Malafaia acusa Hugo Motta de barrar projeto de anistia e diz que deputado ‘está enganando o povo brasileiro’
Em vídeo divulgado nas redes sociais, Malafaia acusou Motta de mentir ao afirmar que conduziria o tema ‘com a serenidade que ele requer’

O pastor Silas Malafaia voltou a criticar, nesta terça-feira (8), o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), por não pautar o projeto de anistia aos presos do 8 de Janeiro. Em vídeo divulgado nas redes sociais, Malafaia acusou Motta de mentir ao afirmar que conduziria o tema “com a serenidade que ele requer” para evitar “uma crise institucional“.
“Ele falou que é contra a urgência do projeto da anistia porque isso tensiona os Poderes da República. Mentiroso. A anistia pertence ao Congresso Nacional, não pertence ao STF, nem a Lula e seu governo. Ele está enganando o povo brasileiro”, disse o pastor.
As críticas de Malafaia em meio à pressão exercida por parlamentares bolsonaristas para que o projeto, visto como benéfico ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), avance na Câmara. O deputado Hugo Motta foi procurado para comentar as declarações, mas não respondeu até o momento.
O pastor afirmou que o deputado atua “a serviço de Alexandre de Moraes e de Lula“. Ele também acusou Motta de autorizar a tramitação de quatro projetos de autoria do Judiciário sem apoio de líderes partidários e sem requerimento de urgência.
Contudo, os projetos em questão tiveram urgência solicitada por Gilberto Abramo (MG), líder do Republicanos, e seguiram o trâmite nas comissões temáticas.
Projetos do Judiciário e acusações
As propostas mencionadas por Malafaia tratam de criação de cargos comissionados, instalação de varas judiciais e alteração de nomenclaturas de funções. Três são de autoria do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e um do Supremo Tribunal Federal (STF).
O pastor argumentou que Motta tem interesse em acelerar esses projetos para se proteger de investigações.
“Ele está a serviço de Alexandre de Moraes e de Lula, que são contra a anistia. E também ele está pautando os projetos judiciários. porque tem investigação da Polícia Federal contra ele e o pai dele, ele quer se proteger”, afirmou.
Malafaia citou a Operação Outside, da Polícia Federal, como contexto de suas acusações. A operação foi deflagrada na quinta-feira (03) e investiga suspeitas de superfaturamento, fraude e desvio de recursos públicos em obras na cidade de Patos (PB), administrada por Nabor Wanderley (Republicanos), pai do presidente da Câmara. A prefeitura informou que nenhum prédio público foi alvo de mandados.
A Polícia Federal ainda não mencionou Hugo Motta como alvo direto das investigações. O requerimento de urgência citado por Malafaia é um instrumento que acelera a tramitação legislativa e sua inclusão depende da decisão do presidente da Câmara.
Clima no Congresso e manifestação em São Paulo
Líderes do Centrão não acreditam na possibilidade de o projeto de anistia ser aprovado na Câmara. Para esses parlamentares, as críticas de Malafaia a Motta são interpretadas como contraproducentes. Há avaliação de que o movimento pode prejudicar a articulação para levar a proposta ao plenário.
No domingo (6), durante manifestação na Avenida Paulista com presença de Jair Bolsonaro e 44,9 mil apoiadores, Malafaia voltou a atacar Hugo Motta. “Ele envergonha o honrado povo da Paraíba”, disse o pastor ao criticar a falta de avanço na pauta da anistia.
O projeto de anistia continua sem previsão de votação. A pauta segue travada em meio à disputa entre aliados do ex-presidente Bolsonaro e setores do Congresso que tentam evitar novos confrontos com o Supremo Tribunal Federal.
🚨 URGENTE! Segue a denúncia gravíssima de Silas Malafaia contra o presidente da Câmara Hugo Motta.
— Dennys Deeh (@DennysDeeh_) April 8, 2025
"Hugo Motta está trabalhando para Alexandre de Moraes e Lula, por causa das denúncias contra ele e o pai…" https://t.co/TGp1gEk3d8 pic.twitter.com/I7PMyH4fX3
Bolsonaro diz que Malafaia ‘falou verdades’ ao chamar generais de ‘frouxos’
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou, na segunda-feira (7), que o pastor Silas Malafaia “falou verdades” ao criticar o Alto Comando do Exército durante o ato realizado na Avenida Paulista, em São Paulo, no domingo (6). Na ocasião, Malafaia se referiu aos generais como “uma cambada de frouxos“.
Em entrevista à Revista Oeste, Bolsonaro classificou o discurso como um “desabafo” e disse que o conteúdo das declarações é “revoltante“.
“Não vou repetir aqui porque sou capitão do Exército, né? Fiquei muito triste não com o Malafaia, mas com as verdades que ele falou. Realmente é revoltante a gente ouvir isso daí. Ele fala: ‘Ninguém quer dar um golpe nenhum, não, mas o que está acontecendo é isso’ e se dirigiu aí a algumas autoridades fardadas“, afirmou.
Durante o ato, Malafaia dirigiu críticas aos generais de quatro estrelas do Exército. “Cambada de frouxos, cambada de covardes, cambada de omissos. Vocês não honram a farda que vestem. Não é para dar golpe, não, é para marcar posição“, declarou o líder da Assembleia de Deus Vitória em Cristo.
Mais Lidas
Política
Câmara suspende repasses ao gabinete de Carla Zambelli após ordem do STF
Últimas Notícias

Chuvas intensas colocam Salvador em estado de atenção e causam transtornos
Defesa Civil alerta para riscos de alagamentos e deslizamentos; previsão indica mau tempo até a próxima semana

Falha técnica interrompe operação da Linha 1 do metrô de Salvador e obriga passageiros a caminhar pelos trilhos
Problema ocorreu próximo à estação Bom Juá e causou aglomeração nas plataformas; governo lançou novo trecho entre Lapa e Campo Grande

Inscrições para o Enem 2025 terminam nesta sexta-feira; veja como participar do exame
Prazo inicialmente terminaria em 6 de junho e foi prorrogado em uma semana pelo Ministério da Educação

Inscrições para preparatório gratuito do Enem em Salvador terminam nesta sexta-feira; veja como participar
Aulas têm início previsto para o mês de julho e serão oferecidas de forma presencial por instituições parceiras da Prefeitura

Praça Municipal sediará IV Festival de Quadrilhas Juninas de Salvador a partir desta sexta; confira programação completa
Praça Municipal recebe oito grupos nos dias 13, 14 e 18 com apresentações que integram o Arraiá da Prefs 2025

Brasil pode atingir recorde com 336,1 milhões de toneladas de grãos na safra 2024/25
Caso previsão se confirme, volume representará um aumento de 13% em relação ao ciclo anterior

Confederações do setor produtivo se unem em protesto contra MP que eleva impostos no lugar do IOF
Empresariado contesta elevação de tributos e pede previsibilidade na política fiscal

Senado aprova penas mais duras para crimes em escolas; homicídio passa a ser considerado hediondo
Texto segue para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva

Léo Santana grava novo EP em posto de gasolina e atrai multidão em Salvador
Projeto mistura pagodão, forrógode e fuleragem, e será lançado ainda em junho com regravações e inéditas

CBPM firma parceria com Câmara Brasil-Canadá e busca ampliar investimentos estrangeiros na mineração baiana
Parceria busca promover sustentabilidade e atrair capital estrangeiro para o setor mineral do estado