Base de Neto sofre mais uma baixa e prefeito de Brejões anuncia apoio a Jerônimo
Investida acontece 3 dias após prefeito de Jequié, Zé Cocá (PP), também se reunir com governador petista

A base do vice-presidente nacional do União Brasil, ACM Neto, sofreu mais uma baixa neste sábado (25). O prefeito de Brejões, Rick de João Lulu (Avante), anunciou seu embarque na base do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT). O anúncio foi feito durante encontro realizado nesta manhã, na capital baiana.
A investida acontece 3 dias após o prefeito de Jequié, Zé Cocá (PP), também se reunir com o petista, dando indícios que pode deixar a base de ACM Neto. As abordagens a prefeitos insatisfeitos com a atual oposição já fazem parte da estratégia para pavimentar sua candidatura à reeleição em 2026.
Em encontro, prefeito oficializa apoio a governador
Após ter apoiado ACM Neto (União Brasil) nas eleições de 2022, o prefeito de Brejões, Rick de João Lulu (Avante), decidiu se aproximar do governador Jerônimo Rodrigues (PT). Em encontro realizado neste sábado (25), na capital baiana, o gestor apresentou demandas de sua cidade e anunciou publicamente o alinhamento político com o chefe do Executivo estadual.
Na ocasião, o gestor apresentou demandas de sua cidade e anunciou publicamente o alinhamento político com o chefe do Executivo estadual. “O governador Jerônimo é muito sensato e aberto ao diálogo. Já havíamos conversado antes do pleito e, agora, reafirmamos essa parceria. Vamos seguir juntos, firmes, por uma Bahia melhor e uma Brejões melhor para o nosso povo”, declarou Rick, que esteve acompanhado de secretários e vereadores do município.
Durante o encontro, o governador autorizou a entrega ao município de dois ônibus escolares, duas ambulâncias, um veículo para Tratamento Fora do Domicílio (TFD), equipamentos hospitalares, um kit odontológico e um trator destinado à agricultura familiar. Ainda na reunião, que também tratou de soluções para os estragos provocados pelas fortes chuvas que atingiram Brejões, Jerônimo anunciou ações estratégicas para o enfrentamento das emergências no município.
Governador autoriza entrega de equipamentos
“Discutimos diversas áreas, como saúde, educação, segurança pública e abastecimento de água. Também estamos viabilizando doações para as famílias atingidas e traçamos um plano de ação para os próximos quatro anos”, afirmou o governador.
Segundo Jerônimo, o município de Brejões já recebeu, nos últimos 2 anos, mais de R$ 53 milhões em investimentos do governo estadual. Entre as obras em andamento ou concluídas estão a modernização do Colégio Estadual do Campo de Tempo Integral da Terra do Café e a construção do novo Pelotão da Polícia Militar, com entrega prevista para fevereiro deste ano.
Zé Cocá se reúne com Jerônimo e pode deixar base de ACM Neto
O movimento de Rick de João Lulu acontece a poucos dias após o prefeito de Jequié, Zé Cocá (PP), se reunir com Jerônimo Rodrigues. Cocá, que tem sido um dos principais aliados de ACM Neto, causou burburinhos ao discutir investimentos com o governador e sinalizar uma possível reaproximação com a base petista. Assim como Rick, Zé Cocá abordou temas como saúde, educação e segurança, buscando ações conjuntas para o desenvolvimento de sua cidade.
Historicamente aliado do PT e com laços estreitos com o ex-governador Rui Costa (PT), Zé Cocá se afastou da base governista em 2022, após o rompimento do então vice-governador João Leão (PP), com o governo estadual para apoiar a candidatura de Neto. No entanto, agora, após 2 anos e reeleito para conduzir Jequié, o prefeito retoma o diálogo com Jerônimo Rodrigues para fortalecer o desenvolvimento do município.
Desde sua consagração como o prefeito mais bem votado na Bahia, desbancando até o atual prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), que foi reeleito em outubro com 78,67% dos votos, Zé Cocá se tornou a liderança mais cobiçada no meio político, já de olho nas eleições de 2026.
Ainda não se sabe se ele permanecerá ou não base de oposição, uma vez que o PP é dirigido em Salvador pelo atual secretário municipal de Governo, Cacá Leão, filho do ex-governador e braço direito de Bruno Reis. Inclusive, o prefeito de Salvador já adiantou que ele permanecerá no cargo, mesmo com mudanças à vista no secretariado para seu segundo mandato. Ainda pesa a questão que o PP estadual está dividido, muitos deputados votando a favor dos governos petistas estadual e federal.
Mais Lidas
Política
Últimas Notícias

Estudantes da UFBA vencem competição internacional de aerodesign e se tornam bicampeões mundiais
Competição internacional voltada para engenharia aeronáutica reuniu times universitários de diversos países

Às vésperas de julgamento do STF, Silvinei Vasques diz ser alvo de ‘relatório fraudulento’
Ex-diretor da PRF é acusado de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, entre outros crimes

Morte do papa Francisco inicia conclave; Brasil terá sete cardeais na escolha do novo pontífice
Para que um candidato seja eleito, é necessário obter dois terços dos votos válidos

AVC e insuficiência cardíaca causaram morte do papa Francisco, diz Vaticano
Pontífice faleceu em casa, no Vaticano, e será sepultado na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma

Final do BBB 25 será decidida entre pipocas pelo segundo ano consecutivo; relembre
Guilherme, João Pedro e Renata são os três finalistas da edição comemorativa dos 25 anos do Big Brother Brasil

Obras do VLT de Salvador atingem 18% de execução e pode ter linha de teste até dezembro
Jerônimo Rodrigues vistoriou execução do Trecho 1, que já conta com 1,6 km de via permanente implantada

Ainda sem triunfos no Brasileirão, Bahia enfrenta Ceará para espantar má fase
Partida válida pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro ocorrerá nesta segunda-feira (21), às 20h

ACM Neto anuncia agenda quinzenal pelo interior e mira fortalecimento para eleições de 2026
Declaração foi feita durante a Corrida Azul, em Santo Estêvão, evento voltado à conscientização sobre o autismo

Alexandre de Moraes concede prisão domiciliar a condenados do 8 de Janeiro por motivos de saúde
Decisões têm como base laudos que apontam condições graves de saúde

Michelle convoca jejum e oração de sete dias por recuperação de Jair Bolsonaro
Ex-presidente segue internado no Hospital DF Star, em Brasília, após se submeter a uma nova cirurgia