Prefeita de Lauro de Freitas cancela Carnaval por crise financeira de gestão anterior
Decisão tem como objetivo equilibrar finanças da cidade, garantindo aplicação responsável dos recursos públicos

A prefeita de Lauro de Freitas, Débora Régis (União Brasil) anunciou, na manhã desta terça-feira (18), a suspensão das festividades de Carnaval deste ano no município da Região Metropolitana de Salvador (RMS). Segundo a gestora, a decisão se deve ao estado de emergência e calamidade financeira decretado, conforme publicado no Diário Oficial do dia 7 de janeiro, e tem como objetivo equilibrar as finanças da cidade herdadas pela ex-prefeita Moema Gramacho (PT), garantindo a aplicação responsável dos recursos públicos.
Segundo a prefeita, a prioridade é restabelecer a eficiência fiscal e assegurar o funcionamento dos serviços essenciais. Dessa forma, cidadãos, entidades e instituições interessadas em realizar eventos carnavalescos deverão obter autorização junto às pastas responsáveis.
Os pedidos devem ser feitos na Secretaria de Planejamento, Desenvolvimento Urbano Sustentável e Ordenamento do Uso do Solo, no Centro Administrativo de Lauro de Freitas (Calf), ou na Secretaria de Cultura, Esporte, Juventude e Lazer, no Terminal Turístico Mãe Mirinha de Portão. O atendimento ocorre das 8h às 12h e das 14h às 17h.
Crise financeira e corte de gastos
A decisão de cancelar o Carnaval foi tomada devido ao grave comprometimento financeiro encontrado pela nova gestão em janeiro de 2025. Entre os principais problemas relatados estão a insuficiência de recursos para honrar compromissos básicos, como o pagamento da folha salarial de dezembro de 2024, além de dívidas acumuladas, inadimplência fiscal e previdenciária.
A prefeitura destacou que os custos do Carnaval são elevados, abrangendo despesas com segurança pública, saúde, iluminação, limpeza urbana, além da contratação de bandas e infraestrutura. Como parte das medidas emergenciais para reorganizar as contas públicas, o decreto municipal nº 5.432 estabelece um prazo de 90 dias para a implementação de ações de ajuste fiscal, podendo ser prorrogado por igual período se necessário.
Turistas no Carnaval da Bahia
Apesar do cancelamento em Lauro de Freitas, o Carnaval da Bahia promete movimentar a economia do Estado, com a expectativa de receber mais de 3,5 milhões de turistas. A projeção foi feita pelo secretário estadual de Turismo (Setur), Maurício Bacelar, que também estimou uma injeção de R$ 7 bilhões na economia baiana.
O anúncio foi feito na última sexta-feira (14), durante a apresentação das ações do governo do Estado para o Carnaval, realizada pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT) no Cineteatro 2 de Julho, em Salvador. De acordo com Bacelar, o fluxo de visitantes impactará positivamente a geração de emprego e renda para os baianos durante a folia.
Salvador lidera busca por hospedagem
A capital baiana segue como um dos destinos mais procurados pelos foliões brasileiros. Segundo uma pesquisa da plataforma Booking.com, Salvador ocupa o primeiro lugar na lista das cidades mais desejadas para o Carnaval, superando concorrentes tradicionais como Rio de Janeiro, Recife e Fortaleza.
Com isso, o setor hoteleiro registra alta demanda, com expectativa de repetir os recordes de ocupação do ano passado. O diretor de relações institucionais da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis da Bahia (ABIH-BA), Thiago Sena, afirmou que muitos hotéis próximos aos circuitos oficiais já estão com lotação esgotada. “A demanda cresce com a proximidade da festa, mas Salvador, que tem o maior Carnaval do Brasil, já apresenta alta taxa de ocupação desde cedo”, destacou.
Outros destinos baianos
Além da capital, outras localidades do Estado também se preparam para receber turistas durante o período. Sena apontou que destinos como Porto Seguro, Morro de São Paulo e Praia do Forte atraem aqueles que preferem uma alternativa mais tranquila ao agito dos grandes circuitos carnavalescos.
“A procura por esses destinos segue em alta, e esperamos que esse aumento de demanda se traduza em crescimento dos indicadores do setor hoteleiro e em um fluxo maior de visitantes para toda a Bahia”, concluiu Sena.
Mais Lidas
Tradicional e disputada saída do Ilê Aiyê acontece neste sábado
Carnaval
Daniela Mercury diz que incidente com Tony Salles no Carnaval ‘foi violento’
Ivete Sangalo e Anitta dividem palco no encerramento do Carnaval do Rio
Grande Rio aponta erro em nota e reivindica título do Carnaval do Rio 2025
Saiba como recuperar documentos perdidos no Carnaval de Salvador
Últimas Notícias

Lista de espera do Prouni 2025 tem inscrições até esta quinta-feira

STF mantém condenação de homem envolvido no assassinato de Mãe Bernadete

Governo do Estado anuncia investimento em abastecimento e saneamento em Salvador e Região Metropolitana
Pacote inclui a entrega de obras, novas ordens de serviço e processos licitatórios

TCU determina correções no INSS após detectar erros em milhares de pedidos negados
Relatório do TCU exige ações para aprimorar concessão de benefícios

João Roma critica decisão do STF e diz que Bolsonaro é alvo de perseguição política
Deputado estadual Leandro de Jesus (PL) classificou julgamento como 'político', sem fundamentos sólidos e baseado em 'opiniões, sem fatos, sem provas'

Jerônimo reforça papel estratégico do agro na economia e diz que trabalha para melhorar logística
Durante lançamento da Bahia Farm Show 2025, governador defendeu melhoria da infraestrutura para garantir competitividade ao agronegócio baiano

BBB: Vinícius teme paredão e desabafa após saída de Aline: ‘Meus pensamentos estão me sufocando’
Ex-BBB comentou sobre os participantes, enquanto aliados discutem o impacto da eliminação

Impasse no PT adia eleição para 1º vice-presidência da AL-BA para próxima semana
Partido indicou a deputada Fátima Nunes para vaga, mas candidatura de Júnior Muniz, também do PT, gerou disputa interna pelo cargo

Delegado da Polícia Civil da Bahia é exonerado após investigação sobre desvio de fuzis
Nilton Tormes é investigado por envolvimento no desvio de armas apreendidas em operação

Salvador vence prêmio nacional com projeto que capacita mulheres para atuação no setor de transporte
Iniciativa oferece formação profissional para mulheres interessadas em atuar como motoristas em diferentes modais, incluindo o sistema BRT de Salvador

Junior Marabá cobra investimentos da Coelba e diz que falta de energia trava industrialização em Luís Eduardo Magalhães
Ao Portal M!, prefeito ressaltou que fortalecimento da infraestrutura energética permitiria não apenas a industrialização, mas ampliação de emprego e renda

Presidente da Aiba aposta em tecnologia e expansão nacional para transformar a Bahia Farm Show
Evento, que ocorrerá em junho, promete superar recordes de negócios e público, com destaque para tecnologia e fortalecimento do agronegócio