Primeiro hospital público de cuidados paliativos do Brasil é inaugurado pelo Governo do Estado
Nova unidade hospitalar tem 70 leitos e foco em atendimento humanizado para pacientes graves

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) inaugurou, nesta sexta-feira (31), o Hospital Estadual Mont Serrat, em Salvador. O local será o primeiro hospital público do Brasil voltado exclusivamente para cuidados paliativos. Com investimento de R$ 66 milhões, a unidade conta com 70 leitos, ambulatórios especializados, serviços de bioimagem, laboratório e espaços voltados à telemedicina e à pesquisa. O hospital será gerido pelas Obras Sociais Irmã Dulce (Osid).
Durante a inauguração, Jerônimo destacou a importância da nova unidade no sistema de saúde estadual e o compromisso com políticas públicas alinhadas às diretrizes do presidente Lula.
“Hoje é um dia muito especial para um gestor que acompanha os mesmos princípios do presidente Lula e sabe o que significa a política pública tocar na vida das pessoas. Nós estamos entregando esse hospital”, afirmou.
Hospital atuará como centro de apoio a pacientes em estado grave
O governador explicou que o Mont Serrat atuará como um importante centro de apoio a pacientes em estado grave e seus familiares. “Aqui nós colocaremos quase 450 pessoas, que serão a extensão da família das pessoas que precisarão vir para um ambiente deste. É um hospital que trata da saúde e da vida das pessoas como qualquer outro. Ele só tem uma sintonia mais forte porque quem vai precisar desse hospital precisa de um tratamento, de um cuidado, de uma doença mais grave, que ponha em risco a vida dessa pessoa”, ressaltou Jerônimo.
A nova unidade também simboliza uma inovação no cuidado humanizado. “A gente quer garantir que tanto a pessoa que está acometida daquela doença, mas os seus familiares, seus amigos, seus amores, vão saber que aqui dentro terão 450 corações para cuidar delas e deles”, disse.
O hospital será uma referência em cuidados paliativos, um tipo de atendimento que busca melhorar a qualidade de vida de pacientes e familiares em situações delicadas de saúde. “A Bahia está saindo na frente. É o primeiro hospital que, dos 27 estados, nós estamos bancando essa política junto com o governo federal”, disse o petista.
Parceria entre governo estadual e federal
A iniciativa do Mont Serrat conta com colaboração entre o Governo da Bahia e o Ministério da Saúde. “O que está posto aqui hoje nesse hospital é que toda a Bahia terá aqui em Salvador um hospital que vai cuidar em momentos difíceis, é claro, eu sei disso, mas que a gente vai à mão do Estado, parceria governo federal, governos municipais”, afirmou Jerônimo.
O hospital não apenas oferecerá atendimento direto aos pacientes, mas também atuará como centro de formação e pesquisa. “Nós vamos estender a mão para garantir que estes 70 leitos possam estar cotidianamente atendendo, cuidando e zelando”, destacou o governador.
Excelência e humanização
Com uma equipe de 435 colaboradores, incluindo 41 médicos especializados, o hospital atenderá mais de 2 mil pacientes por mês. O foco será oferecer não apenas assistência clínica, mas também apoio emocional aos pacientes e suas famílias, consolidando uma abordagem humanizada e inovadora na saúde pública.
Com essa inauguração, a Bahia reforça seu protagonismo em políticas públicas de saúde, mostrando que cuidados paliativos podem e devem ser parte fundamental do SUS, garantindo dignidade e acolhimento a todos os brasileiros.
Iago Bacelar
Formado em Jornalismo pela UniFTC, com cerca de 2 anos de experiência em veículos online e 1 ano em assessoria de imprensa. Apaixonado por cultura, entretenimento e iniciando na política.
Mais Lidas
Saúde
Governo promete Internet em 100% das unidades de saúde indígena até 2026
Últimas Notícias

Preta Gil celebra Páscoa em casa após nova fase no tratamento: ‘Nunca teve um significado tão forte’
Cantora compartilha momento ao lado da família e amigos após alta médica e continuidade do tratamento contra câncer em São Paulo

Alckmin diz que Brasil seguirá promovendo diálogo pela paz após morte do papa Francisco
Vice-presidente destacou que país pode contribuir com diálogo em guerras por não ter litígios e manter relações diplomáticas estáveis

Estudantes da UFBA vencem competição internacional de aerodesign e se tornam bicampeões mundiais
Competição internacional voltada para engenharia aeronáutica reuniu times universitários de diversos países

Às vésperas de julgamento do STF, Silvinei Vasques diz ser alvo de ‘relatório fraudulento’
Ex-diretor da PRF é acusado de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, entre outros crimes

Morte do papa Francisco inicia conclave; Brasil terá sete cardeais na escolha do novo pontífice
Para que um candidato seja eleito, é necessário obter dois terços dos votos válidos

AVC e insuficiência cardíaca causaram morte do papa Francisco, diz Vaticano
Pontífice faleceu em casa, no Vaticano, e será sepultado na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma

Final do BBB 25 será decidida entre pipocas pelo segundo ano consecutivo; relembre
Guilherme, João Pedro e Renata são os três finalistas da edição comemorativa dos 25 anos do Big Brother Brasil

Obras do VLT de Salvador atingem 18% de execução e pode ter linha de teste até dezembro
Jerônimo Rodrigues vistoriou execução do Trecho 1, que já conta com 1,6 km de via permanente implantada

Ainda sem triunfos no Brasileirão, Bahia enfrenta Ceará para espantar má fase
Partida válida pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro ocorrerá nesta segunda-feira (21), às 20h

ACM Neto anuncia agenda quinzenal pelo interior e mira fortalecimento para eleições de 2026
Declaração foi feita durante a Corrida Azul, em Santo Estêvão, evento voltado à conscientização sobre o autismo