Lavagem de Itapuã homenageia figuras importantes da comunidade e terá reforço na segurança
Fique por dentro da programação e infraestrutura montada para a festa
Lucas Moura/PMS
A tradicional Lavagem de Itapuã, que acontece nesta quinta-feira (20), é a última celebração das festas populares de Salvador que antecedem o Carnaval. A festa começa com a apresentação do Bando Anunciador, um grupo de músicos de instrumentos de sopro e percussão da comunidade, que percorre as várias ruas do bairro a partir das 2h.
Em seguida, às 5h, o amanhecer é marcado pela alvorada e pela queima de fogos de artifício, anunciando a festividade. A partir desse momento, acontece a Lavagem Nativa, às 5h30, realizada pela comunidade local e pelo Grupo Mãe, que lava as escadas e o pavimento de entrada da Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Itapuã, na Praça Dorival Caymmi, bem em frente à orla.
Em seguida, acontece o samba de roda em frente à igreja, com a participação das Ganhadeiras de Itapuã, grupo de mulheres que preserva a história e a cultura do bairro e da cidade por meio das cantigas de roda.
Confraternização e arrastão
Depois disso, todos participarão de um momento de confraternização no café da manhã comunitário, tradição iniciada por D. Niçu e seguida por seus familiares. No sentido contrário ao cortejo, acontece o arrastão do grupo Mulheres que Incentivam, com saída da Praça Dorival Caymmi às 7h, com destino ao coqueiral de Piatã.
Às 11h30, ocorre a lavagem das escadarias da paróquia, realizada pelas baianas. A festa segue com o cortejo tradicional, composto por aproximadamente 150 baianas, com seus trajes típicos e muita água de cheiro, perfumando o imaginário coletivo de tradições e costumes de nossa terra. O cortejo será acompanhado pelos Alabês, formados pelos vários segmentos de matriz religiosa afro-brasileira.
A Lavagem contará ainda com um carro alegórico temático, conduzindo os homenageados de 2025: Gildete Santana Mendes dos Santos, que participa da Festa de Itapuã no cortejo das baianas com o balaio de milho branco e pipoca, além de organizar o presente na Segunda-feira Gorda; e José Carlos Santana, popularmente conhecido como Doté Zé de Bessem.
Cultura e identidade
O desfile dos grupos artísticos e culturais, originários da comunidade de Itapuã e adjacências, também ganha as ruas do bairro com sua diversidade. Entre blocos de chão, arrastões, afoxés e batucadas, as apresentações revelam muita criatividade e irreverência, dando um sentido de identidade à festa.
A festa contará ainda com a presença do afoxé Filhos de Omolu, Grêmio Afrodescendentes da Bahia, afoxé Filhos de Nanã, Bloco Cultural de Itapuã – Galera do Mar, Arrastão do Jenipapeiro, Associação dos Moradores de Itapuã – Puxada Itapuãnzeira, blocos Yamel, Chabisc, As Santinhas, Cardume do Som, Anarkas – bloquinho de Itapuã, entre outros.
Outro ponto alto da festa é a participação da Baleia Rosa do Amor, que este ano apresentará uma nova roupagem e também irá homenagear a jornalista Helô Sampaio. A Baleia é um ícone cultural da Lavagem de Itapuã e marca uma celebração que começou em 1987, com Waly Salomão e João Loureiro. Os amigos criaram a Festa da Baleia, à época, em referência ao bairro ter sido um ponto de caça de baleias entre os séculos XVII e XIX.
Segurança
Em 2025, cerca de 160 policiais civis estarão envolvidos na Operação Lavagem de Itapuã, coordenada pela Polícia Civil da Bahia em conjunto com outras forças de segurança. A ação tem como objetivo garantir a ordem pública e a proteção de baianos e turistas durante a realização da tradicional festa.
O evento é uma das maiores manifestações culturais e religiosas de Salvador, marcada pelo sincretismo entre as tradições católicas e afro-brasileiras. Com expectativa de presença de milhares de pessoas, incluindo devotos, grupos culturais, moradores e turistas, a operação visa assegurar que todos possam desfrutar do evento com segurança e tranquilidade.
A operação contará com a instalação de uma Delegacia Especial de Área (DEA) na região de Itapuã, ao lado da Pedra da Sereia, para dar suporte imediato à festividade. Durante o evento, a Polícia Civil não apenas realizará o atendimento e o registro de ocorrências, mas também atuará de forma preventiva e repressiva contra crimes como furtos, roubos e violência.
Equipes disfarçadas estarão infiltradas no cortejo, com o apoio de policiais em ação ostensiva, visando identificar e coibir práticas criminosas em tempo real.
O reforço do efetivo será feito por meio das equipes da 12ª DT – Itapuã, do Departamento Especializado de Investigação e Repressão ao Narcotráfico (DENARC), do Departamento Especializado de Investigações Criminais (DEIC) e do Departamento de Polícia Metropolitana (DEPOM), que atuarão na identificação e prevenção de crimes durante os festejos.
Infraestrutura
A Prefeitura de Salvador também anunciou que o evento terá uma estrutura ampliada, com palcos, iluminação especial e áreas de alimentação que vão oferecer pratos típicos da culinária baiana, como acarajé, abará e moqueca. Haverá ainda espaços dedicados a artesanato local, onde os visitantes poderão adquirir peças feitas por artistas da região.
Mais Lidas
Gabarito extraoficial do Enem 2025 é divulgado; veja as respostas das provas
Anuário revela as cidades mais seguras da Bahia em 2025; veja quais são
Cidades
Últimas Notícias
Justiça condena Conselho do Yacht Clube por perseguição política contra ex-comodoro Marcelo Sacramento
Yacht Clube da Bahia terá que pagar indenização de R$ 285 mil, corrigidos desde 2019
Carlos Muniz propõe projeto para garantir segurança de corredores de rua em Salvador
Projeto tem o objetivo de reduzir acidentes e ampliar segurança viária dos praticantes
Raila Teixeira destaca protocolos inovadores de emagrecimento durante inauguração da Rio Concept em Salvador
Especialista explica como o cuidado com vitaminas, hormônios e nutrição celular transforma o processo de emagrecimento
Fux estreia na Segunda Turma do STF após deixar colegiado que julga trama golpista
Ministro afirmou que eventuais divergências de entendimento serão encaradas com naturalidade e respeito
COP30: Bruno Reis assina pacto pela descarbonização e destaca liderança de Salvador em sustentabilidade
Pacto estabelece que a valorização energética dos resíduos sólidos urbanos é uma das principais estratégias para reduzir as emissões de carbono
Téo Senna propõe projeto para transformar imóveis ociosos em moradias adaptadas para idosos em Salvador
Segundo o parlamentar, objetivo é garantir dignidade, segurança e inclusão a esse público
Trio titular do Bahia pode voltar a atuar junto após três meses na reta final do Brasileirão
Caio Alexandre, Jean Lucas e Everton Ribeiro voltam a treinar e aumentam expectativa por reforço no meio-campo diante do Fortaleza
MAM recebe estreia do espetáculo ‘Rainha Vashti’, inspirado na obra da poetisa Myriam Fraga
Espetáculo do Grupo A Roda adapta poema de Myriam Fraga e inaugura temporada em Salvador, unindo literatura, música e arte visual
Silvânia Aquino anuncia saída da banda Calcinha Preta após 23 anos: ‘No meu coração só tem amor’
Comunicado foi divulgado poucos dias após rumores sobre desentendimentos internos entre os integrantes ganharem repercussão
Baile da Santinha 2026: Léo Santana anuncia atrações e abre vendas para edição de verão em Salvador
Evento está marcado para dia 9 de janeiro no Wet Eventos com shows de Ludmilla, Thiaguinho e Natanzinho Lima