Brasil amplia proteção infantil com vacina e anticorpo contra VSR no SUS

Ministério da Saúde anuncia inclusão de novas tecnologias para prevenir infecções respiratórias graves em bebês


Vixe d-flex me-2
Estadão Conteúdo e Redação 18/02/2025 14:11 Saúde
Brasil amplia proteção infantil com vacina e anticorpo contra VSR no SUS - Rovena Rosa/Agência Brasil

O Ministério da Saúde anunciou, na manhã desta terça-feira (18), a incorporação de duas novas tecnologias para a prevenção do vírus sincicial respiratório (VSR) no Sistema Único de Saúde (SUS). O VSR é um dos principais causadores de infecções respiratórias graves em bebês, sendo responsável por cerca de 80% dos casos de bronquiolite e até 60% das pneumonias em crianças menores de dois anos.

As novas medidas envolvem a vacina Abrysvo, da Pfizer, e o anticorpo monoclonal Beyfortus (Nirsevimabe), da Sanofi. Segundo a ministra da Saúde, Nísia Trindade, “a introdução dessas tecnologias representa um avanço significativo na proteção das nossas crianças, com redução das internações diante do alto número de casos. É um marco da nossa política de imunização e no cuidado de gestantes e bebês”.

Como funcionam novas tecnologias

De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina Abrysvo será aplicada em gestantes entre 24 e 36 semanas de gestação, garantindo que o bebê já nasça com anticorpos contra o VSR e permaneça protegido até os seis meses de idade. Já o anticorpo monoclonal Beyfortus será administrado diretamente em recém-nascidos e crianças de até 24 meses. No SUS, o medicamento estará disponível para bebês prematuros ou com comorbidades, que são os mais vulneráveis às complicações do vírus.

De acordo com a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec), a vacina para gestantes pode prevenir aproximadamente 28 mil internações anuais. A estratégia combinada beneficiará cerca de dois milhões de bebês nos primeiros meses de vida, quando o sistema imunológico ainda está em desenvolvimento.

Impacto na saúde infantil

Especialistas apontam que a decisão trará impactos significativos para a saúde infantil e para o sistema público de saúde. Segundo a diretora da Sociedade Brasileira de Imunizações (Sbim), Isabella Ballalai, a redução das internações alivia a superlotação dos hospitais e gera economia para o governo.

O diretor-geral de vacinas da Sanofi, Guillaume Pierart, também celebrou a aprovação das novas tecnologias. Conforme ele, se trata de “um grande passo para a saúde pediátrica no Brasil – o primeiro para a construção de uma verdadeira mudança de paradigma”.

A ginecologista e diretora médica da Pfizer, Adriana Ribeiro, ressaltou que “hoje, 70% dos óbitos por VSR ocorrem em bebês saudáveis”. “Com a vacina, esses bebês já nascem protegidos, evitando hospitalizações e óbitos”, pontuou.

O que é vírus sincicial respiratório (VSR)?

O VSR é um vírus altamente contagioso que afeta principalmente bebês e idosos. De acordo com Marcelo Otsuka, coordenador do Comitê de Infectologia da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), ele é um dos principais causadores da bronquiolite, uma infecção viral que compromete os bronquíolos pulmonares.

Inicialmente, os sintomas podem se assemelhar a um resfriado comum, incluindo tosse, coriza e febre. No entanto, a infecção pode evoluir para sintomas mais graves, como dificuldade para respirar, chiado no peito e insuficiência respiratória.

De acordo com dados dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC), o VSR é responsável por 66 mil a 199 mil mortes anuais em crianças menores de 5 anos em todo o mundo. Além das crianças, o vírus também representa um risco significativo para idosos, causando cerca de 60 mil a 160 mil hospitalizações e de 6 mil a 10 mil mortes por ano em pessoas com mais de 65 anos.

Quando novas tecnologias estarão disponíveis?

As recomendações da Conitec para a inclusão da vacina e do anticorpo monoclonal no SUS foram feitas na última quinta-feira (13). Agora, a decisão segue para a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação e do Complexo Econômico-Industrial da Saúde (Sectics), que publicará a decisão final no Diário Oficial da União. Ainda não há uma data definida para o início da distribuição das doses nas unidades de saúde.

A inclusão dessas tecnologias no SUS representa um avanço histórico na prevenção de doenças respiratórias em bebês, garantindo mais segurança e redução da mortalidade infantil no Brasil.

Mais Lidas

Saúde

Últimas Notícias

Governo do Estado anuncia investimento em abastecimento e saneamento em Salvador e Região Metropolitana -
Política 26/03/2025 às 21:00

Governo do Estado anuncia investimento em abastecimento e saneamento em Salvador e Região Metropolitana

Pacote inclui a entrega de obras, novas ordens de serviço e processos licitatórios


TCU determina correções no INSS após detectar erros em milhares de pedidos negados -
Cidades 26/03/2025 às 20:30

TCU determina correções no INSS após detectar erros em milhares de pedidos negados

Relatório do TCU exige ações para aprimorar concessão de benefícios


João Roma critica decisão do STF e diz que Bolsonaro é alvo de perseguição política -
Política 26/03/2025 às 20:00

João Roma critica decisão do STF e diz que Bolsonaro é alvo de perseguição política

Deputado estadual Leandro de Jesus (PL) classificou julgamento como 'político', sem fundamentos sólidos e baseado em 'opiniões, sem fatos, sem provas'


Jerônimo reforça papel estratégico do agro na economia e diz que trabalha para melhorar logística -
Negócios 26/03/2025 às 19:30

Jerônimo reforça papel estratégico do agro na economia e diz que trabalha para melhorar logística

Durante lançamento da Bahia Farm Show 2025, governador defendeu melhoria da infraestrutura para garantir competitividade ao agronegócio baiano


BBB: Vinícius teme paredão e desabafa após saída de Aline: ‘Meus pensamentos estão me sufocando’ -
BBB 25 26/03/2025 às 19:00

BBB: Vinícius teme paredão e desabafa após saída de Aline: ‘Meus pensamentos estão me sufocando’

Ex-BBB comentou sobre os participantes, enquanto aliados discutem o impacto da eliminação


Impasse no PT adia eleição para 1º vice-presidência da AL-BA para próxima semana -
Política 26/03/2025 às 18:42

Impasse no PT adia eleição para 1º vice-presidência da AL-BA para próxima semana

Partido indicou a deputada Fátima Nunes para vaga, mas candidatura de Júnior Muniz, também do PT, gerou disputa interna pelo cargo


Delegado da Polícia Civil da Bahia é exonerado após investigação sobre desvio de fuzis -
Cidades 26/03/2025 às 18:02

Delegado da Polícia Civil da Bahia é exonerado após investigação sobre desvio de fuzis

Nilton Tormes é investigado por envolvimento no desvio de armas apreendidas em operação


Salvador vence prêmio nacional com projeto que capacita mulheres para atuação no setor de transporte -
Cidades 26/03/2025 às 17:32

Salvador vence prêmio nacional com projeto que capacita mulheres para atuação no setor de transporte

Iniciativa oferece formação profissional para mulheres interessadas em atuar como motoristas em diferentes modais, incluindo o sistema BRT de Salvador


Junior Marabá cobra investimentos da Coelba e diz que falta de energia trava industrialização em Luís Eduardo Magalhães -
Política 26/03/2025 às 17:00

Junior Marabá cobra investimentos da Coelba e diz que falta de energia trava industrialização em Luís Eduardo Magalhães

Ao Portal M!, prefeito ressaltou que fortalecimento da infraestrutura energética permitiria não apenas a industrialização, mas ampliação de emprego e renda


Presidente da Aiba aposta em tecnologia e expansão nacional para transformar a Bahia Farm Show -
Negócios 26/03/2025 às 16:32

Presidente da Aiba aposta em tecnologia e expansão nacional para transformar a Bahia Farm Show

Evento, que ocorrerá em junho, promete superar recordes de negócios e público, com destaque para tecnologia e fortalecimento do agronegócio