Hospital de Brotas lança campanha ‘HB Solidário’ para reforçar estoques de sangue no período pré-Carnaval

Iniciativa do hospital busca manter suprimento adequado de sangue no período crítico do Carnaval


Redação
Redação 21/02/2025 22:30 • Saúde
Hospital de Brotas lança campanha ‘HB Solidário’ para reforçar estoques de sangue no período pré-Carnaval - ASCOM Hospital de Brotas

O Hospital de Brotas (HB) lançou a campanha “HB Solidário” com o objetivo de aumentar o estoque de sangue e garantir atendimento adequado aos pacientes internados. A iniciativa, que começou neste ano, tem como diferencial a participação ativa dos colaboradores do hospital como doadores, reforçando o compromisso com a solidariedade e a assistência.

Alta demanda por sangue no Hospital de Brotas

Com média de 60 transfusões mensais e ocupando 100% dos seus 131 leitos, o HB enfrenta desafios para manter seu estoque de sangue. A campanha surgiu da preocupação dos próprios profissionais de saúde, que identificaram a necessidade de garantir suprimentos adequados. Apesar do foco inicial nos quase 700 profissionais do hospital, a campanha está aberta ao público em geral.

Parceria com Vita Bahia e segurança transfusional

A Agência Transfusional do HB, em parceria com o banco de sangue Vita Bahia, recebe hemocomponentes essenciais para as transfusões hospitalares. A necessidade se intensifica no período pré-Carnaval, quando a demanda por sangue aumenta devido a acidentes e outras emergências.

O HB, inaugurado em junho de 2024, é o primeiro hospital próprio do INTS e atende exclusivamente 500 mil beneficiários do Planserv. O fortalecimento do estoque de sangue é fundamental para garantir a continuidade dos atendimentos.

Importância da campanha “HB Solidário”

A coordenadora do Laboratório do HB, Isabela Peixoto Benevides, destacou a relevância da campanha e da parceria com o Vita Bahia para manter o estoque em níveis seguros. Segundo ela, a Agência Transfusional é essencial para a segurança das transfusões, beneficiando pacientes em cirurgias, emergências, tratamentos de anemias e doenças crônicas.

“A campanha foi criada porque a gente precisa aumentar nosso estoque para garantir um atendimento mais rápido e seguro aos nossos pacientes. Pacientes que os colaboradores estão cuidando de forma assistencial direta ou de forma indireta. Com a doação de sangue, o colaborador realiza um ato de solidariedade, de amor e oferece mais uma forma de cuidado aos nossos pacientes”, afirmou Isabela.

Como doar sangue para o Hospital de Brotas

Os interessados em contribuir para o estoque do Hospital de Brotas podem realizar a doação diretamente no banco de sangue Vita Bahia.

Local: Vita Bahia – Av. Princesa Isabel, 370 – Barra, Salvador/BA
Telefone: (71) 3052.4264 / 99940.6106

Hemoba incentiva doação de sangue

Celebrando os 40 anos do Axé Music, a Fundação Hemoba lançou a campanha “Axé que Salva Vidas”. A iniciativa tem como objetivo reforçar os estoques de sangue para o período do Carnaval e mobilizar doadores antes da folia.

Na próxima terça-feira (25), a partir das 11h, a sede da Hemoba receberá a visita do cantor, compositor e mestre de capoeira Tonho Matéria, autor do jingle “Axé que Salva Vidas”, criado especialmente para a ação, e do Rei Momo deste ano. A ideia é mostrar que o ritmo que anima multidões também pode inspirar solidariedade, com o propósito de salvar vidas.

Os critérios para doação de sangue seguem os padrões já estabelecidos. Confira abaixo os locais e horários das unidades de atendimento:

Unidades móveis de coleta (hemóveis):

  • 6º Batalhão de Polícia do Exército (Imbuí): dia 24, das 8h às 17h, com intervalo de 1 hora para o almoço.
  • SENAI Dendezeiros: dias 25 e 26, das 8h às 17h, com intervalo de 1 hora para o almoço.

Posto Itinerante da Hemoba:

  • Local: Shopping Bela Vista
    • Horário de atendimento: das 9h às 18h.

Unidades fixas:

  • Hemocentro Coordenador (sede da Hemoba):
    • Segunda a sexta-feira: das 7h30 às 18h30.
    • Sábados: das 7h30 às 16h30.
  • Hospital do Subúrbio: Segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30.
  • Hospital Ana Nery: Terça a sexta-feira, das 7h30 às 12h30.
  • Hospital Roberto Santos: Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
  • Hospital Santo Antônio (OSID): Segunda a sexta-feira, das 7h10 às 11h30 e das 13h às 16h.
Redação

Redação

Mais Lidas

Saúde

Últimas Notícias

Cotado para papa, Dom Sérgio evita holofotes e emociona ao falar sobre legado de Francisco -
Cidades 22/04/2025 às 15:27

Cotado para papa, Dom Sérgio evita holofotes e emociona ao falar sobre legado de Francisco

Arcebispo de Salvador e primaz do Brasil integra grupo seleto que participará do Conclave; cerimônia de despedida ao pontífice reúne políticos


Associações de defensores públicos lançam campanha nacional por justiça climática em Salvador -
Cidades 22/04/2025 às 14:42

Associações de defensores públicos lançam campanha nacional por justiça climática em Salvador

Para presidenta da Anadep, Fernanda Fernandes, contato direto com população proporciona resposta mais eficiente


Vaticano divulga primeiras imagens do papa Francisco em seu caixão -
Internacional 22/04/2025 às 14:11

Vaticano divulga primeiras imagens do papa Francisco em seu caixão

Papa Francisco será sepultado na Basílica de Santa Maria Maior, em cerimônia simples, em homenagem à sua vida de compromisso social


Hugo Motta foge de polêmica da anistia e mira nas três áreas que mais preocupam brasileiros -
Política 22/04/2025 às 13:40

Hugo Motta foge de polêmica da anistia e mira nas três áreas que mais preocupam brasileiros

Presidente da Câmara afirma que tema divide a Casa e defende foco em pautas que impactam diretamente vida da população


Lula confirma ida ao velório do Papa Francisco e decreta luto oficial de 7 dias no Brasil -
Política 22/04/2025 às 13:09

Lula confirma ida ao velório do Papa Francisco e decreta luto oficial de 7 dias no Brasil

Viagem do presidente e da primeira-dama ao Vaticano depende do protocolo da Santa Sé; cerimônia será realizada em Roma


Estado de saúde de Divaldo Franco se agrava e preocupa comunidade espírita -
Cidades 22/04/2025 às 12:38

Estado de saúde de Divaldo Franco se agrava e preocupa comunidade espírita

Aos 97 anos, médium baiano enfrenta quadro crítico e já deixou preparativos prontos para sua passagem ao plano espiritual


Papa Francisco tem despedida neste sábado com sepultamento fora do Vaticano -
Internacional 22/04/2025 às 12:07

Papa Francisco tem despedida neste sábado com sepultamento fora do Vaticano

Corpo do pontífice será sepultado na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma, atendendo desejo registrado em testamento


Golpe de Estado: STF abre julgamento do núcleo 2 com proibição de celulares e segurança reforçada -
Política 22/04/2025 às 11:30

Golpe de Estado: STF abre julgamento do núcleo 2 com proibição de celulares e segurança reforçada

Nova medida impõe lacre obrigatório de dispositivos móveis como forma de evitar registros não autorizados no plenário


Torcida LGBT do Bahia surpreende e entra no top 4 mundial com mais de 15 mil membros -
Esporte 22/04/2025 às 11:05

Torcida LGBT do Bahia surpreende e entra no top 4 mundial com mais de 15 mil membros

Fundada em Salvador, LGBTricolor defende liderança mundial por sua atuação pioneira, inclusão e relação com clube


Último adeus ao Papa Francisco reúne governador e prefeito na Catedral de Salvador -
Cidades 22/04/2025 às 10:34

Último adeus ao Papa Francisco reúne governador e prefeito na Catedral de Salvador

Cerimônia reuniu Jerônimo Rodrigues, Bruno Reis, fiéis e autoridades para celebrar legado do pontífice argentino