Anvisa solicita esclarecimentos para liberação de vacina da dengue desenvolvida pelo Butantan
Se autorizada, será a primeira vacina contra a dengue aplicada em dose única

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) concluiu, nesta quarta-feira (12), a análise preliminar dos dados de qualidade, segurança e eficácia da vacina contra a dengue, Butantan-DV, desenvolvida pelo Instituto Butantan. O imunizante, que já está sendo produzido, ainda está sob avaliação da agência reguladora, que solicitou mais informações antes de dar continuidade ao processo de análise. As informações são da Agência Brasil.
O Instituto Butantan enviou, em dezembro, o pedido de aprovação da vacina, mas a Anvisa requisitou dados complementares para seguir com a análise. A agência destacou que os questionamentos envolvem os três pacotes de dados enviados pelo instituto, que incluem informações relacionadas aos estudos não clínicos, clínicos, bula e rotulagem. A Anvisa não definiu um prazo para que o Butantan envie as respostas solicitadas.
“A equipe técnica da agência solicitou informações e dados complementares necessários para o seguimento da análise. Os questionamentos enviados contemplam dúvidas relacionadas aos três pacotes de dados apresentados pelo Instituto Butantan. Neste momento, a Anvisa aguarda o protocolo do pedido de registro da vacina”, destacou a Anvisa.
De acordo com a Anvisa, o Instituto Butantan já forneceu três pacotes de dados. O primeiro pacote contém documentos administrativos e informações gerais sobre os estudos não clínicos e clínicos. O segundo inclui informações sobre bula, rotulagem, análise de benefício-risco e relatórios de estudos clínicos. O terceiro pacote, por sua vez, traz a atualização dos dados e resumos dos estudos de qualidade e clínicos.
Previsões de produção e cobertura
O Instituto Butantan prevê a entrega de 1 milhão de doses da vacina em 2025 e 100 milhões de doses até 2027. O imunizante será indicado para a população entre 2 e 60 anos incompletos, com os critérios de vacinação a serem definidos pelo Ministério da Saúde. A produção da vacina foi iniciada sob risco, sem a garantia da aprovação pela Anvisa. Se autorizada, será a primeira vacina contra a dengue aplicada em dose única.
O imunizante é tetravalente, ou seja, age contra os quatro sorotipos do vírus da dengue. Os resultados preliminares dos estudos indicam uma eficácia de 79,6% em casos de dengue sintomática e 89% em casos graves com sinais de alarme. A vacina foi desenvolvida com o objetivo de aumentar a eficácia no combate à doença.
Alternativas no SUS e processo de submissão contínua
Atualmente, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece a vacina Qdenga, desenvolvida pela farmacêutica Takeda, para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. O Ministério da Saúde firmou um contrato para a entrega de 9,5 milhões de doses da Qdenga em 2025, com a vacina sendo administrada em dois ciclos.
A Anvisa também utiliza um procedimento de submissão contínua, criado durante a pandemia de covid-19, permitindo que dados e documentos sejam enviados em etapas, conforme o desenvolvimento da pesquisa. Este processo tem o objetivo de acelerar a análise de novos imunizantes e medicamentos, garantindo que as autoridades possam avaliar informações conforme elas se tornam disponíveis.
Butantan diz que enviará documentos ainda em fevereiro
“O Instituto Butantan informa que recebeu pedidos de informações e dados complementares por parte da Anvisa. Trata-se de passo que faz parte do processo normal de submissão contínua do pedido de registro da vacina contra a dengue Butantan-DV. São questionamentos técnicos que buscam aprofundar a discussão entre a Anvisa e o Instituto Butantan para se chegar a um produto o mais seguro possível e que melhor atenda às necessidades de enfrentamento da doença no Brasil.
As solicitações estão sendo analisadas pelas equipes técnicas do Butantan e deverão ser respondidas ainda este mês. A candidata à vacina Butantan-DV é a primeira em dose única contra os quatro sorotipos de dengue no mundo e teve seus dados de segurança e eficácia divulgados no New England Journal of Medicine”.
Mais Lidas
Prevenção contra câncer labial chega na praia de São Tomé de Paripe
Saúde
Vacinação contra gripe começa em abril: veja quem deve se imunizar
7 melhores locais para se exercitar ao ar livre em Salvador
Hupes-UFBA inaugura dez novos leitos de UTI e amplia cirurgias em 25%
Últimas Notícias

Lista de espera do Prouni 2025 tem inscrições até esta quinta-feira

STF mantém condenação de homem envolvido no assassinato de Mãe Bernadete

Governo do Estado anuncia investimento em abastecimento e saneamento em Salvador e Região Metropolitana
Pacote inclui a entrega de obras, novas ordens de serviço e processos licitatórios

TCU determina correções no INSS após detectar erros em milhares de pedidos negados
Relatório do TCU exige ações para aprimorar concessão de benefícios

João Roma critica decisão do STF e diz que Bolsonaro é alvo de perseguição política
Deputado estadual Leandro de Jesus (PL) classificou julgamento como 'político', sem fundamentos sólidos e baseado em 'opiniões, sem fatos, sem provas'

Jerônimo reforça papel estratégico do agro na economia e diz que trabalha para melhorar logística
Durante lançamento da Bahia Farm Show 2025, governador defendeu melhoria da infraestrutura para garantir competitividade ao agronegócio baiano

BBB: Vinícius teme paredão e desabafa após saída de Aline: ‘Meus pensamentos estão me sufocando’
Ex-BBB comentou sobre os participantes, enquanto aliados discutem o impacto da eliminação

Impasse no PT adia eleição para 1º vice-presidência da AL-BA para próxima semana
Partido indicou a deputada Fátima Nunes para vaga, mas candidatura de Júnior Muniz, também do PT, gerou disputa interna pelo cargo

Delegado da Polícia Civil da Bahia é exonerado após investigação sobre desvio de fuzis
Nilton Tormes é investigado por envolvimento no desvio de armas apreendidas em operação

Salvador vence prêmio nacional com projeto que capacita mulheres para atuação no setor de transporte
Iniciativa oferece formação profissional para mulheres interessadas em atuar como motoristas em diferentes modais, incluindo o sistema BRT de Salvador

Junior Marabá cobra investimentos da Coelba e diz que falta de energia trava industrialização em Luís Eduardo Magalhães
Ao Portal M!, prefeito ressaltou que fortalecimento da infraestrutura energética permitiria não apenas a industrialização, mas ampliação de emprego e renda

Presidente da Aiba aposta em tecnologia e expansão nacional para transformar a Bahia Farm Show
Evento, que ocorrerá em junho, promete superar recordes de negócios e público, com destaque para tecnologia e fortalecimento do agronegócio