AL-BA: Otto crava reeleição de Menezes e descarta impossibilidade de assumir 3º mandato
Mesmo diante de incertezas jurídicas sobre continuidade de correligionário no cargo, presidente do PSD-BA descarta novo nome na disputa
![AL-BA: Otto crava reeleição de Menezes e descarta impossibilidade de assumir 3º mandato -](https://muitainformacao.com.br/wp-content/uploads/2025/01/WhatsApp-Image-2025-01-29-at-08.36.38-930x620.jpeg)
O presidente do PSD-BA, senador Otto Alencar, reafirmou, nesta quarta-feira (29), seu apoio à reeleição do correligionário Adolfo Menezes (PSD) para a presidência da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). Mesmo diante de incertezas jurídicas sobre a continuidade de Menezes no cargo, o dirigente partidário descartou a possibilidade de um novo nome na disputa e demonstrou confiança na reeleição do atual presidente.
“Essa nunca foi minha tese [de outra eleição]. Adolfo é o candidato, tem a maioria, vai ser eleito, acredito que vem mais de dois terços dos votos da Assembleia. Nunca me tocou outra decisão que não fosse Adolfo e com a formação de uma chapa proporcional como eu sempre defendi”, declarou o senador ao Portal M! durante o 8º Encontro de Prefeitos da Bahia, em Salvador.
Adolfo pode se reeleger, mas não assumir
A eleição para a mesa-diretora da AL-BA, que definirá os ocupantes dos cargos para o biênio 2025-2027, está marcada para a próxima segunda-feira (3). Nos bastidores, no entanto, há o temor de que, mesmo com a vitória de Adolfo, sua permanência no cargo seja questionada judicialmente. O Supremo Tribunal Federal (STF) já formou entendimento contrário à recondução de presidentes de casas legislativas dentro da mesma legislatura, o que poderia levar à anulação do pleito e à necessidade de uma nova eleição.
Apesar desse cenário, Otto Alencar reforçou que seu partido seguirá firme na defesa da candidatura de Adolfo. O senador defende, no entanto, que a construção da chapa deve ser feita com consenso entre as legendas que compõem a AL-BA.
“Será eleito, será presidente ao longo de 2 anos e a minha tese é essa. Devem, os partidos dentro da Assembleia, fazer essa composição, apresentar a chapa e vamos votar na chapa inteira”, afirmou o senador.
Diante da proximidade da eleição e da incerteza jurídica, parlamentares da base aliada e da oposição seguem atentos ao desdobramento da disputa. Caso a reeleição de Adolfo seja contestada judicialmente, o primeiro vice-presidente eleito terá a missão de conduzir um novo pleito para a escolha do chefe do Legislativo baiano.
Menezes possui apoio quase unânime na AL-BA
Apesar dos imbróglios dos últimos dias até mesmo dentro do seu partido diante de judicialização de seu terceiro mandato, o atual presidente Adolfo Menezes conseguiu contornar a situação e possui apoio quase unânime na AL-BA. Apenas o deputado Hilton Coelho (PSOL) não apoia e promete acionar a Justiça. O Supremo Tribunal Federal (STF) já definiu a proibição de um terceiro mandato consecutivo nas casas legislativas do país.
As bancadas governista e de Oposição reafirmaram, na última quinta-feira (23), que vão votar na reeleição, costuram apenas agora uma modificação no regimento interno para convocação de nova eleição no caso de impedimento de Menezes para seu terceiro mandato. Isso evitaria que o PT (leia-se Rosemberg Pinto) assumisse por tempo indeterminado o comando da AL-BA. O acordo também prevê o apoio das duas bancadas à deputada estadual Ivana Bastos para a presidência e assim a permanência do PSD no comando do Legislativo.
Apoio do PSD
A candidatura de Adolfo Menezes também ganhou reforço significativo dentro do PSD, partido ao qual ele pertence. Durante reunião da sigla, o presidente estadual, senador Otto Alencar, reafirmou o apoio unânime da bancada à recondução de Menezes ao comando da Casa, com anuência, inclusive, do senador Angelo Coronel, também presente no encontro.
Otto também defendeu a composição da mesa-diretora com base na proporcionalidade, garantindo espaço para representantes de diversos partidos da base. “É sempre mais democrático, transparente e evita a predominância de um único partido. Sempre defendi isso como essencial para a governabilidade e para o equilíbrio político na gestão estadual”, declarou o senador.
Sobre a possível impugnação da candidatura de Menezes, Otto Alencar preferiu adotar uma postura cautelosa. “Não sou julgador, sou apoiador. Quero que dê tudo certo, até porque seria uma posição de confronto com a candidatura. Confio, acredito e sei que vai dar tudo certo”, afirmou Otto, demonstrando confiança na permanência de Adolfo Menezes.
Desafios jurídicos
Embora o apoio político a Adolfo Menezes esteja consolidado, sua candidatura ainda enfrenta um imbróglio jurídico. Há uma possibilidade de que o Supremo Tribunal Federal (STF) barre sua reeleição, já que proíbe a continuidade de um terceiro mandato consecutivo para o cargo de presidente.
Apesar da incerteza, o consenso em torno do nome de Menezes segue sólido, com apoio de importantes lideranças políticas e o compromisso de buscar uma composição que respeite a diversidade de partidos na mesa-diretora. Com o avanço das negociações e a proximidade da eleição, prevista para o início de fevereiro, a candidatura de Adolfo Menezes parece ganhar força, mas o desfecho final dependerá da resolução do cenário jurídico.
Mais Lidas
‘Bonés à la Trump’ criam embate entre Eduardo Bolsonaro e Randolfe ; entenda
Política
Sivaldo Rios é homologado como candidato único à presidência da FecBahia
Chapa única: candidatura de Wilson Cardoso à presidência da UPB é homologada
Bolsonaro lidera intenção de votos contra Lula em 2026, aponta pesquisa
Bolsonaro convoca apoiadores para protesto por ‘Fora Lula 2026’ em março
Lula propõe venda direta de diesel para reduzir custos ao consumidor
Últimas Notícias
![Mulher morre após realizar três cirurgias plásticas em clínica de estética de Salvador -](https://muitainformacao.com.br/wp-content/uploads/2025/02/reproducao_tvbahia-1-320x220.jpg)
Mulher morre após realizar três cirurgias plásticas em clínica de estética de Salvador
Vítima identificada como Veruska Rendall, passou por procedimentos no abdômen, mama e nádegas, em uma operação que durou aproximadamente 15 horas
![Sivaldo Rios é homologado como candidato único à presidência da FecBahia -](https://muitainformacao.com.br/wp-content/uploads/2025/02/FecBahia-320x220.jpg)
Sivaldo Rios é homologado como candidato único à presidência da FecBahia
Novo líder da Federação quer fortalecer parcerias para impulsionar o desenvolvimento dos municípios baianos
![Chapa única: candidatura de Wilson Cardoso à presidência da UPB é homologada -](https://muitainformacao.com.br/wp-content/uploads/2025/02/Wilson-Cardoso-tem-candidatura-a-presidencia-da-UPB-homologada-320x220.jpg)
Chapa única: candidatura de Wilson Cardoso à presidência da UPB é homologada
Prefeito de Andaraí propõe descentralização da gestão, modernização do estatuto e defesa da PEC-66 para aliviar municípios
![Brasil amplia proteção infantil com vacina e anticorpo contra VSR no SUS -](https://muitainformacao.com.br/wp-content/uploads/2025/02/vacina_vsr_bebe_rovenarosa_agbrasil-320x220.jpg)
Brasil amplia proteção infantil com vacina e anticorpo contra VSR no SUS
Ministério da Saúde anuncia inclusão de novas tecnologias para prevenir infecções respiratórias graves em bebês
![Operação captura peixe-leão pela primeira vez na Bahia -](https://muitainformacao.com.br/wp-content/uploads/2025/02/Operacao-na-Bahia-encontra-e-captura-peixe-leao-pela-primeira-vez-320x220.jpg)
Operação captura peixe-leão pela primeira vez na Bahia
Espécie, que ameaça aos ecossistemas marinhos e faz mal à saúde, foi encontrada em Morro de São Paulo
![De saída da UPB, Quinho não descarta sair a vice de Jerônimo, mas confessa desejo de ser prefeito de Conquista -](https://muitainformacao.com.br/wp-content/uploads/2025/02/quinho-upb-320x220.jpeg)
De saída da UPB, Quinho não descarta sair a vice de Jerônimo, mas confessa desejo de ser prefeito de Conquista
Pessedista também celebrou resultados em sua gestão na entidade, que passa a ser comandada por Wilson Cardoso (PSB), prefeito de Andaraí, em março
![Rosemberg defende retomada do Estaleiro Enseada como motor da indústria naval na Bahia -](https://muitainformacao.com.br/wp-content/uploads/2025/02/Rosemberg-320x220.jpg)
Rosemberg defende retomada do Estaleiro Enseada como motor da indústria naval na Bahia
Parlamentar destaca potencial do empreendimento para gerar empregos e fortalecer a indústria naval.
![PF apreende vinhos falsificados e investiga suspeitos de movimentarem R$ 10 mi na Bahia -](https://muitainformacao.com.br/wp-content/uploads/2024/12/PF-320x220.jpg)
PF apreende vinhos falsificados e investiga suspeitos de movimentarem R$ 10 mi na Bahia
Ao todo, seis indivíduos de Salvador e Feira de Santana são investigados na 'Operação Baco'; uma pessoa foi presa
![Prefeita de Lauro de Freitas cancela Carnaval por crise financeira de gestão anterior -](https://muitainformacao.com.br/wp-content/uploads/2025/02/Carnaval-de-rua-320x220.jpg)
Prefeita de Lauro de Freitas cancela Carnaval por crise financeira de gestão anterior
Decisão tem como objetivo equilibrar finanças da cidade, garantindo aplicação responsável dos recursos públicos
![Bolsonaro lidera intenção de votos contra Lula em 2026, aponta pesquisa -](https://muitainformacao.com.br/wp-content/uploads/2024/12/Jair-Bolsonaro-2-320x220.jpg)
Bolsonaro lidera intenção de votos contra Lula em 2026, aponta pesquisa
Levantamento do Instituto Paraná indica vantagem do ex-presidente, mesmo estando inelegível