Sidninho anuncia saída do PP e diz que sigla deixará base do prefeito Bruno Reis: ‘Estou fora desse movimento pró-Jerônimo’

Durante discurso na Câmara Municipal de Salvador, o vereador frisou que a insatisfação interna é partidária


Vixe d-flex me-2
Matheus Calmon 04/02/2025 16:47 Política
Sidninho anuncia saída do PP e diz que sigla deixará base do prefeito Bruno Reis: ‘Estou fora desse movimento pró-Jerônimo’ - Reprodução / TV Câmara Salvador

O vereador Sidninho (PP) anunciou, nesta terça-feira (4), que está de saída do partido Progressistas por discordar das últimas movimentações da sigla e de uma aproximação ao governador Jerônimo Rodrigues (PT). Durante discurso no plenário Cosme de Farias, da Câmara Municipal de Salvador (CMS), o vereador frisou que a insatisfação interna é partidária, e que não há qualquer desconforto com o prefeito Bruno Reis (UB), já que não foi feita qualquer “promessa” por parte do gestor.

“Durante todo o processo eleitoral, fomos enganados através de promessas falsas, e que agora eu preciso entender se é de verdade, se vai acontecer, ou se a gente vai ter que lutar dia a dia na ampla minoria junto ao partido para que a gente possa ter a defesa dos nossos movimentos”, discursou.

O edil seguiu, afirmando que tem acompanhado o partido adotando movimento ‘pró-Jerônimo’, caminho que considera impossível de aderir.

“Nunca pretenderei voltar para aquela base que não tem qualquer tipo de respeito a Salvador, nem ao Legislativo Municipal, nem aos vereadores. E todos os vereadores que decidiram mudar de base, pagaram seu preço”, alertou.

O vereador também reafirmou seu apoio ao prefeito Bruno Reis, e que segue na base governista. Já sobre o movimento de saída PP da base do prefeito, Sidninho destacou que a sigla não contará com ele.

“Estou aqui reafirmando o meu compromisso com o prefeito Bruno Reis, o prefeito decente que veio de baixo e que conversa com a gente, respeitando o nosso mandato. Só Deus sabe o futuro nos próximos dois anos, mas uma certeza é clara, o PP está de saída e não conte comigo, isso está sendo declarado aos quatro cantos. Vou sair do partido, é o desejo pessoal do vereador Sidninho”, disse.

‘Preciso entender o futuro partidário’

Em entrevista ao Portal M!, Sidninho afirmou que não está cobrando emprego ou espaço, e ressaltou que precisa pensar nos próximos passos, já que deve satisfação aos eleitores.

“A gente não pode caminhar com um partido que, em 2026, vai votar com Jerônimo. Eu sou um vereador que tem projeto para 2026, talvez ser candidato a deputado federal novamente, e eu preciso tomar conta de minha vida”, disse.

O vereador reforçou que não há insatisfação com o prefeito de Salvador, mas sim com o PP. Ele afirmou que espera a expulsão do partido para poder adotar novos rumos na carreira política.

“Registro, mais uma vez, que não existe insatisfação com o prefeito Bruno Reis ou qualquer posto assumido pela Secretaria de Governo, mas sobretudo sobre o partido. Então, estou realmente querendo um posicionamento partidário do Diretório Municipal e Estadual para que nos libere, para que nos expulse do partido, até porque a gente tem planos”.

Conforme o vereador, o posicionamento da sigla é necessário para que políticos possam decidir seus próximos movimentos. Ele também indicou que a insatisfação não tem ligação com a Secretaria de Governo, atualmente ocupada por Cacá Leão, nem com o gestor municipal, apenas com o partido Progressistas.

“A gente tem um presidente que foi presente durante a campanha. Presente, mas nunca cumpriu nada. E hoje, a gente não sabe os próximos passos. Cacá está tomando conta da vida dele, mas ele tem cinco vereadores e possíveis candidatos, nós cinco juntos fazendo uma cadeira federal. Então, essa insatisfação é declarada e todos os dias, eu vou tratar disso. Até que eles nos chamem, como eles nos chamaram no passado para filiar, eles nos chamem agora para poder nos liberar”.

Ele finalizou afirmando ter o conhecimento de que alguns vereadores já se reuniram com o governador Jerônimo, e voltou a dizer que não seguirá este caminho. “Eu já fui informado que três vereadores sentaram [em reunião com Jerônimo Rodrigues], sei o que foi tratado, mas não sentei, não sentarei, não faço parte desse projeto”.

Líder do PP na Câmara, Gordinho da Favela reafirma compromisso com Bruno Reis e exalta diálogo com Cacá

Também nesta terça, líder do PP na Câmara de Salvador, o vereador George, o ‘Gordinho da Favela’, reafirmou compromisso com a gestão do prefeito Bruno Reis, durante sessão plenária. Na ocasião, o edil negou que exista uma tentativa de debandada da bancada para a base do governo Jerônimo.

“Reafirmo meu compromisso com a gestão do prefeito Bruno Reis, o melhor prefeito do Brasil. E, como líder da bancada do Progressistas, afirmo que não há interesse da bancada em fazer oposição ao prefeito. Pelo contrário, o PP de Salvador vai seguir trabalhando pelo povo da capital, ao lado de Bruno”, afirmou.

O vereador apontou ainda que o presidente municipal e secretário de Governo, Cacá Leão, tem assegurado um amplo diálogo no partido. “Apesar de existir divergências, há diálogo e vamos seguir dialogando e isso o presidente Cacá Leão sempre assegurou. Nosso interesse comum é continuar apoiando o grupo político do prefeito Bruno Reis e do ex-prefeito ACM Neto”, observou.

Cacá Leão minimiza crise e rumores de debandada

O presidente municipal do PP e secretário de governo de Salvador, Cacá Leão, minimizou rumores de crises internas entre os vereadores da sigla, nesta segunda-feira (3), durante a reabertura dos trabalhos na Câmara Municipal de Salvador (CMS). Na ocasião, Leão afirmou que a sigla continuará na base do prefeito Bruno Reis (União Brasil).

“A gente não pode ser dono de ninguém. Agora, a gente sabe que tem uma legislação eleitoral vigente, e quem quiser contrariar vai ter que sofrer as consequências das suas posições. Mas todo mundo é maior de idade, vacinado, mas isso não vai precisar acontecer também”, declarou o pré-candidato a deputado federal.

Em seguida, ele minimizou a situação, apontou que dialogou recentemente com os vereadores da bancada, atualmente formada por cinco edis, e frisou que algumas questões foram alinhadas.

“Eu fui forjado no diálogo, conversando, dialogando com todos, e sempre estive, nos reunimos na última terça-feira, que foi uma reunião muito tranquila, onde a gente teve a oportunidade de conversar, esclarecer alguns pontos, e é o que a gente vai continuar fazendo sempre”, declarou.

Mais Lidas

Política

Últimas Notícias

Hamas anuncia retirada do exército Israelense do corredor Netzarim em Gaza -
Internacional 09/02/2025 às 18:50

Hamas anuncia retirada do exército Israelense do corredor Netzarim em Gaza

Em meio à trégua frágil, movimento islamita retira tropas de região estratégica e facilita circulação de civis


Entenda papel do Conselho de Direitos Humanos da ONU -
Internacional 09/02/2025 às 18:00

Entenda papel do Conselho de Direitos Humanos da ONU

Órgão enfrenta desafios com saída dos EUA e Israel, mas continua com sua missão global


Ex-apresentadora da GloboNews, Cecilia Flesch revela salário e detalhes de sua demissão -
Coluna Ohh! 09/02/2025 às 17:10

Ex-apresentadora da GloboNews, Cecilia Flesch revela salário e detalhes de sua demissão

Em entrevista recente, jornalista compartilha bastidores da sua trajetória na TV e o que levou ao fim de sua longa carreira de mais de 10 anos na GloboNews


Terremoto de magnitude 7,6 atinge o mar do Caribe; alertas para tsunami foram cancelados -
Internacional 09/02/2025 às 16:20

Terremoto de magnitude 7,6 atinge o mar do Caribe; alertas para tsunami foram cancelados

Tremor causou preocupações, mas alertas de tsunami foram cancelados nas regiões afetadas, incluindo Porto Rico e República Dominicana


Governo do Estado regulamenta uso de celulares nas escolas estaduais com novas diretrizes -
Política 09/02/2025 às 15:30

Governo do Estado regulamenta uso de celulares nas escolas estaduais com novas diretrizes

Medida busca equilibrar tecnologia e aprendizado para melhorar a concentração dos alunos


Falha no motor está entre principais causas de acidentes aéreos no Brasil -
Cidades 09/02/2025 às 14:40

Falha no motor está entre principais causas de acidentes aéreos no Brasil

Dados do Cenipa revelam que Brasil registrou, desde 2015, 1.580 acidentes aéreos


BBB 25: Novo paredão será formado neste domingo (9/2); Confira como ocorrerá e quem está na mira -
BBB 25 09/02/2025 às 13:50

BBB 25: Novo paredão será formado neste domingo (9/2); Confira como ocorrerá e quem está na mira

Líder de semana, João Gabriel define Aline como seu alvo, e casa conversa sobre votar em Diogo Almeida


‘Ainda Estou Aqui’ vence o Prêmio Goya, o Oscar do cinema espanhol -
Cultura 09/02/2025 às 13:00

‘Ainda Estou Aqui’ vence o Prêmio Goya, o Oscar do cinema espanhol

Longa de Walter Salles conquista a categoria de Melhor Filme Ibero-americano, tornando-se a primeira produção brasileira a vencer a premiação


Haja hit: Artistas disputam preferência do público e o título de música do Carnaval 2025 -
Carnaval 09/02/2025 às 12:10

Haja hit: Artistas disputam preferência do público e o título de música do Carnaval 2025

Já sabe o que promete bombar nas ruas de Salvador? Confira as apostas de Léo Santana, Ivete, Daniela e Claudia Leitte


Emoção e nostalgia marcam segundo show de Caetano Veloso e Maria Bethânia na Bahia -
Cultura 09/02/2025 às 11:20

Emoção e nostalgia marcam segundo show de Caetano Veloso e Maria Bethânia na Bahia

Irmãos encantam público baiano com sucessos de suas carreiras e homenagens a amigos durante apresentação na Arena Fonte Nova