Quatro odontomóveis (consultórios itinerantes) estão sendo utilizados pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) para intensificar o acesso da população aos serviços odontológicos. Os consultórios itinerantes estão prestando serviços ao longo desta semana nas localidades de Parque São Cristóvão, Alto de Coutos, Pirajá e Uruguai, das 8h às 15h. Para ter acesso ao serviço, basta apresentar o Cartão SUS de Salvador e documento original com foto.
Nos odontomóveis é possível conseguir avaliações bucais com dentistas, restaurações, limpezas, aplicação tópica de flúor e possíveis exodontias (extrações), dentre outros serviços. Além do acolhimento in loco, os profissionais podem realizar os encaminhamentos para procedimentos de média complexidade nos Centros Especializados Odontológicos (CEOs).
A coordenadora de Saúde Bucal da SMS, Mylena Leal, destaca que o incremento de três odontomóveis este ano e a utilização dos consultórios portáteis reforçaram o quadro de assistência odontológica na capital baiana. “Hoje, são quatro equipamentos itinerantes chegando nas comunidades para estimular os cuidados com a boca. Criar o hábito de tratar da saúde bucal de forma precoce previne e garante um futuro com menos agravos”
Além dos odontomóveis, a rede municipal de Saúde presta atendimentos odontológicos eletivos em 160 postos de saúde e seis CEOs. Na Unidade de Atendimento Odontológico (UAO) Dique, o funcionamento é em regime de emergência 24h.
Consultórios portáteis – A implementação dos consultórios odontológicos portáteis também intensificou o acesso a qualidade do tratamento de saúde bucal na rede pública. A SMS utiliza os equipamentos em ações extramuros, como em escolas ou módulos de saúde. Atualmente, o município conta com 200 consultórios portáteis.
Confira a programação dos odontomóveis:
- Parque São Cristóvão (até 27 de julho): Campo do Corte – Travessa Alto de Santa Bárbara, 33, Parque São Cristóvão;
- Ame Pirajá (fixo): Estrada Campinas de Pirajá, 1051A, Marechal Rondon;
- Alto de Coutos (até 27 de julho): Rua do Congo, 4;
- Uruguai (até 3 de agosto): Rua Luiz Regis Pacheco, na Paróquia Nossa Senhora dos Alagados.
Leia também:
Falacrofobia: especialista desvenda medo irracional dos homens em ficar calvo
Baixa cobertura vacinal pode favorecer aumento de casos de coqueluche no Brasil
Salvador terá vacinação antirrábica gratuita para cães e gatos