Com ausência de Wagner, Otto fala sobre ‘missão’ de assumir liderança do Governo no Senado
Com novo cargo, senador disse que pretende continuar se esforçando para aprovar matérias importantes no meio ambiente
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), anunciou, nesta quinta-feira (17), que o senador Otto Alencar (PSD) deverá assumir a liderança do Governo no Senado Federal, diante do afastamento de Jaques Wagner (PT) para realizar um procedimento cirúrgico no tornozelo. Em entrevista exclusiva ao editor-chefe do Portal M!, Osvaldo Lyra, o pessedista falou sobre a “missão” de substituir o ex-governador da Bahia, que deve se ausentar pelos próximos três meses, e não deixou de exaltar o trabalho do petista por sua articulação dentro do Senado.
“Substituir o senador Jaques Wagner é uma missão que vou ter que me esforçar muito, porque ele tem sido um líder muito forte e tem trabalhado bastante. Muito do que ele aprovou no país e nas matérias do Governo Lula foram frutos do seu trabalho e da sua relação com os senadores da base governista. Devem ser 60 ou no máximo 90 dias que eu vou ficar, e é buscar aprovar as matérias que são articuladas no Senado, algumas que vierem da Câmara e outras do Senado até o final do ano. Aprovar as matérias importantes, são algumas, inclusive, de interesse nacional, de interesse do Estado e do governo”, destacou.
Com o novo cargo na bancada federal, Otto Alencar, que também é líder do PSD no Senado, reforçou as prioridades de seu trabalho como novo líder do Governo no Legislativo. Segundo ele, a intenção é atuar, mais uma vez, em prol do meio ambiente com o marco regulatório do mercado de carbono, tendo o objetivo de diminuir a alteração dos gases de efeito estufa nas florestas brasileiras.
“Nós temos o marco regulatório do mercado de carbono. Eu aprovei o marco regulatório do hidrogênio, fui relator. Agora vamos aprovar esse marco regulatório do mercado de carbono, que é fundamental também para preservar as florestas e atuar na capacidade de absorção dos gases de efeito estufa que vão ter alteração. O estado do Pará vai receber R$ 1 bilhão por uma área porque cedeu uma área de absorção de carbono e efeito estufa”, afirmou.
Para o senador, a medida deve ajudar na preservação das tragédias climáticas, que estão sendo frequentes no Brasil e no mundo. “Isso com certeza vai trazer um novo mercado para o Brasil, para preservar essa tragédia climática que está acontecendo no mundo inteiro e no Brasil. Para ter uma ideia, no ano passado, em 2023, as florestas do mundo não tiveram capacidade de absorver o CO2, o dióxido de carbono, e também os outros gases de efeito estufa, como o gás metano e vários outros que realmente alteram o clima. Isso causa o aquecimento no mundo como um todo”, complementou.
Por isso, o intuito do novo líder do Governo no Senado é aprovar esta matéria e reestabelecer um padrão de normalidade no ar do Brasil, que pode sofrer alteração por conta da falta de absorção do dióxido de carbono.
“O mundo está nessa realidade totalmente alterada pela mudança na quantidade de gases de efeito estufa no ar, um ar que não está limpo, e nós precisamos ter essa condição de preservação das matas, das florestas, para reestabelecer a normalidade entre aquilo que polui e aquilo que resolve a poluição, que é a absorção de CO2 para as árvores e as florestas. Então, esse é um projeto que eu vou lutar para aprovar esse ano”, finalizou Otto Alencar, que também citou a reforma tributária no Amazonas como uma de suas prioridades.
Mais Lidas
Prefeitura decreta ponto facultativo no Dia do Servidor Público em Salvador
Política
STF recebe ameaças por e-mail após ataque com bomba à sede da Corte
Ministra defende fim da escala 6×1 e diz que medida beneficiará mulheres
Últimas Notícias
Jaques Wagner visita hospital público onde passou por cirurgia e elogia: ‘Muito orgulho’
Em outubro, o senador anunciou que seria submetido a uma cirurgia no tornozelo
STF recebe ameaças por e-mail após ataque com bomba à sede da Corte
Ameaças continham fotos de armas de fogo e foram enviadas para a Presidência, Ouvidoria e para a área de tecnologia da informação
Autor do atentado na Praça dos Três Poderes esteve na Câmara horas antes do ataque
Segundo a assessoria de imprensa da Casa, uma varredura foi realizada, mas nenhuma bomba foi encontrada
Ministra defende fim da escala 6×1 e diz que medida beneficiará mulheres
Para aprovação, a PEC precisa do apoio de 308 dos 513 deputados em duas votações
Sede do STF volta a ser cercada com grades de proteção após atentado com explosivos
Barreiras foram removidas em fevereiro em um ato simbólico com a presença dos presidentes do STF, do Senado, e do presidente Lula
Médico baiano é reeleito presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia
Eleito pela primeira vez em 2022, José Moura Neto tornou-se o mais jovem presidente da história da entidade e o primeiro nordestino a ocupar o cargo desde 1970
Sabrina Sato volta ao trabalho após perda do bebê e faz reflexão: ‘Fé, amor e vontade de viver’
Apresentadora perdeu bebê que estava na 11ª semana
PIB da Bahia cresce 4,2% em 2022 e aumenta participação nacional
No contexto do Nordeste, a participação do Estado também cresceu, passando de 28,4% para 29,0% entre 2021 e 2022
Movimento intenso marca saídas do ferry-boat e rodoviária de Salvador no feriadão
Serviços de transporte reforçam operação para atender à demanda de passageiros durante o feriado da Proclamação da República
Lula recebe credenciais de oito embaixadores um dia após atentado na Praça dos Três Poderes
Presidente brasileiro mantém agenda diplomática e se prepara para compromissos do G20 no Rio de Janeiro