Prêmio Nobel da Paz vai para grupo que representa sobreviventes de Hiroshima e Nagasaki
O comitê destacou a importância do trabalho da Nihon Hidankyo na conscientização dos horrores da guerra nuclear
O Prêmio Nobel da Paz de 2024 foi concedido, na sexta-feira (11), à Nihon Hidankyo, uma organização japonesa que representa os sobreviventes dos bombardeios de Hiroshima e Nagasaki e advoga pela erradicação das armas nucleares. A presidência do comitê norueguês destacou a importância da atuação do grupo, especialmente no registro e divulgação dos testemunhos dos hibakushas, os sobreviventes dos ataques, como uma forma de educar o público sobre os perigos do armamento nuclear.
“A premiação do Nihon Hidankyo é por seus esforços em favor de um mundo sem armas nucleares e por ter demonstrado, através de testemunhos, que as armas nucleares nunca mais deveriam ser utilizadas”, declarou Jorgen Watne Frydnes, presidente do Comitê Norueguês do Nobel.
Fundada em 1956, a Nihon Hidankyo nasceu como resposta aos bombardeios atômicos americanos realizados em agosto de 1945, no fim da 2ª Guerra Mundial. Desde então, a entidade tem se dividido entre a luta pela redução de arsenais nucleares e a preservação da memória e direitos dos hibakushas.
Escalada de tensões
Tomoyuki Mimaki, copresidente da Nihon Hidankyo e sobrevivente dos bombardeios, expressou surpresa e gratidão pela premiação. “Nunca sonhei que isso pudesse acontecer”, disse ele. “Por favor, vamos abolir as armas nucleares enquanto estamos vivos. Esse é o desejo de 114 mil hibakushas”, delcarou.
Além de expressar seu desejo pelo desarmamento, Mimaki também manifestou preocupação com a retórica nuclear em regiões conflituosas, como o Oriente Médio e a Europa, e comparou a situação atual das crianças em Gaza à do Japão durante a 2ª Guerra Mundial.
“Dizem que graças às armas nucleares o mundo mantém a paz. Mas as armas nucleares podem ser usadas por terroristas”, afirmou ele. “Por exemplo, se a Rússia as usar contra a Ucrânia, ou Israel contra Gaza, não terminará aí. Os políticos deveriam saber dessas coisas”, alertou.
Apoio global
A premiação foi recebida com entusiasmo por líderes globais e organizações pacifistas. António Guterres, secretário-geral da ONU, fez um apelo pelo fim das armas nucleares, classificando-as como “dispositivos de morte”. O primeiro-ministro japonês, Shigeru Ishiba, também celebrou o reconhecimento, ressaltando o papel do grupo na luta pelo desarmamento nuclear. “Esta organização tem trabalhado por muitos anos para a abolição das armas nucleares”, afirmou.
A Campanha Internacional para Abolir Armas Nucleares (ICAN) também parabenizou a Nihon Hidankyo, elogiando os hibakushas como “sobreviventes inspiradores” que trabalham incansavelmente para alertar o mundo sobre os impactos devastadores das armas nucleares.
Henrik Urdal, diretor do Instituto para Estudos da Paz, ressaltou que a premiação ocorreu em um “momento crucial”, considerando o aumento das ameaças nucleares em escala global. “Os países estão modernizando seus arsenais nucleares e as ameaças de uso por potências tradicionais e emergentes estão aumentando assustadoramente”, afirmou Urdal, destacando a relevância do desarmamento para o futuro da humanidade.
Ativismo e solidariedade
Além de sua atuação na promoção do desarmamento, a Nihon Hidankyo presta apoio direto aos hibakushas, lutando por melhores condições de saúde e compensações financeiras pelos danos causados pela radiação. A organização também se solidariza com vítimas de testes nucleares em outras regiões do mundo, ampliando sua rede de apoio e ativismo em prol do desarmamento global.
A organização tem participação ativa em conferências internacionais, como as revisões do Tratado de Não Proliferação Nuclear (TNP) e na defesa do Tratado sobre a Proibição de Armas Nucleares (TPAN), reforçando o tabu internacional contra o uso dessas armas.
Ameaça nuclear em ascensão
Jorgen Watne Frydnes destacou que o tabu contra o uso de armas nucleares, estabelecido desde os bombardeios de Hiroshima e Nagasaki, está atualmente em risco.
“Nenhuma bomba atômica foi usada em guerras nos últimos 80 anos. Os extraordinários esforços da Nihon Hidankyo e de outros representantes dos hibakushas contribuíram para o estabelecimento do tabu nuclear”, declarou Frydnes. “É, portanto, alarmante que hoje este tabu contra o uso de armas nucleares esteja sob pressão”, completou.
Leia também:
Após causar 12 mortes na Flórida, furacão Milton se transforma em ciclone pós-tropical
Jornalista é atingido por destroço ao vivo enquanto cobria furacão Milton na Flórida
Mais Lidas
Herzbollah ataca Israel durante visita do secretário de Estado dos EUA
Jovem morre após se apaixonar por inteligência artificial; entenda
Internacional
Israel confirma acordo com Hamas para libertação de reféns
Trump ataca ex-promotor Jack Smith e critica Departamento de Justiça
Incêndios na Califórnia deixam 16 mortos
Últimas Notícias
Primeiro Teatro de Bolso da Bahia será inaugurado em Lauro de Freitas
Manuel Rocha diz que ‘agro é protagonista da economia’ brasileira
Anielle Franco aciona Conselho do PT contra prefeito que defendeu inocência dos irmãos Brazão
No ofício, Anielle acusa Quaquá de agir de forma 'antiética' e de comprometer os valores fundamentais do partido
Pescadores de Sento Sé recebem 100 motores de rabeta para fortalecer atividade pesqueira
Entregues pelo deputado federal Márcio Marinho (Republicanos-BA), a ação foi realizada por meio de emendas parlamentares
Com Gracyanne na Xepa do BBB 25, grupo compra 320 ovos e 15 kg de carne para a semana
Fora do confinamento, Gracyanne revelou consumir 40 ovos por dia, o dobro do total que terá para sete dias
Prefeitura de Lauro de Freitas inicia pagamento da folha de dezembro para servidores
Gestão municipal já havia pago, na terça-feira (14), o piso salarial da Enfermagem e o 13º salário da categoria
Fernanda Torres é ovacionada em programa americano e exalta ‘força’ de Eunice Paiva
Primeira brasileira a conquistar um Globo de Ouro, atriz também compartilhou expectativas em relação a possíveis indicações ao Oscar
Leandro de Jesus participa de agenda política nos EUA antes da posse de Trump
Deputado federal Capitão Alden (PL) viaja nesta sexta, para a posse, que acontece na próxima segunda-feira, às 11h30 no horário de Brasília
Haddad reitera que não será candidato nas eleições de 2026: ‘Feliz com a volta do presidente Lula’
Durante entrevista nesta sexta-feira (17), ministro da Fazenda afirmou estar 'muito tranquilo' com a decisão
Moura Dubeux registra resultados recordes em 2024 e supera R$ 2,5 bilhões em lançamentos
Vendas líquidas alcançaram R$ 2,4 bilhões, marcando aumento de 61,2%, respectivamente, em relação a 2023
Moraes nega recurso de Bolsonaro e mantém veto à viagem para posse de Trump
Recurso apresentado pela defesa solicitava a devolução do passaporte, apreendido em fevereiro de 2024
Léo Santana lança ‘Pra Balançar’ e prepara edição especial do PaGGodin em Brasília
Faixa faz parte do projeto 'Léo & Elas' e foi gravada em Belo Horizonte