Ministério da Saúde emite alerta para aumento de casos de Febre Amarela
Surto da doença mobiliza estados e intensifica ações de prevenção
Tomaz Silva/Agência Brasil
O Ministério da Saúde emitiu, nesta segunda-feira (3), um alerta sobre o aumento dos casos de febre amarela em São Paulo, Minas Gerais, Roraima e Tocantins. O comunicado reforça que o período de maior transmissão ocorre entre os meses de dezembro e maio, exigindo a intensificação das medidas de vigilância e imunização nas áreas de maior risco.
São Paulo concentra a maior parte dos casos
De acordo com o Ministério da Saúde, o estado de São Paulo é o mais afetado pela febre amarela no início de 2025. Para conter o avanço da doença, foram enviadas ao estado duas milhões de doses da vacina, incluindo 800 mil doses extras. Em janeiro, um milhão de doses já havia sido distribuído.
A decisão foi do Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública para Dengue e Outras Arboviroses (COE Dengue), com a participação da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo. O objetivo é garantir a distribuição adequada das vacinas aos municípios afetados.
Investigação de casos suspeitos
Devido ao aumento dos casos, o Ministério da Saúde está auxiliando as autoridades locais na investigação de casos suspeitos e confirmados, principalmente em Ribeirão Preto. Nesta semana, está prevista uma reunião em Campinas com profissionais de saúde da região para alinhar estratégias de combate à doença.
Vacinação
Segundo o Ministério da Saúde, a vacina contra a febre amarela é a principal forma de prevenção. O esquema vacinal segue diferentes diretrizes conforme a idade e a situação do indivíduo. Crianças devem receber uma dose aos nove meses e um reforço aos quatro anos.
Já crianças e adultos com idades entre 5 e 59 anos que ainda não foram imunizados devem tomar uma dose única. Para viajantes que receberam a dose fracionada em 2018 e pretendem ir a áreas de risco, é recomendado um reforço com a dosagem padrão.
A “dose zero” é indicada para bebês entre seis e oito meses de vida que moram ou viajarão para zonas de transmissão confirmada. Já idosos com 60 anos ou mais devem passar por avaliação médica antes da vacinação.
“O estoque de vacinas contra a febre amarela no Brasil está regular, com envios sendo realizados conforme as solicitações dos gestores estaduais, responsáveis pela distribuição aos municípios”, informou o Ministério da Saúde em nota divulgada. Em 2024, a pasta distribuiu um total de 20.882.790 doses do imunizante contra a febre amarela. Neste ano de 2025, já foram enviadas 3.201.800 doses.
Vacinação para viajantes
O Ministério da Saúde informou ainda que pessoas que planejam viajar para áreas onde há transmissão da febre amarela ou para regiões rurais e de mata devem verificar sua carteira de vacinação. “Quem ainda não tomou a vacina ou recebeu a dose fracionada em 2018 deve procurar uma unidade de saúde pelo menos 10 dias antes da viagem para se imunizar e evitar a exposição ao vírus sem proteção”, afirmou o ministério.
Sintomas
Os principais sintomas da febre amarela são febre, dor de cabeça, dores musculares, náuseas ou vômito. É fundamental procurar atendimento médico ao apresentar esses sinais. Além disso, o paciente deve informar ao médico ou profissional de saúde sobre possível exposição a áreas de risco.
Mais Lidas
Ministério da Saúde revisa custeio e diretrizes da rede de saúde mental no SUS
Saúde
Ministério da Saúde revisa custeio e diretrizes da rede de saúde mental no SUS
Anvisa proíbe venda de canetas emagrecedoras por falta de registro
Prefeitura de Salvador reforça rede de saúde e nomeia 37 concursados em 2026
Últimas Notícias
Aneel mantém bandeira verde em fevereiro e conta de luz segue sem taxa extra
Alckmin participa de inauguração de espaço social na Ceilândia, em Brasília
ACM Neto recebe apoio de Isaac Carvalho em Juazeiro e fala em novo momento político para a Bahia
Ex-prefeito de Juazeiro deixa base do PT e passa a integrar articulação liderada por ACM Neto durante agenda no Norte do estado
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Fenômeno ocorre neste domingo à noite, será visível em todo o território nacional e carrega significados astronômicos e simbólicos
Morte do cão Orelha mobiliza protestos em capitais e reúne artistas ativistas e políticos pelo país
Atos realizados neste domingo pedem justiça e responsabilização após morte do animal em Florianópolis
Ivana Bastos reafirma liderança de Otto Alencar e unidade do PSD em meio a tensões políticas
Deputada afirma que decisões do partido seguem orientação coletiva liderada por Otto Alencar
Jovem da periferia de Salvador é 1º lugar em Medicina na USP pelo Enem
Wesley de Jesus Batista superou limitações estruturais e liderou a lista de aprovados em um dos cursos mais disputados do país
Grammy 2026 reúne grandes nomes da música em Los Angeles e tem brasileiros na disputa
Premiação será realizada em Los Angeles, terá transmissão no Brasil e reúne artistas de diferentes gêneros
Ivete Sangalo se emociona no primeiro bloco no Rio e transforma circuito Preta Gil em grande homenagem
Primeiro bloco de Ivete Sangalo no Rio presta homenagem a Preta Gil e reúne multidão em circuito que leva o nome da artista
Flamengo x Corinthians: onde assistir, horário e prováveis escalações em 1º/02/2026
play_arrow Reproduzindo artigo replay_10 forward_10 1.0x 00:00 00:00 0.5x 0.75x 1.0x 1.25x 1.5x 2.0x A Supercopa Rei abre oficialmente a temporada do futebol brasileiro em 2026 com um confronto de gigantes. Flamengo e Corinthians se enfrentam neste domingo (1º) na final da competição, em jogo único que reúne os campeões do Campeonato Brasileiro e da […]
Carlinhos Brown anima o domingo como atração surpresa no Circuito Ivete Sangalo
O artista sobe ao trio elétrico às 15h30, prometendo animar os foliões com um show marcado por energia, alegria e forte interação com o público
Resumo do BBB 26: madrugada tem tensão, confissão de Juliano e estratégia entre sisters
Participantes discutem jogo trocam acusações e projetam a formação do próximo Paredão