Presidente da Irmandade do Bonfim destaca união e transparência após acordo com a Basílica
Integração começou quando foi identificada a necessidade de diálogo para resolver a sobreposição de funções

A Irmandade do Nosso Senhor do Bonfim e a Basílica Santuário avançaram em um acordo histórico, após anos de atuações distintas. A integração, segundo o presidente da Irmandade, Marcelo Sacramento, começou quando foi identificada a necessidade de diálogo para resolver a sobreposição de funções que, ao longo do tempo, havia ocorrido.
“Ao longo da história, por deficiência ou por falta de determinadas ações, a Basílica também acabou ganhando alguns espaços em algumas atuações que podiam ser exercidas pela Irmandade”, explicou Sacramento. A busca por unificar essas ações teve apoio da Arquidiocese e do Ministério Público, alcançando aprovação nos tribunais.
Marcelo enfatizou a receptividade das partes envolvidas e citou que o reitor, Padre Edson, mostrou-se aberto ao diálogo. Segundo ele, “nunca foi procurado para esse tipo de diálogo e que as coisas vinham de uma forma diferente”. O presidente destacou que o processo de aproximação foi conduzido de forma harmoniosa, com apoio da maioria dos envolvidos e pedidos de desculpas por parte de alguns membros da Irmandade. “Claro que tem alguns que ainda resistem um pouco, e é natural, porque você chegou num ponto em que tem um pouco de discórdia, um acirramento, um atrito”, disse.
A Irmandade, em conjunto com o reitor, está agora focada em expandir as atividades do Santuário, dando início a projetos voltados para o público, como as “Caminhadas Abençoadas”, projeto que busca valorizar as tradicionais caminhadas de fiéis, oferecendo estrutura e serviços adicionais aos participantes.
“Vamos receber, acolher essas pessoas aqui com a reserva por horário das áreas aqui da varanda. Essas estruturas poderão colocar seus isopor com isotônico, com água, com frutas. O acesso à Catedral, à nossa Basílica Santuário, vai ser feito ao som do hino do Senhor do Bonfim, com a imagem do Senhor do Bonfim”, destacou Sacramento.
Além das caminhadas, a Irmandade, em parceria com a Basílica, implantará auditorias retroativas em suas contas, uma iniciativa apoiada pelo reitor. Sacramento frisou que o procedimento visa garantir transparência na gestão financeira da Irmandade, da Basílica e dos projetos sociais, com novas medidas de governança.
“Decidimos que instauraremos a auditoria nas contas da Irmandade, nas contas do Projeto Social e nas contas da Basílica, obviamente, inclusive retroativa, três anos atrás e daqui para frente. Então, estamos estabelecendo uma nova forma de governança, extremamente transparente, clara, documentada com novos sistemas, estamos implantando novos sistemas, modernizando”, afirmou.
Respaldo legal
O advogado da Irmandade, Dr. Otoney Alcântara, destacou que o acordo foi respaldado judicialmente, após questionamentos sobre a legitimidade da atuação do cardeal na organização religiosa. “A questão é a seguinte: do ponto de vista legal, é possível o cardeal levando em consideração a legislação brasileira fazer uma intervenção numa organização religiosa, essa é a questão”, explicou o advogado.
Para Alcântara, o processo atualmente se encontra respaldado pela legislação civil brasileira, que reconhece a autoridade religiosa do cardeal dentro da organização. Ele também sublinhou que o Tribunal de Justiça confirmou a legitimidade da atuação do arcebispo sobre a Irmandade, considerando-a conforme o Código Civil e o Estatuto da Irmandade.
“O tribunal já disse: olha, do ponto de vista legal não há nenhum problema nem de forma nem de conteúdo, ponto”, declarou o advogado, garantindo que o processo foi pautado na legislação civil brasileira, com eventual apoio da legislação canônica, em observância ao pacto Brasil-Vaticano.
Redação
Mais Lidas
Cidades
Sete curiosidades sobre a Páscoa que você provavelmente não sabia
Feriado prolongado deve movimentar 570 mil veículos nas estradas da Bahia
Fiéis acompanham ritos da Paixão de Cristo no Centro Histórico de Salvador
Últimas Notícias

Oposição cobra investigação sobre asilo de Lula à ex-primeira-dama do Peru condenada por corrupção
Caso gerou reação imediata no Congresso Nacional e resultou em pedidos de explicações ao Itamaraty

Estado de saúde de Bolsonaro evolui bem, mas alta da UTI ainda não tem data
Ex-presidente está sob vigilância intensiva e não tem previsão de alta; equipe médica relata melhora progressiva e ausência de dor

Tiago Correia vê intervenção federal como prova do colapso na segurança: ‘atestado de fracasso’
Líder da Oposição na AL-BA afirma que medida é 'indicativo claro da perda de controle do governo estadual diante da violência'

Brasil registra 6 mil mortes e 84 mil feridos em acidentes nas rodovias federais; Bahia está em 2°
Estatísticas de acidentes e mortes variaram significativamente entre estados

Sete curiosidades sobre a Páscoa que você provavelmente não sabia
Semana Santa é mais do que religião: veja curiosidades da celebração e como ela ganha vida na Bahia

Guilherme resiste por 12 horas e conquista primeira vaga na final do BBB 25
Resultado foi definido com desistência de Renata, última adversária na disputa, após 11h59 de prova

Tensão agrária vira embate político: Éden defende Força Nacional e acusa ACM Neto de ‘desespero eleitoral’
Ex-prefeito afirmou que governador precisou ‘pedir socorro’ devido à grave situação em conflitos agrários no Extremo-sul

Glauber Braga encerra greve de fome após Câmara adiar votação sobre cassação
Deputado do PSOL-RJ passou 15 dias em jejum como protesto e permanecerá em recuperação enquanto segue mobilização contra orçamento secreto

Conta de luz vai subir na Bahia: veja quanto sua fatura vai aumentar com novo reajuste
Nova tarifa da Coelba foi aprovada pela Aneel e afeta mais de 6,7 milhões de unidades consumidoras no Estado

Governador participa da Procissão do Fogaréu em Serrinha, que completa 95 anos
Celebração litúrgica remete à última ceia de Jesus com os discípulos