Lula pede antecipação de metas climáticas e critica desigualdades no G20
Presidente também teceu críticas aos recursos destinados a conflitos armados durante evento no Rio
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) abriu, nesta terça-feira (19), a 3ª sessão da Cúpula de Líderes do G20, composta pelas 19 maiores economias do mundo, além da União Europeia e da União Africana. O foco do encontro foi o desenvolvimento sustentável e o petista destacou a urgência em acelerar as respostas às mudanças climáticas.
Em seu discurso, Lula propôs que as metas climáticas globais sejam antecipadas em 10 anos. Além disso, sugeriu que a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, marcada para 2025 em Belém do Pará, seja a “COP da virada”.
“Nossa bússola continua sendo os princípios das responsabilidades comuns, esse é o imperativo da responsabilidade climática. Aos membros desenvolvidos do G20, proponho que antecipem suas metas de neutralidade climática de 2050 para 2040”, discursou.
“Mesmo que não caminhemos na mesma velocidade, todos podem dar um passo a mais. Na luta pela sobrevivência, não há espaço para o negacionismo e a desinformação”, completou Lula, que após a sessão, conduziu o encerramento do evento e oficializou a transmissão da presidência do G20 para a África do Sul.
Primeiro dia do evento
Durante a abertura do encontro, na segunda-feira (18), Lula teceu críticas aos recursos destinados a conflitos armados, que, segundo ele, desviam a atenção e os investimentos do combate à fome, tema central defendido pelo Brasil nesta edição da cúpula. “É muito importante o que vamos decidir aqui, e eu tenho certeza de que se assumirmos a responsabilidade no combate à pobreza, podemos ter sucesso em pouco tempo. Constato com tristeza que o mundo está pior: temos o maior número de conflitos armados desde a 2ª Guerra Mundial e a maior quantidade de deslocamentos forçados já registrada”, declarou.
Lula também disse que as desigualdades econômicas, geradas pelo neoliberalismo, causaram o ódio e a ameaças à democracia. “Não é surpresa que a desigualdade fomente o ódio, extremismo e violência. Nem que a democracia esteja sob ameaça. A globalização neoliberal fracassou. Em meio às crescentes turbulências, a comunidade internacional parece resignada a navegar sem rumo por disputadas hegemônicas”.
Em seguida, o presidente brasileiro abordou as guerras em curso no mundo. Lula condenou a invasão da Rússia ao território da Ucrânia e de Israel à Faixa de Gaza. “Do Iraque à Ucrânia, da Bósnia à Gaza, consolida-se a percepção de que nem todo território merece ter sua integridade respeitada e nem toda vida tem o mesmo valor. Intervenções desastrosas subverteram a ordem no Afeganistão e na Líbia. A indiferença relegou o Sudão e o Haiti ao esquecimento. Sanções unilaterais produzem sofrimento a atingem os mais vulneráveis”, argumentou.
Por fim, Lula falou também sobre a necessidade de ajudar nações mais pobres a enfrentar os efeitos da crise do clima. “Países vulneráveis enfrentam enormes desafios e obstáculos que não são de sua responsabilidade. Eles não estão recebendo o nível de apoio que precisam de uma arquitetura financeira internacional que está desatualizada, ineficaz e injusta”.
Mais Lidas
Prefeitura decreta ponto facultativo no Dia do Servidor Público em Salvador
Política
Brasil e China firmam 37 acordos bilaterais durante visita de Xi Jinping
PT pede arquivamento de projeto que anistia envolvidos no 8 de janeiro
Senacon suspende publicidade de apostas online para crianças e adolescentes
PL que aumenta cotas no serviço público de 20% para 30% é aprovada na Câmara
Últimas Notícias
Universidade oferece atendimento gratuito para MEIs
Dados do governo e da CNT sobre rodovias divergem
Combate ao Aedes aegypti é reforçado na Bahia até esta sexta-feira
Festival Música Viva traz artistas independentes em shows gratuitos no Centro Histórico
Evento, que acontece nos próximos dias 29 e 30, promove diversidade musical, formação profissional e produção de renda para jovens
Semana Brasileira do Aparelho Digestivo começa nesta quinta-feira em Salvador
Programação se estende até o próximo domingo (24); especialista fala sobre importância de conhecer doenças e atuar na prevenção
Brasil e China firmam 37 acordos bilaterais durante visita de Xi Jinping
Pactos abrangem áreas estratégicas como agricultura, comércio, investimentos, infraestrutura e energia
Após repercussão negativa, esposa de Paquetá esclarece polêmica sobre o Pelourinho
Influenciadora digital se viu no centro de uma controvérsia após afirmar que tirou as joias ao visitar o Centro Histórico de Salvador
Inquérito sobre atos golpistas do 8 de janeiro será concluído ainda nesta semana
Polícia Federal investiga quatro suspeitos que planejaram matar Lula, Alckmin e Moraes
Divulgação de aprovados do Enem dos Concursos é adiada por decisão judicial
Previsto para sair nesta quinta-feira (21), o resultado agora depende de um novo cronograma
Ex-ator da Globo, Claudio Cinti pede ajuda a seguidores depois de voltar a ser internado
Impossibilitado de trabalhar como taxista, ele quer auxílio para bancar despesas médicas
PT pede arquivamento de projeto que anistia envolvidos no 8 de janeiro
Partido argumenta que a proposta é 'inoportuna' e 'inconveniente'
Detrans alertam sobre golpe envolvendo notificações falsas de irregularidades na CNH
Criminosos imitam canal oficial do governo federal e enviam links falsos; motoristas de 19 estados foram vítimas, inclusive na Bahia
Cinco anos da morte de Gugu: confira homenagem de Rose Miriam
Apresentador teve a morte confirmada no dia 22 de novembro de 2019, após ficar internado nos EUA