Trombose venosa causa 113 internações diárias no Brasil; entenda riscos e sintomas
Dia Mundial da Trombose, lembrado em 13 de outubro, tem o objetivo de conscientizar sobre a doença

A trombose venosa, um problema de saúde global silencioso e frequentemente fatal, é responsável por 113 internações diárias no Brasil, segundo alerta da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV). Com a formação de coágulos que obstruem a circulação sanguínea, essa condição pode ocorrer em diversas partes do corpo, mas é mais comum nas pernas (trombose venosa profunda) e pulmões (embolia pulmonar). O Dia Mundial da Trombose, comemorado em 13 de outubro, tem o objetivo de conscientizar sobre a doença que ainda provoca inúmeras mortes evitáveis.
Ao formar coágulos no interior das veias, principalmente nas pernas, a trombose venosa impede o fluxo adequado do sangue, o que afeta o sistema cardiovascular. Entre os sintomas estão manchas arroxeadas ou avermelhadas, inchaço, dor e desconforto nas áreas atingidas. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de uma a cada quatro mortes está associada a complicações provocadas pela trombose, como infarto e AVC.
“No Brasil, a incidência da trombose também é alta, com estimativas de aproximadamente 180 mil novos casos por ano, destacando-se como um importante fator de morbidade e mortalidade. A condição é responsável por grande parte das hospitalizações, especialmente entre pacientes idosos, acamados ou que passaram por cirurgias recentes”, apontou a cirurgiã vascular, Suzanna Sanches.
Além das mortes, a trombose pode causar complicações severas nos sobreviventes, como a síndrome pós-trombótica, que gera sintomas crônicos, incluindo inchaço e dor nas pernas, comprometendo a qualidade de vida.
“Pacientes que sofrem uma trombose ou embolia pulmonar também têm maior risco de desenvolver novos eventos tromboembólicos ao longo da vida, exigindo monitoramento contínuo e, muitas vezes, uso prolongado de anticoagulantes”, afirmou.
Suzanna esclarece que a trombose, muitas vezes, não apresenta sintomas claros, dificultando o diagnóstico precoce. Quando há sinais, podem incluir dor, inchaço e calor no local afetado. No caso de embolia pulmonar, os sintomas podem ser mais graves, como dor no peito, dificuldade para respirar e batimentos cardíacos acelerados, exigindo atenção médica imediata. “É uma doença que causa um impacto na qualidade de vida dos pacientes, com consequências como incapacidade para o trabalho, estresse pós-trombótico e abalos emocionais”, disse.
Prevenção
No combate à trombose, a prevenção desempenha um papel fundamental. A adoção de hábitos simples, como evitar longos períodos de imobilidade, manter uma alimentação saudável, praticar atividades físicas e realizar acompanhamento médico, ajuda a reduzir o risco da doença.
Grupos de risco, como fumantes, pacientes em tratamento de câncer, gestantes, mulheres que usam anticoncepcionais, pessoas com sobrepeso e aqueles com histórico familiar de trombose, devem receber uma atenção especial.
“A trombose é uma doença grave mas que, na maioria dos casos, pode ser prevenida. Existem muito recursos e tratamentos. E tudo começa com o acesso à informação”, enfatizou a especialista.
Leia também:
Seis transplantados no RJ contraem HIV após receberem órgãos contaminados, diz Secretaria
Hospital Geral Roberto Santos implanta Central de Maqueiros
Iniciativa arrecada frascos de vidro para bancos de leite materno
Mais Lidas
Saúde anuncia 3,5 mil vagas para residência e atuação imediata no SUS
Saúde
Hupes-Ufba é habilitado para cirurgias trans e vira referência na Bahia
Saúde anuncia 3,5 mil vagas para residência e atuação imediata no SUS
Anvisa autoriza uso do Mounjaro no combate à obesidade no Brasil
Últimas Notícias

Trump retorna e Lula participa; conflitos no Oriente Médio e tarifas dominam a agenda do G7
A Cúpula do G7 iniciou neste domingo em Kananaskis, Alberta, Canadá, reunindo líderes das sete maiores economias do mundo para discutir questões globais críticas. O evento ocorre em meio a tensões elevadas devido ao agravamento do conflito entre Israel e Irã, além da iminente expiração da trégua tarifária dos EUA, que termina em menos de […]

Bahia Farm Show 2025 registra público recorde com 162 mil visitantes e inovações tecnológicas
Evento apresentou as últimas tecnologias do setor por meio de 434 expositores

Senado pede repatriação de caravana evangélica com brasileiros retidos em Israel devido conflito com Irã
Grupo integra uma caravana evangélica que visitava locais bíblicos na Galileia

Ivete Sangalo surpreende em festa junina escolar em Salvador e agita público com clássicos do forró
Antes, cantora havia realizado uma apresentação inédita no São João de Maracanaú, no Ceará

Pix automático para pagamentos recorrentes chega a todos os bancos nesta segunda; entenda como funciona
Banco do Brasil foi a primeira instituição a liberar a funcionalidade para pessoas físicas

Aves silvestres que seriam vendidas ilegalmente são resgatadas em Feira de Santana
Aves resgatadas foram encaminhadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos

Hub Salvador lança programa de inovação aberta com foco em startups e parcerias estratégicas
Iniciativa será apresentada durante o evento 'Conexões que Inovam', que acontece nesta segunda-feira (16)

Trump celebra aniversário do Exército com desfile militar histórico enquanto protestos tomam os EUA
Evento incluiu exibição de tanques, mísseis e aeronaves, ocorrendo enquanto manifestantes em diferentes regiões do país protestavam contra o governo

Inema aponta 20 praias impróprias para banho em Salvador; confira a lista completa
Recomendação é evitar banho especialmente durante períodos chuvosos

Homicídios caem 6,3% no Brasil em 2024 e atingem menor número em cinco anos, diz governo federal
Dados fazem parte do Mapa da Segurança Pública de 2025, e foram apresentados pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski