Dia Mundial do Autismo: psicóloga alerta sobre romantização, diagnósticos errados e desafios na inclusão
Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que mais de 70 milhões de pessoas no mundo tenham TEA, sendo mais de 2 milhões no Brasil

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado nesta quarta-feira (2), busca ampliar o debate sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e combater o preconceito. O TEA afeta o neurodesenvolvimento, causando dificuldades na interação social, comunicação verbal e não verbal, além de envolver comportamentos repetitivos e interesses restritos.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que mais de 70 milhões de pessoas no mundo tenham TEA, incluindo mais de 2 milhões no Brasil. Especialistas destacam que o diagnóstico precoce, geralmente entre 1 ano e meio e 3 anos, é essencial para garantir suporte adequado e favorecer o desenvolvimento da pessoa autista.
Importância da conscientização sobre o TEA
De acordo com a psicóloga Bianca Reis, a conscientização é essencial não apenas para ampliar o conhecimento sobre o TEA, mas também para garantir melhores políticas públicas.
“O autismo é uma questão social assim como de saúde pública. Conscientizar a população, buscar políticas públicas e melhorias para as pessoas com TEA e suas famílias é essencial e indispensável”, afirma Bianca.
Risco da romantização do autismo
Nos últimos anos, o aumento dos diagnósticos tem levantado discussões sobre uma possível romantização do autismo, o que pode gerar desinformação e dificultar avanços na legislação e nas políticas públicas voltadas para essa população.
“A romantização do autismo provoca brigas dentro da comunidade, faz as pessoas terem o entendimento errado do que é o autismo e influencia as políticas públicas e toda legislação ou toda discussão de política pública causa várias implicações na comunidade do autismo.”, explica a psicóloga.
Outro fator de preocupação para os especialistas é o crescimento de diagnósticos equivocados, muitas vezes motivados por desinformação ou interesses secundários.
“Além do aumento dos diagnósticos devido a subnotificação do passado e questões multifatoriais, há também quem esteja passando a considerar que obter o diagnóstico, sem estar no Espectro é interessante”, alerta Bianca Reis.
Desafios enfrentados por pessoas com TEA e suas famílias
De acordo com Bianca, mesmo com avanços na legislação, muitas famílias ainda enfrentam desafios diários para garantir os direitos das pessoas autistas. O estigma e a falta de acessibilidade são algumas das barreiras.
“Crianças diagnosticadas com TEA, assim como seus familiares, não se sentem à vontade para falar do assunto abertamente, pois ainda existe discriminação em relação a essa temática”, destaca a psicóloga.
O diagnóstico precoce e o acesso a intervenções adequadas fazem toda a diferença no desenvolvimento de crianças com autismo. Quanto antes os responsáveis compreendem as necessidades da criança, mais eficaz será o suporte oferecido.
“É indispensável ampliar a visibilidade para essa luta. É preciso acesso às avaliações diagnósticas prévias, intervenções especializadas, políticas públicas e respeito pela diversidade”, ressalta Bianca Reis.
Avanços na legislação e desafios na inclusão
Segundo Bianca Reis, a Lei 12.764/2012 foi um marco na proteção dos direitos das pessoas com TEA, e, em 2020, a Lei 13.977 criou a Carteira de Identificação da Pessoa com Autismo. No entanto, a inclusão ainda enfrenta desafios significativos.
Mesmo com legislações que garantem direitos, muitas pessoas autistas seguem excluídas da educação e do mercado de trabalho, o que reforça a necessidade de políticas mais efetivas.
“O compromisso em acreditar, estimular e inserir com inclusão afetiva (e não apenas aceitação), contextualizada e respeitosa é premissa indispensável para o desenvolvimento das potencialidades individuais, conquista de autonomia e qualidade de vida, do paciente com TEA”, conclui Bianca Reis.
Sobre Bianca Reis
Bianca Reis é psicóloga (CRP 03/11.152), psicoterapeuta, palestrante e facilitadora de grupos. Mestra em Família, é especialista em Psicoterapia Junguiana, pós-graduada em Estimulação Precoce e pós-graduanda em Neuropsicologia, Psicologia do Desenvolvimento e Terapia do Esquema. Atua há mais de 11 anos na área clínica, atendendo pacientes com demandas relacionadas a relacionamentos, infância, ansiedade, depressão e outras questões psicológicas.
Mais Lidas
Saúde anuncia 3,5 mil vagas para residência e atuação imediata no SUS
Saúde
Hupes-Ufba é habilitado para cirurgias trans e vira referência na Bahia
Saúde anuncia 3,5 mil vagas para residência e atuação imediata no SUS
Últimas Notícias

Gerente do Samu alerta para riscos com fogueiras e fogos no São João e dá dicas para evitar queimaduras
De acordo com o médico Ivan Paiva Filho, é necessário ter atenção, especialmente com crianças

Copa do Brasil: CBF divulga datas e horários dos jogos das oitavas de final
Confrontos estão agendados para ocorrer entre os dias 29 de julho e 7 de agosto

Ao lado de Zé Ronaldo, Jerônimo autoriza R$ 1,3 bilhão para ampliação do saneamento e abastecimento de água em Feira de Santana
Investimento terá foco na universalização do acesso ao saneamento básico e na manutenção da atual cobertura de abastecimento de água

Prefeitura de Salvador premia 96 entidades culturais com até R$ 60 mil e reconhece mais de 100 coletivos
Ao todo, 96 projetos receberam prêmios em dinheiro, enquanto 105 entidades e coletivos foram certificados por reconhecimento público

Itamaraty reitera recomendação para que brasileiros não façam viagens não essenciais para Israel
Autoridades brasileiras ficaram retidas após bombardeios entre Israel e Irã e aguardam retorno ao Brasil

Prazo para pagar inscrição do Enem 2025 termina nesta quarta-feira; veja como quitar taxa
Pagamento pode ser quitado por meio de boleto bancário, via Pix, cartão de crédito, débito em conta-corrente ou poupança

Governo do Estado abre diálogo com Alemanha para parcerias em sustentabilidade e produção agrícola
Encontro resultou na proposta de ações conjuntas voltadas para a agricultura

Governo quer elevar etanol na gasolina para 30% e reduzir importação, diz ministro de Minas e Energia
Segundo Alexandre Silveira, medida poderá reduzir significativamente a dependência do Brasil em relação à importação de gasolina

Loyola destaca articulação de Jerônimo e diz que base governista está de ‘braços abertos’ para prefeitos de todos os partidos
Ao Portal M!, Loyola destacou que foco do diálogo com os municípios tem sido atender às demandas locais

Flávio Dino reúne especialistas no STF para discutir ‘emendas pix’ e controle do orçamento público
Audiência foi convocada no âmbito de três ações em tramitação no STF que questionam alterações constitucionais relacionadas às emendas parlamentares impositivas