Otto Alencar diz que vai ‘lutar intensamente’ para manutenção de aliança entre PSD e PT na Bahia em 2026

Senador enfatizou que manutenção da aliança está ‘praticamente’ certa


Matheus CalmonHéber Araújo
Matheus Calmon e Héber Araújo 14/03/2025 20:37 • Política
Otto Alencar diz que vai ‘lutar intensamente’ para manutenção de aliança entre PSD e PT na Bahia em 2026 - Vaner Casaes/AL-BA

O presidente do PSD na Bahia, senador Otto Alencar, afirmou, nesta sexta-feira (14), que vai “lutar intensamente” para a continuidade da aliança entre a sigla e o PT no Estado. Em entrevista durante a entrega do título de cidadão baiano ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, e o procurador-geral da República, Paulo Gonet, na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), o senador enfatizou que a manutenção da aliança está “praticamente” certa.

Aqui na Bahia eu vou lutar intensamente e é uma coisa certa, praticamente, a manutenção da nossa aliança com o governador Jerônimo, com o Wagner, com o Rui, com o Coronel, com os nossos deputados todos, para continuar esse ritmo. A Bahia já avançou muito, precisa avançar mais e acho que será o melhor caminho para nós todos“, declarou.

Apoio da Kassab a Tarcísio de Freitas em 2026

A declaração foi dada após ele ser questionado sobre a possibilidade do presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, apoiar uma eventual candidatura do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), à presidência da República em 2026. Sobre o tema, Otto destacou que a sigla não tem alinhamento linear em todos os estados. Como exemplo, ele citou que no Paraná, a sigla esteve na base de Bolsonaro.

Na Bahia, nós votamos com o presidente Lula e vamos votar em 2026 com o presidente Lula, sua candidatura e com o governador Jerônimo“, disse o senador. Ele também explicou que, caso a sigla defina por uma concordância nacional, o tema será debatido em momento oportuno.

O senador falou ainda sobre a relação entre Gilberto Kassab e Tarcísio de Freitas, e ressaltou que as relações de amizade não devem interferir nas decisões políticas. “A relação de Kassab com Tarcísio é de muito tempo, eles são amigos, como Kassab é meu amigo há 35 anos. A relação pessoal não se confunde com relação política, de decisão política“, afirmou.

Por fim, o senador também ressaltou que a decisão da sigla ainda não foi tomada, e será cravada apenas no próximo ano. “Recentemente eu estive em São Paulo, almoçamos lá uns 4, 5 meses atrás, como tem com outros políticos, agora sentar a mesa com educação, com respeito, não significa tomar decisão política. Decisão política do PSD deve ser tomada em março de 2026“.

Otto reforça apoio a Jerônimo

Durante participação no programa “De Olho na Bahia”, na Rádio Mix FM Salvador na segunda-feira (10), Otto reforçou seu apoio a Jerônimo. O senador também falou sobre a formação da chapa “puro sangue” para as eleições de 2026 que pode deixar de fora seu correligionário, o senador Angelo Coronel (PSD), que quer disputar a reeleição.

Ele defendeu a gestão do petista e minimizou a necessidade de grandes mudanças. “Em time que está ganhando, não se mexe. O governador tem tido uma gestão eficiente, e o importante é a continuidade do trabalho”, afirmou.

Senador minimiza baixa na popularidade de Lula

Na ocasião, Otto Alencar também minimizou a queda na popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), apontada por pesquisas recentes.

A avaliação das pesquisas indicou uma queda na aprovação do presidente, mas isso é sazonal e pode ser recuperado. Em qualquer confronto eleitoral, Lula ainda aparece como favorito”, afirmou o senador.

Segundo Otto, fatores econômicos e ambientais tiveram impacto na popularidade do governo. “O aumento da inflação está ligado à maior circulação de dinheiro entre as famílias, com a redução do desemprego para 6,4%. Tivemos também problemas ambientais, como as enchentes no Rio Grande do Sul e a estiagem no Centro-Oeste, que afetaram a produção agrícola”, explicou.

Otto também defendeu as políticas econômicas do governo e criticou a pressão do mercado financeiro para manter juros elevados. “O Estado só avança quando o dinheiro circula na mão de muitos, e não apenas na Faria Lima e na Avenida Paulista”, declarou.

Matheus Calmon

Matheus Calmon

Matheus é jornalista, pós-graduado em jornalismo digital e especialista em contar histórias que informam e conectam, com paixão por investigar, escrever e dar voz a questões que importam.

Héber Araújo

Héber Araújo

Bacharel em Jornalismo pela Unijorge e pós-graduado em Comunicação em Multimeios, sou repórter de política, apaixonado por cinema e entretenimento. Com 2 anos de experiência em assessoria, busco nova pós rumo ao mestrado.

Mais Lidas

Política

Últimas Notícias

BBB 25: Diego, Renata e Vitória disputam permanência em paredão decisivo nesta quinta -
BBB 25 17/04/2025 às 19:03

BBB 25: Diego, Renata e Vitória disputam permanência em paredão decisivo nesta quinta

Emparedados utilizam Raio-X para refletir sobre jogo e pedir votos ao público


Salvador lidera ranking do IBGE com quase 1 milhão vivendo em ruas sem calçada -
Cidades 17/04/2025 às 19:03

Salvador lidera ranking do IBGE com quase 1 milhão vivendo em ruas sem calçada

Quase metade da população vive em vias sem passeios adequados; capital baiana também tem índice crítico de arborização e infraestrutura viária


Wagner minimiza crise com PSD e volta a defender chapa ‘puro sangue’ com Jerônimo e Rui em 2026 -
Política 17/04/2025 às 18:12

Wagner minimiza crise com PSD e volta a defender chapa ‘puro sangue’ com Jerônimo e Rui em 2026

Petista descarta rompimento com aliados e afirma que decisão sobre composição será tomada com diálogo


Agenda cultural: Barulhinho Bom, Julio Caldas, Renata Bastos, Zelito Miranda, CineSom e mais; confira no Portal M! -
Cultura 17/04/2025 às 17:21

Agenda cultural: Barulhinho Bom, Julio Caldas, Renata Bastos, Zelito Miranda, CineSom e mais; confira no Portal M!

Confira principais eventos do fim de semana em Salvador e aproveite experiências imperdíveis de lazer


Junior Marabá concede reajuste de 7% para servidores de Luís Eduardo Magalhães -
Política 17/04/2025 às 16:30

Junior Marabá concede reajuste de 7% para servidores de Luís Eduardo Magalhães

Prefeito distribui 5 toneladas de peixe e 3,5 mil ovos na Páscoa solidária


RG animal gratuito já está disponível: veja como cadastrar seu pet e garantir castração e microchip -
Cidades 17/04/2025 às 15:39

RG animal gratuito já está disponível: veja como cadastrar seu pet e garantir castração e microchip

Governo lança programa inédito para promover bem-estar animal e combater abandono com base de dados unificada


Fim do jejum! Vitória vence primeira na série A com golaço e defesa ainda preocupante -
Esporte 17/04/2025 às 14:48

Fim do jejum! Vitória vence primeira na série A com golaço e defesa ainda preocupante

Rubro-Negro conquista primeiro triunfo após sete jogos em noite marcada por falhas defensivas e acerto nas bolas paradas


Mais de 190 mil passageiros devem embarcar no ferry-boat e rodoviária de Salvador no feriadão; veja dicas para evitar filas -
Cidades 17/04/2025 às 13:57

Mais de 190 mil passageiros devem embarcar no ferry-boat e rodoviária de Salvador no feriadão; veja dicas para evitar filas

Expectativa é de movimento intenso tanto nas travessias marítimas quanto nas viagens intermunicipais; veja esquemas de transportes


Preço da Hora Bahia revela onde economizar até 57% nos itens da Semana Santa em Salvador -
Cidades 17/04/2025 às 13:06

Preço da Hora Bahia revela onde economizar até 57% nos itens da Semana Santa em Salvador

Alerta para quem vai às compras: peixe e feijão têm diferença de até R$ 12 no feriadão da Páscoa


Feriadão de Semana Santa e Tiradentes: veja o que abre e fecha em Salvador e RMS -
Cidades 17/04/2025 às 12:15

Feriadão de Semana Santa e Tiradentes: veja o que abre e fecha em Salvador e RMS

Durante período, muitos estabelecimentos terão horários especiais e alguns serviços fechados


Vixe