Otto confirma indicação de Adolfo à reeleição na AL-BA e diz que PT vai indicar candidato a vice

Segundo senador, definição ao apoio ocorreu por unanimidade e não enfrentou qualquer objeção


Vixe d-flex me-2
Matheus Calmon 20/01/2025 21:22 Política
Otto confirma indicação de Adolfo à reeleição na AL-BA e diz que PT vai indicar candidato a vice - Marcos Oliveira/Agência Senado

O senador Otto Alencar (PSD) confirmou, nesta segunda-feira (20), o apoio do partido à reeleição de Adolfo Menezes (PSD) no cargo de presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). Ao Portal M!, Otto contou que a definição ao apoio ocorreu por unanimidade e não enfrentou qualquer objeção durante a reunião com o também senador Angelo Coronel (PSD) e deputados da bancada da sigla na AL-BA.

“Foi por unanimidade, todos concordaram que deve ser reconduzido, não teve nenhuma objeção, não teve nenhuma dificuldade, todos os deputados apoiaram e vai a reeleição, a reunião só tratou disso”, contou o senador.

Na ocasião, o senador destacou que Adolfo Menezes tem desempenhado bem o papel de presidente e, por isso, sua reeleição tem apoio da grande maioria dos parlamentares.

“Seu desafio será continuar o trabalho de fazer as sessões, funcionar as comissões temáticas e continuar pacificando e entendendo que a assembleia é casa de iguais, todos devem ter o mesmo tratamento, como ele tem feito, por isso tem esse apoio, vai ter uma eleição com quase unanimidade”.

Otto preferiu não apostar num resultado sobre o imbróglio que pode impedir o terceiro mandato de Adolfo, que pode ser barrado pelo Supremo Tribunal Federal, já que o regimento interno não prevê a situação. Entretanto, revelou confiança na reeleição do deputado.

“Não sou julgador, sou apoiador, quero que dê tudo certo, até porque seria uma posição de confronto com a candidatura. Confio, acredito e sei que vai dar tudo certo”, declarou Otto.

O senador também defendeu a participação de representantes de todos os partidos da base na Mesa Diretora da Assembleia. “É sempre mais democrático, transparente, se evita que se tenha a predominância apenas de um partido. Sempre defendi isso”, disse o senador, que defendeu a estratégia como fundamental para garantir a governabilidade da gestão estadual.

“Temos uma base, todos da base devem participar, pois todos dão sustentação ao governo, e é importante que a Assembleia esteja pacificada para que o governador possa ter aprovação e deliberação da solução dos problemas. A sincronia é fundamental em todas as Casas legislativas com o poder executivo”.

Otto, que já presidiu a Casa, confia na reeleição de Menezes, deixou um recado e teceu elogios ao correligionário. “Que continue um bom presidente, ativo, trabalhador, presente no dia a dia da Assembleia, nas decisões, correto, que possa fazer um trabalho até melhor. Todos nós confiamos muito no Adolfo, é muito firme, sensato, correto, por isso esse apoio tão grande, quase unânime entre os colegas”.

PT vai indicar candidato a vice de Adolfo

Também nesta segunda, Otto Alencar confirmou que o PT será responsável por indicar o candidato a vice-presidente na chapa de Adolfo para a presidência da AL-BA. Como já mostrado pelo Portal M!, por unanimidade, a bancada do PT aprovou, na quarta-feira (15), a indicação do deputado e atual líder do governo, Rosemberg Pinto, para o cargo de 1º vice-presidente da Casa. A eleição para a nova Mesa Diretora está marcada para o dia 3 de fevereiro.

Éden elogia PSD por defender recondução e proporcionalidade

Em nota, o presidente do PT Bahia, Éden Valadares, enalteceu Otto Alencar e deputados estaduais e federais do PSD pela decisão unânime de defender a recondução do deputado Adolfo Menezes à presidência da Assembleia Legislativa da Bahia e respaldar a proporcionalidade na Casa.

“Quero saudar o senador Otto Alencar, presidente do PSD Bahia, e toda a bancada do partido pela decisão de apoio à reeleição do presidente Adolfo Menezes, assim como a firme defesa da proporcionalidade na composição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Bahia”, afirmou o dirigente petista.

Éden acrescentou que a decisão do PSD está de acordo com o posicionamento dos deputados petistas na Assembleia e em alinhamento com a união do PT e as legendas aliadas.

“As resoluções do PSD vão ao encontro das posições aprovadas pela bancada do PT na Alba e a histórica relação política do PT Bahia com os aliados, que coletivamente caminham juntos e sempre pautados pelo respeito mútuo e elevado espírito democrático”.

Mais Lidas

Política

Últimas Notícias

Odontomóvel leva atendimento gratuito para estudantes da Bahia -
Saúde 17/03/2025 às 11:36

Odontomóvel leva atendimento gratuito para estudantes da Bahia

Iniciativa do Governo do Estado atenderá, até final do ano, cerca de 150 mil alunos em mais de 100 municípios


Governo Lula prioriza PEC da segurança, isenção do IR e novo consignado -
Política 17/03/2025 às 11:05

Governo Lula prioriza PEC da segurança, isenção do IR e novo consignado

Medidas podem beneficiar milhões de brasileiros e estão no foco do Congresso, segundo ministra das Relações Institucionais


Capitão Alden cobra João Roma por definição de alianças para eleições 2026 na Bahia -
Política 17/03/2025 às 10:34

Capitão Alden cobra João Roma por definição de alianças para eleições 2026 na Bahia

Deputado federal critica aproximação com ACM Neto e defende candidatura própria ao Palácio de Ondina no próximo ano


Declaração do IR 2025 já pode ser enviada; confira novidades e prazos -
Cidades 17/03/2025 às 10:03

Declaração do IR 2025 já pode ser enviada; confira novidades e prazos

Formulário pré-preenchido estará disponível a partir de abril


Resumo BBB 25 de domingo (16/3): Após paredão, Aline confronta Eva e Renata e Guilherme critica gêmeos -
BBB 25 17/03/2025 às 09:32

Resumo BBB 25 de domingo (16/3): Após paredão, Aline confronta Eva e Renata e Guilherme critica gêmeos

Quem você quer que saia da casa mais vigiada do Brasil: Gracyanne Barbosa, Daniele Hypólito ou Eva? Vote na enquete do Portal M!


Lula visita Japão e Vietnã para ampliar relações comerciais e diplomáticas -
Política 17/03/2025 às 09:01

Lula visita Japão e Vietnã para ampliar relações comerciais e diplomáticas

Presidente busca abrir mercado japonês para carne bovina e consolidar parceria estratégica com Vietnã


Bahia vence Vitória e fica perto do título do Baianão 2025 -
Cidades 17/03/2025 às 08:30

Bahia vence Vitória e fica perto do título do Baianão 2025

Com resultado, Tricolor pode até perder por um gol de diferença no jogo de volta para garantir título estadual de 2025 no domingo (23)


Universidade para Todos 2025: inscrições abrem terça-feira; veja como participar -
Cidades 17/03/2025 às 08:00

Universidade para Todos 2025: inscrições abrem terça-feira; veja como participar

Programa é voltado para alunos da rede pública da Bahia, com foco na preparação para o Enem e vestibulares


Bolsonaro articula com senadores para impedir indicação de Lula ao STM -
Política 17/03/2025 às 07:30

Bolsonaro articula com senadores para impedir indicação de Lula ao STM

Ex-presidente criticou escolha de Verônica Abdalla Sterman para Superior Tribunal Militar, afirmando que ela segue linha de pensamento da atual presidente da Corte


Colisão entre aves e aviões no Brasil é ameaça constante à segurança aeronáutica -
Cidades 17/03/2025 às 07:00

Colisão entre aves e aviões no Brasil é ameaça constante à segurança aeronáutica

Medidas como manejo de fauna e uso de cães e falcões têm ajudado a reduzir os riscos de incidentes


Vixe