Morar Melhor: Salvador entrega 105 reformas em Pau da Lima e alcança mil casas reformadas no bairro
Meta da gestão municipal é reformar 60 mil imóveis até o final de 2025

A Prefeitura de Salvador entregou, nesta sexta-feira (4), mais 105 imóveis reformados no bairro de Pau da Lima pelo Programa Morar Melhor. As intervenções incluíram troca de telhados, instalação de portas e janelas, pintura, reboco e substituição de esquadrias. A iniciativa tem como foco melhorar as condições habitacionais de famílias em situação de vulnerabilidade social.
Com essa nova etapa, o número de residências beneficiadas em Pau da Lima chega a 1.021. A ação integra uma iniciativa que já impactou milhares de lares em Salvador e segue avançando nos bairros de menor renda da cidade. A meta da gestão municipal é continuar ampliando a cobertura do programa nos próximos meses.
Entre as famílias contempladas está a de Edvone Santos, de 37 anos, que mora com o marido Joaldo Santiago, de 51. Além de beneficiado, Joaldo passou a trabalhar nas obras do próprio programa.
“O programa passou aqui e, de verdade, mudou e transformou a vida das pessoas. Mas não é só isso. Quando a gente faz as obras, a gente também gera emprego. A gente pede para que a empresa priorize os moradores da comunidade, como é o caso do Joaldo, que estava desempregado”, afirmou o prefeito Bruno Reis.
Casa reformada elimina antigos problemas estruturais
A casa da família sofria com infiltrações e problemas no telhado, o que causava transtornos em dias de chuva. Segundo o gestor, as intervenções solucionaram os principais problemas estruturais. “A casa de Edvone era como tantas outras que vocês já ouviram a gente comentar nos eventos e nas redes sociais“, disse.
Conforme o gestor, a residência apresentava problemas comuns das demais atendidas pelo programa, como ausência de reboco, sem pintura, sem banheiro, sem esquadrias, casas quentes e sem ventilação. “E nós resolvemos tudo isso”, garantiu.
Edvone relatou como era viver na casa antes das reformas e os impactos que as condições causavam no dia a dia da família. “Eu tinha vergonha de trazer minhas amigas aqui. Principalmente por causa do banheiro. Era só reboco no chão, não tinha piso, não tinha estrutura nenhuma. Meu neto, de apenas 11 meses, vivia se ralando no chão. Era difícil demais”, contou.
As mudanças realizadas incluíram a reforma do banheiro, troca do telhado, instalação de novo piso e melhorias gerais em toda a estrutura da casa.
“Hoje, graças a Deus, tá tudo lindo. Piso novinho, banheiro digno, telhado com brilho… está uma maravilha. Agora eu tenho prazer em receber visitas. Quem quiser vir, pode vir. Tenho orgulho da minha casa”, declarou Edvone.
Objetivo é alcançar 60 mil imóveis até 2025
De acordo com a Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas de Salvador (Seinfra), o programa Morar Melhor já alcançou quase 56 mil famílias desde sua criação. A meta da gestão municipal é reformar 60 mil imóveis até 2025, ano em que o projeto completa uma década de atuação.
O secretário Luiz Carlos de Souza destacou o impacto do programa e o papel social das reformas. Ele lembrou que o programa foi idealizado por Bruno Reis enquanto ainda vice-prefeito.
“Esse programa já mudou a vida de quase 56 mil famílias em Salvador. São dez anos de programa, 60 mil histórias transformadas. Quando ouvimos histórias como a de Edivone e Joaldo, a gente se emociona. Vemos como era a casa, como estava a vida dessas pessoas, e como está agora. É isso que a gente faz. Isso é o Morar Melhor”, afirmou.
A iniciativa atua em diversas áreas da cidade, com foco em comunidades de baixa renda. Além de melhorar condições estruturais das casas, o programa também visa movimentar a economia local ao empregar moradores durante as reformas.
Mais Lidas
Veja o que abre e fecha no feriado de Dois de Julho em Salvador e RMS
Cidades
Bruno Reis inaugura 641ª praça e emociona comunidade com homenagem a Zé Bim
Últimas Notícias

Catia Fonseca deixa Band e já tem data de estreia na Globo; saiba quando
Apresentadora entra na emissora com participação no Dança dos Famosos e deve ganhar programa original nas manhãs da TV aberta

Arthur Maia critica taxação de Trump e diz que medida fere princípios de independência: ‘afronta à soberania do Brasil’
Deputado federal critica medida dos EUA e diz que Brasil não deve se submeter à pressões externas

Campanhas com inteligência artificial do PT passam despercebidas por 83% dos brasileiros, revela pesquisa
Peças começaram com mensagens que destacavam a divisão entre ricos e pobres, e pediam a taxação dos super-ricos

Aladilce questiona contrato da FGV na revisão do PDDU de Salvador e cobra cronograma com participação popular
Vereadora cobra documentos e plano participativo da Sedur sobre revisão do planejamento urbano de Salvador

Bahia dá início à temporada de avistamento de baleias-jubarte com foco no turismo sustentável
Temporada coincide com a migração das jubartes da Antártida para o Atlântico Sul

Fause Haten lança livro e reestreia peça ‘Eu Sou Um Monstro’ em Salvador nesta sexta; obra provocadora mistura arte, dor e performance
Peça convida público a acompanhar a transformação de um artista idolatrado em algo monstruoso, provocando reações de encantamento e desconforto

Moraes mantém parte do decreto de Lula sobre IOF, mas derruba taxação do risco sacado
Medida do governo foi parcialmente validada por Moraes, que considerou inconstitucional tributar operação usada por varejistas

Aposentados do INSS têm até novembro para pedir devolução de descontos indevidos
Ministério da Previdência Social informou que os pagamentos dos valores descontados começarão a ser feitos a partir de 24 de julho

Após perder a filha, Lexa doa enxoval personalizado e encontra bebê Sofia que venceu a UTI
Doação foi anunciada nesta quarta-feira (16), poucas horas depois de Lexa ter pedido sugestões de meninas chamadas Sofia que pudessem receber itens personalizados

Professores mantêm greve em Salvador: categoria rejeita acordo e Justiça eleva multa à APLB
Durante assembleia, professores elaboraram uma contraproposta com modificações no texto discutido