ACM Neto sai na frente em pesquisa e cenário indica que pode vencer governo da Bahia já no 1º turno

Levantamento aponta ainda queda na popularidade de Jerônimo Rodrigues e vantagem petista para Senado


ACM Neto sai na frente em pesquisa e cenário indica que pode vencer governo da Bahia já no 1º turno - Reprodução/Instagram @acmnetooficial

Se as eleições para o governo da Bahia fossem hoje, o vice-presidente nacional do União Brasil, ACM Neto, seria o favorito para vencer a disputa. É o que revela um levantamento, divulgado na manhã desta segunda-feira (24), pelo instituto Paraná Pesquisas. Mesmo após negar que seja candidato a governador novamente, o ex-prefeito de Salvador poderia liquidar a fatura já no primeiro turno nos três cenários pesquisados.

Cenários da pesquisa

No principal cenário testado, ACM Neto aparece com 52% das intenções de voto, contra 27,4% do atual governador, Jerônimo Rodrigues (PT), que deve tentar a reeleição. Mais distantes na corrida, o ex-ministro da Cidadania do governo Bolsonaro, João Roma (PL), pontua 8,1%, enquanto o professor e policial civil Kléber Rosa (PSOL) aparece com 1,5%. Entre os entrevistados, 6,8% afirmaram que votariam em branco ou nulo, e 4,1% não souberam ou preferiram não responder.

A pesquisa também simulou um cenário alternativo, no qual o PT abriria mão da candidatura de Jerônimo Rodrigues para lançar o ex-governador Rui Costa, atual ministro-chefe da Casa Civil. Nesse caso, a vantagem de ACM Neto se mantém elevada: 51,5% contra 27,4% o petista. João Roma e Kléber Rosa variam pouco, com 7,7% e 1,4%, respectivamente.

Em mais outro cenário, ACM Neto também aparece a frente com 56,4% das intenções de voto, enquanto Jerônimo Rodrigues tem 30%. Kleber Rosa vem logo em seguida, com 1,7% das intenções de voto dos baianos. Aqueles que não votariam em nenhum, em branco ou nulo soma 7,6%. Já os eleitores que ainda não sabem ou não quiseram responder representam 4,3% dos entrevistados.

Petistas lideram disputa pelo Senado

Além da corrida ao governo, a pesquisa também avaliou as intenções de voto para o Senado. Os eleitores baianos terão direito a escolher dois candidatos em 2026, já que estarão em jogo duas das três cadeiras do Estado na Casa. Atualmente, as vagas pertencem a Jaques Wagner (PT) e Angelo Coronel (PSD), enquanto Otto Alencar (PSD) foi eleito em 2022 e tem mandato garantido até 2030.

Segundo o levantamento, o PT larga na frente na disputa. Rui Costa lidera com 43,8% das intenções de voto, seguido por Jaques Wagner, que tem 34% e boas chances de reeleição. O ex-ministro João Roma aparece em terceiro, com 24,6%, enquanto Angelo Coronel desponta com apenas 11%, ocupando a quinta posição.

Outros nomes testados na pesquisa incluem:

  • Raissa Soares (PL), médica que ganhou notoriedade durante a pandemia por defender o chamado “tratamento precoce” contra a Covid-19, sem comprovação científica;
  • Adolfo Viana (PSDB), deputado federal;
  • Márcio Marinho (Republicanos), deputado federal e líder da bancada evangélica;
  • Marcelo Nilo (Republicanos), ex-deputado estadual e ex-presidente da Assembleia Legislativa da Bahia.

Metodologia da pesquisa

O instituto Paraná Pesquisas entrevistou 1.640 eleitores em 65 municípios baianos entre os dias 17 e 20 de março de 2025. A margem de erro da pesquisa é de 2,5 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o grau de confiança do levantamento é de 95%.

Queda na popularidade de Jerônimo Rodrigues

O levantamento do Paraná Pesquisas também apontou uma piora na avaliação do governador Jerônimo Rodrigues. Segundo os dados, 39% dos baianos consideram sua gestão ruim ou péssima, enquanto 33,6% avaliam positivamente, somando 9,8% de ótimo e 23,8% de bom. Outros 25,7% classificaram o governo como regular, e 1,6% não soube ou não quis opinar.

Os números indicam uma queda na popularidade do petista em relação a pesquisas anteriores. Em fevereiro, um levantamento da Genial/Quaest apontava que Jerônimo tinha 61% de aprovação e 31% de rejeição.

A queda na avaliação do governador pode estar atrelada a diversos fatores, como:

  • A crise na segurança pública, com o aumento da violência e de conflitos entre facções criminosas;
  • Problemas na saúde, com filas nos hospitais e dificuldades no atendimento da rede pública;
  • Desafios na infraestrutura e no transporte público, que seguem como queixas recorrentes da população;
  • O cenário econômico, com altos índices de desemprego e baixo crescimento.

Com a insatisfação popular crescendo, o governo estadual pode precisar intensificar ações em áreas estratégicas para tentar reverter a tendência negativa e melhorar a imagem de Jerônimo Rodrigues nos próximos meses.

Investida do governador a prefeitos de oposição

Nem tudo são flores para ACM Neto, que ainda não confirmou se será candidato nas eleições de 2026. O ex-prefeito enfrenta um outro grande desafio caso realmente decida concorrer ao Palácio de Ondina: as investidas do governador Jerônimo Rodrigues aos prefeitos eleitos com apoio da oposição liderada por ele.

A debandada recente de prefeitos do grupo de oposição para a base do petista, movimento intensificado nas últimas semanas, tem ligado o sinal de alerta nos aliados de ACM Neto e preocupado seu entorno sobre o desempenho de uma nova candidatura ao Palácio de Ondina em 2026. Um exemplo recente foi a do prefeito de Milagres, Marcos de Queiroz (PP), que oficializou no início de fevereiro, sua adesão à base do governador Jerônimo Rodrigues (PT).

No entanto, Neto já minimizou a estratégia adotada pelo governador para tentar atrair prefeitos da sua base para o campo governista. Em entrevista ao Portal M! em janeiro, o ex-prefeito de Salvador minimizou a ação afirmando se tratar de “cortina de fumaça e apontou que apenas pessoas que não estavam com ele “há muito tempo” fizeram a movimentação.

Mais recentemente, o dirigente partidário afirmou que a entrada de prefeitos na base governista seria “natural” já que o petista tem a máquina do Estado em seu poder e o município precisa da ajuda do governo estadual para sobreviver e tentar desenvolver. Inclusive, em todas reuniões com gestores da oposição, o governador anuncia várias medidas como entrega de maquinários e anúncios, cacifando assim o apoio para as eleições de 2026. No entanto, Neto acredita que esse cenário pode mudar novamente no próximo ano, com a aproximação da disputa a governador.

Candidatos da Oposição em 2026

Embora ACM Neto seja o nome mais cogitado para a disputa ao governo estadual, não é o único. O vice-presidente nacional do União Brasil já declarou que não é candidato a governador no próximo ano e defende a união da oposição, inclusive, tenta reverter as rusgas com o presidente estadual do PL, seu compadre João Roma, um dos postulantes do Palácio de Ondina. Assim como ex-ministro do presidente Jair Bolsonaro (PL), Bruno Reis também é apontado como uma opção da oposição, graças aos números positivos alcançados nas eleições municipais de 2024, quando se elegeu com 78,67% dos votos ainda no primeiro turno. O prefeito de Salvador, entretanto, já negou reiteradas vezes que sairia candidato a governador.

João Roma disputou as últimas eleições contra Neto e Jerônimo, mas ficou apenas em terceiro lugar. O racha da oposição em 2022 acabou ajudando na eleição do então desconhecido secretário estadual de Educação, que nunca havia disputado uma eleição. Com a divisão da oposição, o petista levou a melhor e acabou vencendo no segundo turno.

Neto para deputado federal

Conforme antecipado pela coluna Vixe!, um novo cenário eleitoral para a oposição na Bahia em 2026 estaria sendo discutido nos bastidores com ACM Neto se lançando novamente candidato a deputado federal no próximo ano. Ele já teve três mandatos consecutivos na Câmara dos Deputados entre 2003 e 2012, quando renunciou para se candidatar a prefeito de Salvador.

Além de ajudar a eleger uma ampla bancada em Brasília, Neto poderia voltar a disputar a Prefeitura de Salvador em 2028. Com ele fora da disputa, a chapa dos sonhos ao Palácio de Ondina seria com o prefeito Bruno Reis candidato ao governo e Roma ao Senado. Ambos negam essa possibilidade, mas pregam, assim como o ex-prefeito, a união da oposição para tentar acabar com a hegemonia do PT que comanda a Bahia há quase 19 anos.

Raiane Veríssimo

Raiane Veríssimo

Raiane Veríssimo, jornalista mineira, com 22 anos de experiência. Especialista em comunicação e mídias sociais, com atuação em jornal, site, rádio, TV e campanhas políticas estaduais e nacionais.

Otávio Queiroz

Otávio Queiroz

Soteropolitano com 7 anos de experiência em comunicação e mídias digitais, incluindo rádio, revistas, sites e assessoria de imprensa.

Mais Lidas

Política

Últimas Notícias

Maria Bethânia anuncia turnê especial em comemoração aos 60 anos de carreira -
Cultura 23/06/2025 às 19:30

Maria Bethânia anuncia turnê especial em comemoração aos 60 anos de carreira

Cantora terá apresentações em São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador; ingressos começam a ser vendidos em julho


Jerônimo entrega aeródromo e participa do São João em Mucugê, na Chapada Diamantina -
Cidades 23/06/2025 às 18:40

Jerônimo entrega aeródromo e participa do São João em Mucugê, na Chapada Diamantina

Obra contou com investimento de R$ 5,1 milhões e é considerada estratégica para impulsionar o turismo e a economia local


Lotação máxima fecha acesso ao Largo do Pelourinho durante São João de Salvador; veja a programação de hoje -
Cidades 23/06/2025 às 17:50

Lotação máxima fecha acesso ao Largo do Pelourinho durante São João de Salvador; veja a programação de hoje

Medida foi adotada ainda durante o primeiro show da noite, como forma de garantir a segurança dos forrozeiros


São João da Bahia atrai multidão com mistura de ritmos no Pelourinho e programação intensa -
Cultura 23/06/2025 às 17:00

São João da Bahia atrai multidão com mistura de ritmos no Pelourinho e programação intensa

Festas no Terreiro de Jesus e na Praça Tereza Batista reúnem atrações variadas e palcos itinerantes com forró, pagode, arrocha e samba junino


Dorgival Dantas, Xand Avião e Simone Mendes levam multidão ao delírio no São João de Santo Antônio de Jesus -
Cultura 23/06/2025 às 16:10

Dorgival Dantas, Xand Avião e Simone Mendes levam multidão ao delírio no São João de Santo Antônio de Jesus

Quarta noite da festa reuniu mais de 100 mil pessoas com shows que misturaram romantismo, tradição nordestina e forró animado no Recôncavo baiano


Receitas de canetas emagrecedoras passam a ser retidas a partir desta segunda-feira -
Saúde 23/06/2025 às 15:20

Receitas de canetas emagrecedoras passam a ser retidas a partir desta segunda-feira

A decisão foi tomada em abril pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e entrou em vigor 60 dias após sua publicação no Diário Oficial da União


STF faz acareação entre Mauro Cid e Braga Netto na ação sobre tentativa de golpe de Estado -
Política 23/06/2025 às 14:30

STF faz acareação entre Mauro Cid e Braga Netto na ação sobre tentativa de golpe de Estado

A segunda audiência colocará frente a frente o ex-ministro da Justiça Anderson Torres e o ex-comandante do Exército Marco Antônio Freire Gomes


Forró, arrocha e samba embalam multidão no Largo Quincas Berro d’Água no quarto dia do São João da Bahia -
Cultura 23/06/2025 às 13:40

Forró, arrocha e samba embalam multidão no Largo Quincas Berro d’Água no quarto dia do São João da Bahia

Com shows de Cacau com Leite, Flor de Maracujá, Eric Woods e Nônô Curvêllo, programação celebrou a diversidade rítmica nordestina


Largo do Pelourinho lota no São João com shows de Olodum, Adelmário Coelho, Negra Cor e Ávine Vinny -
Cultura 23/06/2025 às 12:50

Largo do Pelourinho lota no São João com shows de Olodum, Adelmário Coelho, Negra Cor e Ávine Vinny

Mistura de forró, samba-reggae e sertanejo anima milhares no Centro Histórico de Salvador em mais uma noite dos festejos juninos


Casarão desaba parcialmente no Santo Antônio e preocupa moradores da região -
Cidades 23/06/2025 às 12:00

Casarão desaba parcialmente no Santo Antônio e preocupa moradores da região

Imóvel histórico na Rua dos Perdões já havia sido afetado por incêndio em fevereiro e aguarda demolição autorizada pelo Iphan