‘A população está revoltada com o estelionato do PT’, diz João Roma ao defender Bolsonaro e unidade da direita em 2026
Para presidente do PL na Bahia, unificação da oposição na Bahia é mais que possível: ‘é necessária’

Em entrevista concedida nesta segunda-feira (7) aos jornalistas Matheus Morais e Osvaldo Lyra, no programa De Olho na Bahia, da Rádio Mix Salvador (104.3 FM), o presidente estadual do PL, João Roma, fez duras críticas ao governo Lula e ao Partido dos Trabalhadores (PT). Segundo ele, o desgaste do atual governo tem sido especialmente sentido entre os mais pobres, que estariam decepcionados com promessas não cumpridas.
“Por onde se anda, é possível perceber a população pobre revoltada com esse estelionato eleitoral do PT. Lula tinha uma das maiores popularidades aqui na Bahia”, bradou Roma.
“Era raríssimo ele cair de 60%. Agora veio para menos de 40%. Ele caiu no Brasil, mas na Bahia caiu ainda mais”, completou.
Necessidade de unificar direita em 2026
Segundo o ex-ministro da Cidadania no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o sentimento de frustração tem se intensificado à medida que os efeitos da crise econômica se agravam. “Prometeram cervejinha e picanha, e hoje não dá para comprar nem um pacote de café e nem uma bandeja de ovos. Uma bandeja que custava R$ 10 hoje está R$ 30. Para o cidadão de classe média, isso muda o hábito. Para o pobre, é fome.”
Ao ser questionado sobre a possibilidade de uma aliança com o ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União Brasil), João Roma afirmou que a unificação da oposição na Bahia é mais que possível: “é necessária”. Ainda na entrevista, ele voltou a dizer que teve uma conversa recente com ACM Neto após 2 anos sem diálogo, em razão de divergências políticas nas eleições de 2022
“Mais do que uma possibilidade, eu acho que isso hoje é uma tendência aqui no estado da Bahia”, afirmou.
Na avaliação de Roma, mais importante do que projetos pessoais, a união da direita em torno de uma agenda para tirar o PT do poder é um dever político. “Mais do que os sonhos de João Roma ou de ACM Neto, nós temos que buscar a defesa da população baiana. E hoje, o que mais dificulta o caminho da população é essa permanência do governo do PT, que não tem melhorado a vida do povo.”
Comparações com São Paulo e críticas à segurança pública
Roma também citou o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), como exemplo de gestão eficiente que poderia servir de inspiração para a Bahia. “Estive em São Paulo com o governador Tarcísio. Lá não está tendo invasão de terra, lá estão tendo providências, investimento, as obras estão acontecendo. E o que acontece na Bahia? Aqui temos uma ausência do Estado, que permite o avanço do crime organizado. Isso não podemos admitir.”
O presidente do PL também criticou a atuação do governo estadual em relação à segurança pública, afirmando que a Bahia se transformou em “solo fértil para o crime organizado”, especialmente em áreas rurais e periferias.
Conscientização política será motor da mudança
Ao falar sobre as estratégias para mobilizar o eleitorado nas pequenas cidades e zonas rurais da Bahia, Roma destacou a importância da conscientização da população. “Hoje eu vejo um povo pulsante. O cidadão mais simples com o celular na mão está atento. Vê seu filho tendo que ir para São Paulo porque aqui não tem oportunidade. Quando esse filho volta, conta como é viver em um lugar com progresso. E o povo quer isso aqui também.”
Segundo o presidente do PL na Bahia, a verdadeira transformação virá da base, por meio da informação e do engajamento político. “O povo baiano tem sido refém de um governo que quebra as pernas e oferece uma muleta. Nós queremos uma economia forte, com menos impostos, para que cada um possa andar com suas próprias pernas”.
Essa Bahia é grandiosa e está adormecida, sufocada por esse governo do PT. Precisamos despertar isso no coração da população”, concluiu.
Mais Lidas
Política
Câmara suspende repasses ao gabinete de Carla Zambelli após ordem do STF
Últimas Notícias

AGU pede ao STF suspensão de processos contra INSS por descontos indevidos em aposentadorias
Órgão também apresentou um pedido de autorização para abrir crédito extraordinário para viabilizar o ressarcimento

Chuvas intensas colocam Salvador em estado de atenção e causam transtornos
Defesa Civil alerta para riscos de alagamentos e deslizamentos; previsão indica mau tempo até a próxima semana

Falha técnica interrompe operação da Linha 1 do metrô de Salvador e obriga passageiros a caminhar pelos trilhos
Problema ocorreu próximo à estação Bom Juá e causou aglomeração nas plataformas; governo lançou novo trecho entre Lapa e Campo Grande

Inscrições para o Enem 2025 terminam nesta sexta-feira; veja como participar do exame
Prazo inicialmente terminaria em 6 de junho e foi prorrogado em uma semana pelo Ministério da Educação

Inscrições para preparatório gratuito do Enem em Salvador terminam nesta sexta-feira; veja como participar
Aulas têm início previsto para o mês de julho e serão oferecidas de forma presencial por instituições parceiras da Prefeitura

Praça Municipal sediará IV Festival de Quadrilhas Juninas de Salvador a partir desta sexta; confira programação completa
Praça Municipal recebe oito grupos nos dias 13, 14 e 18 com apresentações que integram o Arraiá da Prefs 2025

Brasil pode atingir recorde com 336,1 milhões de toneladas de grãos na safra 2024/25
Caso previsão se confirme, volume representará um aumento de 13% em relação ao ciclo anterior

Confederações do setor produtivo se unem em protesto contra MP que eleva impostos no lugar do IOF
Empresariado contesta elevação de tributos e pede previsibilidade na política fiscal

Senado aprova penas mais duras para crimes em escolas; homicídio passa a ser considerado hediondo
Texto segue para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva

Léo Santana grava novo EP em posto de gasolina e atrai multidão em Salvador
Projeto mistura pagodão, forrógode e fuleragem, e será lançado ainda em junho com regravações e inéditas