Beyoncé discursa em comício de Kamala Harris no Texas: ‘Estou aqui como mãe’
Candidata democrata subiu ao palco ao lado da artista pop
Em evento emblemático em Houston, no Texas, a vice-presidente Kamala Harris, candidata do Partido Democrata nas eleições presidenciais americanas de novembro, reuniu milhares de pessoas em um comício focado na defesa dos direitos reprodutivos das mulheres nesta sexta-feira (25). No estado, o tema permanece altamente controverso.
Harris subiu ao palco ao lado de Beyoncé, uma das maiores vozes da música pop e natural de Houston, que trouxe o peso de sua popularidade para apoiar a candidatura democrata. O evento foi marcado por discursos fortes e declarações diretas em defesa da autonomia das mulheres.
Beyoncé ressaltou a importância do evento e declarou: “Não estou aqui como uma celebridade. Não estou aqui como uma política. Estou aqui como uma mãe. Uma mãe que se preocupa profundamente com o mundo em que meus filhos e que todos os nossos filhos estão vivendo. Imagine um mundo onde temos liberdade para controlar nosso corpo, um mundo onde não estamos divididos”.
A cantora ainda declarou que os Estados Unidos estão “à beira da história”, convidando o público a “cantar uma nova canção”. Em uma referência aos desafios que o país enfrenta. “Uma canção que começou há 248 anos. As velhas notas de queda, discórdia, desespero não ressoam mais”.
Logo após o discurso de Beyoncé, Harris subiu ao palco, sendo apresentada com Freedom, música de Beyoncé que simbolizou a luta por justiça e igualdade em seu álbum Lemonade. A vice-presidente recebeu um abraço da cantora e destacou a importância de proteger os direitos das mulheres, especialmente no estado do Texas. Em seu discurso, Harris enfatizou: “Quando era presidente, Trump escolheu três juízes para a Suprema Corte com a intenção que eles derrubassem [o direito ao aborto], e eles fizeram isso”.
A declaração foi feita em um dos estados mais restritivos em relação ao aborto, que recentemente proibiu o procedimento em quase todos os casos, gerando forte impacto sobre as mulheres locais.
Harris reiterou que não é preciso abandonar crenças religiosas para defender a autonomia da mulher sobre o próprio corpo. “Ela pode falar com seu padre, ou pastor, ou rabino. Mas o governo não pode se meter”, pontuou, dirigindo-se a um público religioso, cujo apoio ao Partido Republicano é notório. Esse apelo visa atrair eleitores indecisos que, embora tradicionalmente conservadores, demonstram desconforto com as restrições recentes.
Em um dos momentos mais aguardados, Beyoncé apresentou Harris como “a próxima presidente dos Estados Unidos”, celebrando o evento como “histórico”. A candidata democrata subiu ao palco ao som da canção Freedom, sucesso de Beyoncé que se tornou um hino para causas de justiça e liberdade, em clara alusão à sua defesa de direitos civis.
Além da defesa dos direitos reprodutivos, o comício também foi um palco para as críticas a Donald Trump. Kamala Harris associou diretamente a revogação do direito ao aborto à política implementada pelo ex-presidente, enfatizando que sua decisão de indicar juízes conservadores para a Suprema Corte foi pensada para limitar o acesso ao aborto. “Isso é imoral”, apontou Harris, referindo-se ao impacto das novas leis que agora afetam milhões de mulheres americanas.
Por fim, Beyoncé fez um apelo direto ao público feminino, exortando-as a votar: “Para mulheres ao redor do país, eu digo: precisamos de vocês. Sua liberdade é um direito humano, e seu voto é uma das maneiras mais poderosas de expressar isso”.
🇺🇸 “Estamos prestes a escrever a história. Não estou aqui como celebridade, não estou aqui como política. Estou aqui como mãe”, diz Beyoncé em comício de Kamala Harris no Texas.
— Eixo Político (@eixopolitico) October 26, 2024
A cantora declarou apoio à democrata no maior comício de Kamala até aqui.pic.twitter.com/aTT29FMQg0
Mais Lidas
Desabamento de passarela nos EUA deixa sete mortos e vários feridos
Internacional
Autoridades políticas internacionais parabenizam Trump por vitória
Donald Trump é eleito presidente dos EUA pela segunda vez
Últimas Notícias
Professora de Cipó acerta tema da redação do Enem e é homenageada por alunos
6ª edição da e-Agro acontece no Centro de Convenções de Salvador até sábado
Salvador Boat Show: cerca de 8 mil pessoas devem participar de 1° evento flutuante do Nordeste
Com mais de 30 embarcações em exposição, iniciativa pioneira acontece até domingo, na Bahia Marina, na capital baiana
Operação Enem 2024: PM segue reforçada até próxima terça-feira
Segundo dia do exame acontecerá neste domingo e portões fecham às 13 horas em todo país; na Bahia, 376.352 alunos estão inscritos
Brasil registra aumento de 16,4% nas vendas de veículos em 2024
Relatório da Fenabrave destaca o crescimento nas vendas de automóveis e motocicletas
Black Friday agora é Black November
Artigo reúne dicas de segurança contra golpes, falsos descontos e fraudes
Brasil tem maior queda em emissões de gases de efeito estufa em 15 anos, aponta levantamento
Dados são do Sistema de Estimativas de Emissões de Gases de Efeito Estufa do Observatório do Clima
Simm oferece 104 vagas de emprego e estágio nesta sexta-feira em Salvador
No caso das vagas que exigem experiência, o tempo de serviço deve ser comprovado em carteira de trabalho
Pré-Flita reúne estudantes e escritores durante atividades culturais em Aratuípe
Quarta edição da Festa Literária acontece entre os dias 27 e 1° de dezembro
Polícia argentina prende três suspeitos pela morte de Liam Payne, ex-One Direction
Entre os detidos está um empresário argentino, um traficante e um funcionário de manutenção do hotel onde Payne estava hospedado
Preço das passagens aéreas domésticas cai 14,7% em setembro, aponta Anac
Diminuição dos preços está diretamente ligada à queda no custo do querosene de aviação (QAV)
Réveillon dos Quereres, em Baixio, inicia venda de ingressos avulsos e minicombos
Com o tema ‘O intocado toca a alma’, a segunda edição da festa acontece entre os dias 28 de dezembro e 1º de janeiro, reunindo quatro moods de experiências