em outros partidos. O PL precisa crescer por si só”, argumentou.
Alden nega que Bahia seja ‘de esquerda’
Ao comentar o cenário político baiano, Alden rejeitou a ideia de que o Estado seja majoritariamente de esquerda. “A Bahia não é de esquerda. Precisamos acabar com esse discurso de que a Bahia é de esquerda porque Lula teve 72% dos votos. A verdade é que grande parte dos baianos votou no PT porque mais da metade da população está abaixo da linha da pobreza. Muita gente sequer conclui o ensino médio e, por falta de conhecimento, acaba sendo enganada por promessas falsas”, afirmou.
O parlamentar criticou o que chamou de “discursos falaciosos” do PT. “O que temos visto é um falso discurso de picanha, cervejinha, de que o bandido é um coitadinho. Esse discurso convence quem não tem acesso à informação correta. A Bahia precisa despertar para a realidade e entender que está sendo enganada por essas narrativas”, afirmou.
Críticas ao governo estadual
Alden também criticou a gestão do governador Jerônimo Rodrigues (PT) e destacou problemas como a violência e a dependência do Bolsa Família. “A Bahia é o segundo Estado com mais pessoas no Bolsa Família do que com carteira assinada. Pasmem: um partido que diz proteger as mulheres, os negros, os jovens, os LGBTs, é justamente onde essas populações mais sofrem. Somos o Estado com o maior índice de homicídios por cinco anos consecutivos. O Estado que mais registra violência contra mulheres e negros. Isso é um dado. A realidade está posta, só cai no golpe quem quer”, disparou.
Alden defende mobilização da direita para conscientizar eleitorado
Para reverter o cenário político, Alden defendeu uma maior mobilização da direita para conscientizar o eleitorado. “A estratégia é mostrar a verdade. Não precisamos criar fake news, como diz a esquerda. Precisamos mostrar as práticas do governo e seus impactos reais na população”, disse.
Segundo o parlamentar, essa tem sido sua atuação na Câmara dos Deputados. “Todos os dias, na tribuna, falo sobre os números da violência, da educação e da economia. A população precisa acordar e valorizar o seu voto. Nós precisamos de um debate honesto e que mostre os dados reais, para que o eleitor tome uma decisão informada em 2026”, concluiu.
Mais Lidas
Política
Brasil desafia Trump e aposta nos Brics para enfrentar crise global
Últimas Notícias

Curso gratuito oferece bolsas e prêmios para mulheres artesãs em cinco cidades da Bahia
Iniciativa inclui capacitação de cinco meses e apoio financeiro para impulsionar pequenos negócios

Anvisa expõe falhas em 40 marcas de creatina; veja quais estão irregulares
Levantamento avaliou teor do nutriente, presença de contaminantes e conformidade com normas de informação nutricional

Brasil brilha em Madri: Bia Haddad e João Fonseca estreiam com vitória no Masters 1000
Brasileiros superam adversários e avançam na competição espanhola disputada no saibro

Funeral do papa Francisco reúne líderes de 200 países e marca despedida histórica no Vaticano
Cerimônia em Roma mobiliza alta cúpula política global e tem presença confirmada de Lula e chefes dos Três Poderes

Jerônimo se reunirá com prefeitos e lideranças do PDT para discutir retorno do partido à base governista
Encontro também terá como pauta, as demandas, ações e investimentos nos municípios comandados por gestores pedetistas

Enem 2025: prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição é prorrogado até 2 de maio
Candidatos que faltaram ao Enem 2024 devem justificar ausência e apresentar documentação para garantir isenção da taxa de 2025

ACM Neto diz que Jerônimo tenta cooptar prefeitos e só atende ‘quem diz amém e vota no partido dele’
Ex-prefeito de Salvador cobrou imparcialidade na relação entre governo estadual e prefeituras

Simples e simbólico: túmulo do papa Francisco surpreende fiéis em Roma
Primeiro papa latino-americano será sepultado na Basílica de Santa Maria Maior, rompendo tradição de 300 anos

‘Perdeu, mané’: STf condena mulher que pichou estátua da Justiça a 14 anos de prisão
Relator Alexandre de Moraes foi acompanhado por Dino e Cármen Lúcia; pena inclui associação criminosa e golpe de Estado

Aneel aciona bandeira amarela em maio e energia terá custo extra de R$ 1,88 a cada 100 kwh
Justificativa da agência reguladora está na redução das chuvas e transição para o período seco, que compromete geração de energia por fontes hídricas