Luiz Carlos aponta desgaste no governo da Bahia, mas diz que ainda é cedo para definições eleitorais
Declaração foi dada, nesta terça-feira (25), em entrevista aos jornalistas Osvaldo Lyra e Matheus Morais, Rádio Mix Salvador (104.3 FM)

O presidente do Republicanos em Salvador, Luiz Carlos, afirmou, na manhã desta terça-feira (25), que o governo de Jerônimo Rodrigues (PT) enfrenta um desgaste crescente, mas ponderou que ainda é cedo para cravar um cenário definitivo para as eleições de 2026. Em entrevista aos jornalistas Osvaldo Lyra e Matheus Morais, no programa De Olho na Bahia, da Rádio Mix Salvador (104.3 FM), o atual secretário municipal de Infraestrutura, comentou o levantamento do instituto Paraná Pesquisas, divulgado nesta última segunda-feira (24), que aponta que 39% dos baianos avaliam negativamente a gestão do governador Jerônimo Rodrigues (PT), somando as respostas dos entrevistados que classificaram o governo como “ruim” ou “péssimo”.
Por outro lado, a pesquisa também mostra que 33,6% dos entrevistados consideram a administração positiva, sendo 9,8% de avaliações como “ótima” e 23,8% como “boa”. Já 25,7% apontaram a gestão como “regular”, enquanto 1,6% não soube ou preferiu não opinar.
“Insegurança é um gargalo importante”, diz Luiz Carlos
Durante a entrevista, Luiz Carlos afirmou que a atual gestão estadual tem enfrentado dificuldades em diversas frentes, especialmente na segurança pública. “O desgaste vem de uma série de problemas. A insegurança é um gargalo importante que o governador precisa se debruçar sobre. Ele tem ainda um pouco mais de um ano para estudar isso e apresentar soluções concretas”, disse o secretário.
Ele ressaltou que, embora as pesquisas mostrem uma queda na aprovação de Jerônimo Rodrigues, o cenário político pode mudar nos próximos meses ao comentar outro levantamento feito pelo instituto Paraná Pesquisas, que aponta que o vice-presidente nacional do União Brasil, ACM Neto, venceria a disputa pelo Governo da Bahia ainda no primeiro turno em todos três cenários consultados.
“Ele [Jerônimo] ainda tem tempo para reagir. Mas, hoje, é fato que ACM Neto é o nome mais forte da oposição e aparece com vantagem nas pesquisas”, afirmou.
O secretário também apontou que o longo período de administração petista na Bahia é um dos fatores que impulsionam a busca por mudança. “As pessoas estão buscando renovação e isso é natural em qualquer ciclo político. 20 anos é um tempo significativo e o eleitor quer avaliar outras opções”, analisou.
Cenários da pesquisa
No principal cenário testado pelo instituto Paraná Pesquisas, ACM Neto aparece com 52% das intenções de voto, contra 27,4% do atual governador, Jerônimo Rodrigues (PT), que tentará a reeleição no próximo ano. O ex-ministro da Cidadania do governo Bolsonaro, João Roma (PL), pontua 8,1%, enquanto o professor e policial civil Kléber Rosa (PSOL), que disputou a Prefeitura de Salvador no ano passado, aparece com 1,5%. Entre os entrevistados, 6,8% afirmaram que votariam em branco ou nulo, e 4,1% não souberam ou preferiram não responder.
O instituto também simulou um cenário alternativo, com o PT abrindo mão da candidatura de Jerônimo Rodrigues para lançar o ex-governador Rui Costa, atual ministro-chefe da Casa Civil. Nesse caso, a vantagem de ACM Neto se mantém elevada: 51,5% contra o mesmo índice de 27,4% do petista. João Roma e Kléber Rosa variam pouco e teriam 7,7% e 1,4%, respectivamente.
No último cenário, o ex-prefeito de Salvador também aparece a frente com 56,4% das intenções de voto, enquanto Jerônimo Rodrigues tem 30%. Já Kleber Rosa teria apenas 1,7% das intenções de voto dos baianos. Aqueles que não votariam em nenhum, em branco ou nulo soma 7,6%. Já os eleitores que ainda não sabem ou não quiseram responder representam 4,3% dos entrevistados.
Republicanos fortalece base na Bahia
Luiz Carlos também abordou o crescimento do Republicanos no Estado e falou sobre a atuação do presidente estadual da legenda, deputado federal Márcio Marinho, para estruturação do partido. “O Republicanos é um partido musculoso, robusto, que vem crescendo em todas as regiões da Bahia. Hoje, temos 126 vereadores, cinco prefeitos e 12 vice-prefeitos. Em Salvador, nossa bancada tem quatro vereadores atuantes, o que mostra nossa relevância no cenário municipal”, afirmou.
Com sua volta em fevereiro para a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), pasta que comandava na primeira gestão do prefeito Bruno Reis, o ex-vereador Beca ocupou sua cadeira na Câmara Municipal de Salvador. Além dele, a bancada na CMS conta com outros três vereadores: Kell Torres, Ireuda Silva e Júlio Santos.
Luiz Carlos reforçou que a legenda tem um papel importante na gestão de Salvador e que a parceria com ACM Neto e o atual prefeito, Bruno Reis, é estratégica. “Acreditamos que o projeto que estamos compondo, hoje coordenado por Bruno Reis e iniciado por ACM Neto, é um projeto que transformou Salvador e vem dando uma nova cara para a cidade. Nosso compromisso é manter essa evolução”, pontuou o vereador licenciado.
O secretário também elogiou a condução de Márcio Marinho, que, segundo ele, tem sido fundamental para o crescimento da sigla. “Marinho é um estrategista. Ele conhece cada município da Bahia e sabe como estruturar o partido para que possamos seguir crescendo”, destacou.
Futuro político: candidatura indefinida
Quando questionado sobre uma possível candidatura nas eleições de 2026, Luiz Carlos afirmou que, no momento, está focado na gestão municipal, mas não descartou totalmente a possibilidade de disputar um cargo. “Meu foco hoje é a gestão, entregar resultados para Salvador e fazer um bom trabalho na Seinfra. Mas, em política, tudo pode mudar. Vai depender do partido, do cenário e das conversas que tivermos mais adiante”, ponderou.
Segundo ele, a prioridade do Republicanos é continuar consolidando sua base e fortalecendo o grupo para as próximas eleições. “Nosso objetivo é crescer de maneira estruturada, com planejamento e estratégia. Estamos atentos ao cenário e tomaremos as decisões certas no momento adequado”, finalizou.
Mais Lidas
Política
Capitão Alden propõe fim da separação de presos por facção em presídios
Últimas Notícias

Ana Maria Braga se casa com Fabio Arruda em cerimônia intimista e surpreende com look florido
Cerimônia foi realizada na casa da apresentadora, no bairro dos Jardins, em São Paulo, e contou com presença de familiares e amigos próximos

Pé-de-Meia Licenciaturas: MEC divulga resultado da 1ª chamada e bolsas começam a ser pagas em maio
Estudantes selecionados devem começar a receber os valores no mês de maio

BBB 25: Diego Hypolito se irrita com dicas dos brothers e conclui Castigo do Monstro após duas horas
Participantes acompanharam tarefa de Diego na montagem de castelo de cartas

Datafolha: Lula lidera em todos os cenários para 2026, mesmo com Bolsonaro na disputa
No cenário com Lula e Bolsonaro, o atual presidente lidera com 36% contra 30% do ex-presidente

Em eleição tensa, Eridan de Bonifácio defende ‘liderança feminina’ em Ruy Barbosa e ressalta importância de ‘novo rumo’ para cidade
Ao Portal M!, vereadora defendeu que sua candidatura representa um novo ciclo político no município

Dr. George Brito rebate pesquisa e diz que possui ‘tendência grande’ de ganhar eleição suplementar em Ruy Barbosa
Ao Portal M!, candidato do PSD destacou que sua candidatura alcançou crescimento significativo nos últimos dias

Morar Melhor: Salvador entrega 105 reformas em Pau da Lima e alcança mil casas reformadas no bairro
Meta da gestão municipal é reformar 60 mil imóveis até o final de 2025

Alckmin critica guerra tarifária e defende diálogo e negociação com Estados Unidos: ‘ninguém ganha’
De acordo com Alckmin, Brasil foi um dos países menos afetados, com reajuste de apenas 10%

Cristo Redentor ‘abraça’ cachorro caramelo em campanha de adoção responsável; assista ao vídeo
Data é voltada à conscientização sobre o abandono de animais no país

Balé Teatro Castro Alves abre inscrições para laboratório de criação voltado a iniciantes
Iniciativa tem como foco a experimentação prática e o intercâmbio entre artistas