Bruno Reis reafirma que não há ‘prazo’ para anúncio de reforma do secretariado e diz que educação e saúde serão focos do 2º mandato
Prefeito participou da retomada da CMS e detalhou planos para segurança, educação e transporte público de Salvador, além de ajustes na equipe e atualizações no PDDU

O prefeito Bruno Reis (União Brasil) voltou a dizer, nesta segunda-feira (3), que não há prazo para o anúncio de reforma do secretariado. A declaração ocorreu durante a reabertura dos trabalhos legislativos na Câmara Municipal de Salvador (CMS). Na ocasião, o gestor leu a tradicional Mensagem do Executivo aos vereadores e elencou as prioridades para os próximos quatro anos: educação, saúde e assistência social.
“Nossa equipe está aí performando, entregando, irei fazer alguns ajustes, estou vendo quais são os melhores, tenho conversado, mas sem data, sem prazo, e assim que os melhores forem escolhidos, nós vamos convidar vocês para apresentar”, disse Bruno.
Prioridades para os próximos quatro anos
Durante a leitura da tradicional Mensagem do Executivo aos vereadores, Bruno Reis elencou as prioridades para os próximos quatro anos na administração municipal. Ele destacou melhorias em áreas essenciais, e frisou que o trabalho em parceria com os vereadores é fundamental para alcançar mais conquistas.
“Salvador nos inspira e nos convoca a dar o máximo. Salvador é muito mais do que a cidade que representamos. É o coração que nos move, a força que nos une, a razão pela qual estamos aqui hoje. Vamos em frente, porque Salvador merece mais do que o melhor de nós – ela merece nossa alma, nossa entrega e nossa determinação”, discursou.
“Salvador, que já foi sinônimo de abandono, é hoje reconhecida, ano após ano, como a melhor prefeitura do país. Uma transformação que nos enche de orgulho. Mudamos o destino de uma Salvador que parecia condenada a sofrer. Resolvemos todos os problemas? Não, claro que não! Mas o fato é que tudo o que fizemos juntos enterrou aquele passado. Salvador deixou de ser prisioneira de adversidades e passou a liderar rumos de futuro”, completou.
Em seu discurso, Bruno Reis destacou a universalização da Atenção Básica em Salvador, com 70% de cobertura, além do investimento em hospitais para que o município pudesse tratar também dos casos de maior complexidade.
“Nós universalizamos a Atenção Básica e expandimos a atenção especializada muito além do que manda a Constituição para um município. Salvador agora tem 18 UPAs e PAs, 5 Multicentros, 12 bases do SAMU, 4 Centros de Reabilitação, Laboratório Central de Exames, prontuário eletrônico, a primeira Escola Municipal de Saúde Pública e centenas de novas unidades, construídas ou reformadas”, completou.
Ele destacou que a capital baiana terá em breve quatro hospitais municipais e já fez o primeiro Hospital Veterinário público de toda a Bahia.
“Neste segundo mandato, podem ter certeza, a saúde vai melhorar e se expandir ainda mais. Vamos fazer o primeiro Centro Municipal de Exames e a primeira Ótica Pública. Vamos aumentar o atendimento especializado nos finais de semana com o Domingão da Saúde e fortalecer a saúde mental. Vamos seguir no trabalho incessante de agilizar a resposta às demandas e de aproximar a saúde de quem precisa”, discursou.
Plano Municipal de Segurança
Em entrevista a jornalistas, Bruno também abordou a temática do Plano Municipal de Segurança. O chefe do Executivo Municipal ressaltou que o documento está em fase de elaboração e revelou que deve ser finalizado até o final do primeiro semestre.
“Ele traz o diagnóstico de toda a situação da segurança, traz quais são os problemas e de que forma a prefeitura que tem as limitações operacionais e constitucionais pode atuar para ajudar no enfrentamento da questão da segurança”, afirmou o prefeito a jornalistas.
Bruno ressalta importância do PP na gestão municipal
Bruno Reis também foi perguntado sobre uma possível debandada dos vereadores do PP para a oposição. O assunto ganhou força nos últimos dias, após rumores de que vereadores da sigla buscam mais espaço no governo municipal. Ao falar sobre o tema, o prefeito frisou que o PP tem a secretaria mais importante, a de Governo, ocupada atualmente por Cacá Leão.
“O PP tem a secretaria mais importante, está ali do lado do prefeito, tomando as decisões. Um craque da política que ainda vai orgulhar muito essa cidade, esse Estado, que é o nosso Cacá Leão. Todos serão tratados com respeito, com todo carinho e sempre com uma coisa que eu não abro mão, é ter os melhores para governar”, declarou.
Atualização do PDDU em 2025
O prefeito também abordou a temática do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU), e afirmou que as discussões já foram iniciadas. Ele lembrou que o Plano do Município de Salvador deve ser atualizado a cada oito anos, prazo que encerra em junho deste ano.
“Nós já começamos essas discussões, mas vai tendo um longo caminho a ser percorrido, ouvir as regiões administrativas, ouvir sugestões de todos os atores envolvidos, em especial da população, para a gente ter um plano diretor ainda mais moderno e mais eficiente”.
Situação dos rodoviários ex-CSN
Na ocasião, Bruno Reis também comentou sobre a manifestação realizada em frente à Câmara, por ex-funcionários da Concessionária Salvador Norte, que foram demitidos com a extinção da empresa, devido o não recebimento de verbas rescisórias. O prefeito frisou que tem atuado na situação, e classificou o ato como um “movimento político”.
“Posso dizer que se não fosse esse prefeito aqui, com toda humildade, eles jamais receberiam as indenizações. Vai a cartório, fechou isso na sexta-feira passada, eles sabem disso. Então, é mais um movimento político do que reivindicatório”, destacou.
Educação deve avançar
Outro ponto abordado pelo gestor municipal durante seu discurso foi a educação de Salvador. Na ocasião, Bruno lembrou que o município já subiu algumas posições no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), saindo da última posição, e chegando em 14ª. Entretanto, o plano é melhorar e avançar ainda mais. A meta, segundo o prefeito, é ocupar as primeiras posições.
“Não vou medir esforços nem investimentos para isso e espero ter a capacidade de contar com o apoio desta Casa, com todos que fazem da educação algo crucial para a vida das pessoas e a gente juntos poder levar Salvador para essa posição. Eu quero avançar muito na educação. Eu quero, com esses quatro anos, ter mais tempo e ter, principalmente, com a não paralisação das aulas, condições de buscar esse objetivo”, destacou.
Bruno diz que elogios à Educação não tem a ver com ‘posição de ninguém’
Questionado se os elogios ao setor da educação eram direcionados também ao secretário Thiago Dantas, Bruno ressaltou que não havia ligação com “posição de ninguém”, e sim com seus “compromissos de vida”.
“Não tem nada a ver com posição de ninguém, tem a ver com meus compromissos de vida, das minhas formações, dos meus princípios e dos meus valores. Eu aprendi em casa com minha mãe, que era professora, minha avó, que me criou, que era professora, minha madrinha, minha tia, e por ser um produto da educação”.
Transporte público
Durante a leitura da mensagem ao Legislativo, Bruno reforçou ainda realizará ações na área de mobilidade. Ele lembrou que no primeiro mandato entregou o BRT desde a Rodoviária e a Pituba até a Lapa, com 18 bairros beneficiados diretamente e mais de 1 milhão de passageiros por mês.
“Neste mandato, vamos levar o BRT ao corredor Gal Costa-Pinto de Aguiar, chegando até o Lobato, na Enseada dos Tainheiros. Outro serviço de ônibus rápido vai começar a operar em breve: o BRS. Serão cerca de 50 novos ônibus em operação na Orla Atlântica e na Avenida Dorival Caymmi, no mesmo padrão de conforto do BRT”, afirmou o prefeito.
Entre as intervenções de mobilidade previstas para este mandato estão a ligação Luís Eduardo Magalhães-Pernambués, a Via Expressa Paripe, o sistema viário das Colinas de Piatã até a Orlando Gomes e um acesso ligando a Luís Eduardo à Silveira Martins, na Rótula do Abacaxi. E pelo projeto Ruas Diretas, serão qualificadas rotas em bairros e vias como Mata Escura, Uruguai, São Marcos, Caminho de Areia, Estácio Gonzaga, Conselheiro Zacarias e na Lima e Silva.
“Estamos avançando para ter 100% da frota com ar-condicionado. Já começaram a chegar os primeiros dos cerca de 500 ônibus climatizados que estamos comprando em parceria com o Banco Mundial e o BNDES, ou que estão sendo adquiridos pelas próprias empresas”, disse Bruno.
Matheus Calmon
Matheus é jornalista, pós-graduado em jornalismo digital e especialista em contar histórias que informam e conectam, com paixão por investigar, escrever e dar voz a questões que importam.
Mais Lidas
Política
Últimas Notícias

Estudantes da UFBA vencem competição internacional de aerodesign e se tornam bicampeões mundiais
Competição internacional voltada para engenharia aeronáutica reuniu times universitários de diversos países

Às vésperas de julgamento do STF, Silvinei Vasques diz ser alvo de ‘relatório fraudulento’
Ex-diretor da PRF é acusado de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, entre outros crimes

Morte do papa Francisco inicia conclave; Brasil terá sete cardeais na escolha do novo pontífice
Para que um candidato seja eleito, é necessário obter dois terços dos votos válidos

AVC e insuficiência cardíaca causaram morte do papa Francisco, diz Vaticano
Pontífice faleceu em casa, no Vaticano, e será sepultado na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma

Final do BBB 25 será decidida entre pipocas pelo segundo ano consecutivo; relembre
Guilherme, João Pedro e Renata são os três finalistas da edição comemorativa dos 25 anos do Big Brother Brasil

Obras do VLT de Salvador atingem 18% de execução e pode ter linha de teste até dezembro
Jerônimo Rodrigues vistoriou execução do Trecho 1, que já conta com 1,6 km de via permanente implantada

Ainda sem triunfos no Brasileirão, Bahia enfrenta Ceará para espantar má fase
Partida válida pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro ocorrerá nesta segunda-feira (21), às 20h

ACM Neto anuncia agenda quinzenal pelo interior e mira fortalecimento para eleições de 2026
Declaração foi feita durante a Corrida Azul, em Santo Estêvão, evento voltado à conscientização sobre o autismo

Alexandre de Moraes concede prisão domiciliar a condenados do 8 de Janeiro por motivos de saúde
Decisões têm como base laudos que apontam condições graves de saúde

Michelle convoca jejum e oração de sete dias por recuperação de Jair Bolsonaro
Ex-presidente segue internado no Hospital DF Star, em Brasília, após se submeter a uma nova cirurgia