Pular para o conteúdo
Início » Convenções partidárias: etapa final que antecede a campanha

Convenções partidárias: etapa final que antecede a campanha

Artigo de autoria do deputado Márcio Marinho

*Márcio Marinho

Faltando menos de um mês para o início do pleito eleitoral 2024, uma frase muito ouvida no meio político chama-se “convenções partidárias”, isso porque as siglas têm até o dia 5 de agosto para definirem legitimamente os candidatos e candidatas que disputarão as eleições pela legenda, e essa escolha é justamente realizada durante esse grande ato.

Como a legislação brasileira não permite a possibilidade de candidaturas avulsas, todo cidadão que deseja concorrer a um cargo político precisa ser filiado a um partido para ter a possibilidade de se candidatar a algum cargo.

Do ponto de vista eleitoral, como presidente estadual do Republicanos Bahia, posso dizer que considero as convenções partidárias uma etapa muito importante, justamente porque ela representa o fechamento do ciclo que antecede a campanha, após todo o processo de seleção interna para escolher dentro da legenda quais nomes se enquadraram no perfil da agremiação e, por fim, podem contar com o nosso apoio.

Do ponto de vista político, a convenção tem um grande simbolismo porque historicamente serve de palco para que partidos e candidatos mostrem a sua força, a sua representatividade e reafirmem suas aspirações.

Este ano, nós republicanos, aqui em Salvador, realizaremos este grande momento junto com o prefeito Bruno Reis, no dia 25 de julho, às 14h, no Centro de Convenções.

*Márcio Marinho é deputado federal e presidente estadual do Republicanos Bahia

O conteúdo dos artigos são de responsabilidade dos autores, não correspondendo à opinião do Portal M!

Divulgação