Morar Melhor Entidades reforma 282 instituições em Salvador
Projeto transforma espaços comunitários e templos de matriz africana, reforçando cidadania e inclusão social na capital baiana

O programa municipal Morar Melhor Entidades já contabiliza 282 instituições beneficiadas em Salvador desde o seu lançamento. Inspirado no Morar Melhor, a iniciativa busca reformar e adequar espaços que oferecem serviços essenciais nas áreas de educação, saúde e assistência social.
De acordo com a Prefeitura de Salvador, a meta é alcançar 400 organizações, incluindo terreiros de candomblé e Organizações da Sociedade Civil (OSCs). Até agora, 80 entidades tiveram suas reformas concluídas, 27 estão em andamento e outras 14 estão prestes a iniciar as obras.
Transformar espaços e garantir mais segurança
Coordenado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), o programa conta com a parceria das secretarias da Reparação (Semur), da Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), e da Educação (Smed).
“O Morar Melhor Entidades demonstrou ser uma iniciativa fundamental para a melhoria das condições de vida de milhares de pessoas. Em apenas seis meses, o programa já alcançou resultados expressivos, com uma média mensal de 40 cadastramentos”, afirmou Francisco Torreão, titular da Seinfra.
O principal objetivo do programa é transformar os espaços físicos, garantindo mais segurança, acessibilidade e funcionalidade para os beneficiados. Além disso, a iniciativa promove cidadania e desenvolvimento socioassistencial em comunidades vulneráveis.
Transformação do Mapi Social
Entre os beneficiados está o Ministério de Adoração Profética Internacional (Mapi Social), uma organização com 19 anos de atuação no bairro de Nova Brasília. A instituição oferece atividades como oficinas de cidadania, percussão, balé e artesanato para crianças e adolescentes. Mulheres também são atendidas com cursos profissionalizantes de Doces e Salgados, Maquiagem e Costura.
Com 240 pessoas atendidas, sendo 80 crianças e adolescentes, o Mapi enfrentava graves problemas estruturais antes da reforma. “Antes da Prefeitura, nós estávamos com o prédio em reforma, porém não tínhamos condições financeiras para concluir a obra. Nós tínhamos batido a laje, mas ela estava sem reboco na parte interna. Na parte da frente da instituição, algumas telhas estavam quebradas e todas elas estavam velhas, então quando chovia enchia de água. Era horrível. Ficávamos tirando baldes d’água de dentro do espaço. Nós não tínhamos como trocar, pois a instituição sobrevive de doações e da ajuda de voluntários”, relatou a bispa Eliana Sanches, líder da instituição.
Após as obras, o espaço recebeu novos telhados, pintura nas paredes, melhorias no refeitório e reforma completa dos banheiros.
“Depois que rebocou a parte interna da laje e foi pintando, começou a dar uma vida e alegria ao local. Eu não teria condições de pagar por essa parte da finalização. Enfim, não temos palavras para agradecer à Prefeitura por todo o apoio que nos foi dado enquanto instituição. Hoje o Mapi Social está melhor do que estava para atender as crianças e adolescentes, com novos espaços, a exemplo do escritório, da secretaria, refeitório e salão. No salão ocorrem tanto as aulas de balé como as de percussão. Eu sou muito grata”, destacou Eliana.
O Mapi Social integra a Visão Celular Modelo dos 12 e realiza encaminhamentos para os Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), Prefeituras-Bairro, Cadastro Único (CadÚnico) e Conselho Tutelar. Com as melhorias realizadas na estrutura, a instituição ampliou sua visibilidade e a capacidade de atendimento à população, oferecendo serviços com mais qualidade e contribuindo para a redução das vulnerabilidades sociais na comunidade.
Reparação histórica da Casa Odara
O programa também tem um papel importante na valorização cultural e reparação social ao atender terreiros de matriz africana. Um exemplo é o terreiro Ylê Àsé Iyá Omim Osogbo, em Novo Marotinho, que integra o projeto Casa Odara, vinculado ao Morar Melhor Entidades.
As reformas realizadas incluíram revestimento da cozinha, melhorias no teto e redistribuição de acessos. “A Prefeitura me ajudou a rebocar algumas paredes, a abrir algumas portas e a fechar outras, revestiu a cozinha de azulejo, chapiscou o teto da cozinha e colocou o forro em PVC. Só a pintura que eu pedi para deixar por minha conta, pois eu pretendo inaugurar em abril do próximo ano. Eu estou muito agradecido. Não tenho nem palavras para expressar. Com a reforma, o meu barracão está lindo, está pronto” afirmou Baba Regis de Oxum, líder do terreiro.
Mais Lidas
Segurança do Carnaval na Bahia conta com helicópteros, drones e embarcações
Cidades
Simm abre 43 vagas de emprego e estágio em Salvador nesta segunda-feira
Seis torcedores são detidos com coquetéis molotov antes de Ba-Vi no Barradão
Últimas Notícias

Paredão BBB 25: Aline, Diego Hypolito e Maike disputam permanência após noite de reviravoltas
Formação ocorreu na noite deste domingo (23) e promete movimentar jogo com fortes reviravoltas; eliminação acontece nesta terça (25)

Negros ainda recebem quase metade da renda de brancos no Brasil, revela estudo
De acordo com pesquisa, renda média do trabalho principal das pessoas negras correspondia a apenas 58,3%

Cauã Reymond compartilha mudança de hábitos após perda da mãe
Cauã Reymond discute mudanças em sua rotina de cuidados pessoais e estreia como vilão em nova versão de “Vale Tudo”

Gás de cozinha em Salvador é segundo mais caro do país, mesmo após redução de preço
Valor médio do botijão na capital baiana é de R$ 131,67, ficando atrás apenas de Boa Vista (RR), onde preço médio chega a R$ 136,90

Kiss anuncia retorno aos palcos após dois anos de pausa; saiba tudo sobre o show exclusivo em Las Vegas
A banda promete novidades e participações especiais

Denúncia no STF: o que acontece com Bolsonaro se ele for oficialmente acusado?
Caso denúncia seja aceita, Bolsonaro e os demais acusados passarão à condição de réus, dando início a uma ação penal

Enterro de Larissa Azevedo será nesta segunda-feira: trágica morte em tiroteio choca Salvador
Larissa Azevedo Pinheiro foi atingida no peito durante perseguição policial em Salvador

Lua de mel de Amado Batista e Calita: Morro de São Paulo como cenário do romance
Casal registrou passeio por Morro de São Paulo, com banho de mar e alimentação de peixes

Com voto de Flávio Dino, STF se aproxima da condenação de Zambelli
Caso envolve perseguição armada na véspera do segundo turno das eleições de 2022

Seis torcedores são detidos com coquetéis molotov antes de Ba-Vi no Barradão
Ação da Rondesp ocorreu em São Caetano e resultou na prisão de três adultos e apreensão de três adolescentes