Lavagem de Itapuã homenageia figuras importantes da comunidade e terá reforço na segurança
Fique por dentro da programação e infraestrutura montada para a festa

A tradicional Lavagem de Itapuã, que acontece nesta quinta-feira (20), é a última celebração das festas populares de Salvador que antecedem o Carnaval. A festa começa com a apresentação do Bando Anunciador, um grupo de músicos de instrumentos de sopro e percussão da comunidade, que percorre as várias ruas do bairro a partir das 2h.
Em seguida, às 5h, o amanhecer é marcado pela alvorada e pela queima de fogos de artifício, anunciando a festividade. A partir desse momento, acontece a Lavagem Nativa, às 5h30, realizada pela comunidade local e pelo Grupo Mãe, que lava as escadas e o pavimento de entrada da Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Itapuã, na Praça Dorival Caymmi, bem em frente à orla.
Em seguida, acontece o samba de roda em frente à igreja, com a participação das Ganhadeiras de Itapuã, grupo de mulheres que preserva a história e a cultura do bairro e da cidade por meio das cantigas de roda.
Confraternização e arrastão
Depois disso, todos participarão de um momento de confraternização no café da manhã comunitário, tradição iniciada por D. Niçu e seguida por seus familiares. No sentido contrário ao cortejo, acontece o arrastão do grupo Mulheres que Incentivam, com saída da Praça Dorival Caymmi às 7h, com destino ao coqueiral de Piatã.
Às 11h30, ocorre a lavagem das escadarias da paróquia, realizada pelas baianas. A festa segue com o cortejo tradicional, composto por aproximadamente 150 baianas, com seus trajes típicos e muita água de cheiro, perfumando o imaginário coletivo de tradições e costumes de nossa terra. O cortejo será acompanhado pelos Alabês, formados pelos vários segmentos de matriz religiosa afro-brasileira.
A Lavagem contará ainda com um carro alegórico temático, conduzindo os homenageados de 2025: Gildete Santana Mendes dos Santos, que participa da Festa de Itapuã no cortejo das baianas com o balaio de milho branco e pipoca, além de organizar o presente na Segunda-feira Gorda; e José Carlos Santana, popularmente conhecido como Doté Zé de Bessem.
Cultura e identidade
O desfile dos grupos artísticos e culturais, originários da comunidade de Itapuã e adjacências, também ganha as ruas do bairro com sua diversidade. Entre blocos de chão, arrastões, afoxés e batucadas, as apresentações revelam muita criatividade e irreverência, dando um sentido de identidade à festa.
A festa contará ainda com a presença do afoxé Filhos de Omolu, Grêmio Afrodescendentes da Bahia, afoxé Filhos de Nanã, Bloco Cultural de Itapuã – Galera do Mar, Arrastão do Jenipapeiro, Associação dos Moradores de Itapuã – Puxada Itapuãnzeira, blocos Yamel, Chabisc, As Santinhas, Cardume do Som, Anarkas – bloquinho de Itapuã, entre outros.
Outro ponto alto da festa é a participação da Baleia Rosa do Amor, que este ano apresentará uma nova roupagem e também irá homenagear a jornalista Helô Sampaio. A Baleia é um ícone cultural da Lavagem de Itapuã e marca uma celebração que começou em 1987, com Waly Salomão e João Loureiro. Os amigos criaram a Festa da Baleia, à época, em referência ao bairro ter sido um ponto de caça de baleias entre os séculos XVII e XIX.
Segurança
Em 2025, cerca de 160 policiais civis estarão envolvidos na Operação Lavagem de Itapuã, coordenada pela Polícia Civil da Bahia em conjunto com outras forças de segurança. A ação tem como objetivo garantir a ordem pública e a proteção de baianos e turistas durante a realização da tradicional festa.
O evento é uma das maiores manifestações culturais e religiosas de Salvador, marcada pelo sincretismo entre as tradições católicas e afro-brasileiras. Com expectativa de presença de milhares de pessoas, incluindo devotos, grupos culturais, moradores e turistas, a operação visa assegurar que todos possam desfrutar do evento com segurança e tranquilidade.
A operação contará com a instalação de uma Delegacia Especial de Área (DEA) na região de Itapuã, ao lado da Pedra da Sereia, para dar suporte imediato à festividade. Durante o evento, a Polícia Civil não apenas realizará o atendimento e o registro de ocorrências, mas também atuará de forma preventiva e repressiva contra crimes como furtos, roubos e violência.
Equipes disfarçadas estarão infiltradas no cortejo, com o apoio de policiais em ação ostensiva, visando identificar e coibir práticas criminosas em tempo real.
O reforço do efetivo será feito por meio das equipes da 12ª DT – Itapuã, do Departamento Especializado de Investigação e Repressão ao Narcotráfico (DENARC), do Departamento Especializado de Investigações Criminais (DEIC) e do Departamento de Polícia Metropolitana (DEPOM), que atuarão na identificação e prevenção de crimes durante os festejos.
Infraestrutura
A Prefeitura de Salvador também anunciou que o evento terá uma estrutura ampliada, com palcos, iluminação especial e áreas de alimentação que vão oferecer pratos típicos da culinária baiana, como acarajé, abará e moqueca. Haverá ainda espaços dedicados a artesanato local, onde os visitantes poderão adquirir peças feitas por artistas da região.
Mais Lidas
Segurança do Carnaval na Bahia conta com helicópteros, drones e embarcações
Cidades
Lista de espera do Prouni 2025 tem inscrições até esta quinta-feira
STF mantém condenação de homem envolvido no assassinato de Mãe Bernadete
MPF pressiona governo federal sobre demarcação de terras indígenas na Bahia
Últimas Notícias

Lista de espera do Prouni 2025 tem inscrições até esta quinta-feira

STF mantém condenação de homem envolvido no assassinato de Mãe Bernadete

Governo do Estado anuncia investimento em abastecimento e saneamento em Salvador e Região Metropolitana
Pacote inclui a entrega de obras, novas ordens de serviço e processos licitatórios

TCU determina correções no INSS após detectar erros em milhares de pedidos negados
Relatório do TCU exige ações para aprimorar concessão de benefícios

João Roma critica decisão do STF e diz que Bolsonaro é alvo de perseguição política
Deputado estadual Leandro de Jesus (PL) classificou julgamento como 'político', sem fundamentos sólidos e baseado em 'opiniões, sem fatos, sem provas'

Jerônimo reforça papel estratégico do agro na economia e diz que trabalha para melhorar logística
Durante lançamento da Bahia Farm Show 2025, governador defendeu melhoria da infraestrutura para garantir competitividade ao agronegócio baiano

BBB: Vinícius teme paredão e desabafa após saída de Aline: ‘Meus pensamentos estão me sufocando’
Ex-BBB comentou sobre os participantes, enquanto aliados discutem o impacto da eliminação

Impasse no PT adia eleição para 1º vice-presidência da AL-BA para próxima semana
Partido indicou a deputada Fátima Nunes para vaga, mas candidatura de Júnior Muniz, também do PT, gerou disputa interna pelo cargo

Delegado da Polícia Civil da Bahia é exonerado após investigação sobre desvio de fuzis
Nilton Tormes é investigado por envolvimento no desvio de armas apreendidas em operação

Salvador vence prêmio nacional com projeto que capacita mulheres para atuação no setor de transporte
Iniciativa oferece formação profissional para mulheres interessadas em atuar como motoristas em diferentes modais, incluindo o sistema BRT de Salvador

Junior Marabá cobra investimentos da Coelba e diz que falta de energia trava industrialização em Luís Eduardo Magalhães
Ao Portal M!, prefeito ressaltou que fortalecimento da infraestrutura energética permitiria não apenas a industrialização, mas ampliação de emprego e renda

Presidente da Aiba aposta em tecnologia e expansão nacional para transformar a Bahia Farm Show
Evento, que ocorrerá em junho, promete superar recordes de negócios e público, com destaque para tecnologia e fortalecimento do agronegócio