Lula e Jerônimo lançam programa Água para Todos e inauguram obras hídricas em Paramirim nesta sexta-feira
Destaque do evento será a inauguração do sistema de abastecimento de água do Zabumbão, que beneficiará diversos municípios

O presidente Lula (PT) e o governador Jerônimo Rodrigues (PT), vão lançar nesta sexta-feira (7), o programa Água Para Todos – Bahia, em Paramirim, no sudoeste baiano. Durante a cerimônia, serão inauguradas obras voltadas para a segurança hídrica, além do lançamento de novos investimentos no setor.
Inauguração do sistema de abastecimento do Zabumbão
O destaque do evento será a inauguração do sistema de abastecimento de água do Zabumbão, que beneficiará diretamente os municípios de Boquira, Botuporã, Paramirim, Caturama, Rio do Pires, Ibipitanga, Tanque Novo e Macaúbas. Além disso, 10 localidades em Ibitiara, Ibipitanga e Boquira também serão contempladas com a expansão do fornecimento de água.
Lula reforçou a importância de projetos voltados para a infraestrutura hídrica em regiões com histórico de escassez. “É um compromisso do governo federal garantir que cada vez mais brasileiros tenham acesso à água tratada”, afirmou o presidente.
Novos investimentos em infraestrutura hídrica
Além da entrega do sistema de Zabumbão, foram autorizados novos projetos, incluindo a implantação de barragens, sistemas de abastecimento de água adicionais e obras de esgotamento sanitário. Os recursos para essas iniciativas são provenientes de investimentos federais, com o objetivo de ampliar o acesso à água potável na região.
O evento contará com a presença dos ministros Rui Costa (Casa Civil), Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional), Jader Filho (Cidades) e Sidônio Palmeira (Comunicação Social).
Portal M! antecipou vinda de Lula à Bahia
A presença de Lula em Paramirim já havia sido noticiada pelo Portal M! nesta terça-feira (4). A confirmação foi feita por Jerônimo Rodrigues. Na ocasião, o governador confirmou a expectativa para a visita do presidente ao estado, embora a agenda ainda estivesse em definição.
“Se der certo, vai ser uma grande festa na Bacia de Paramirim. Estamos organizando tudo para que o presidente possa estar aqui e anunciar investimentos importantes para o nosso Estado”, disse Jerônimo durante o 1º Encontro de Cooperação Bahia Saúde, realizado no Centro de Convenções de Salvador.
Primeira viagem oficial após cirurgias
A agenda em Paramirim marca a primeira viagem oficial de Lula após cirurgias realizadas em dezembro de 2024. Inicialmente, o presidente planejava visitar o Rio de Janeiro para o lançamento de um pacote de investimentos da Petrobras, mas decidiu priorizar o Nordeste. Essa mudança ocorreu em meio a preocupações sobre a popularidade do governo federal em pesquisas recentes.
O governador Jerônimo Rodrigues destacou a relevância de obras como a Adutora da Fé, em Bom Jesus da Lapa, para a população baiana. “A gente precisa levar água para o povo. É um investimento que vai melhorar a vida das pessoas e reforçar o compromisso do governo federal com a Bahia”, afirmou o governador.
Diálogo com prefeitos
Na ocasião, Jerônimo também comentou sobre os recentes encontros com prefeitos de diferentes municípios da Bahia. Ele negou que as reuniões tivessem cunho eleitoral e ressaltou que o foco era tratar de demandas locais, principalmente na área da saúde.
“Eu vou continuar fazendo [reuniões], mas veja, vamos pegar esse exemplo de hoje. Eu vi na lista de quem confirmou presença, a gente mandou um convite para todos os prefeitos. Convidamos os secretários, mas também saiu o convite para prefeitos. Eu não olhei que partido foi, mas eu vi ontem à noite, já de madrugada, quais prefeitos haviam confirmado. E, por exemplo, o prefeito de Salvador confirmou, espero que ele venha, vamos discutir um tema de interesse para Salvador”, explicou Jerônimo.
O governador destacou que o foco dos encontros é exclusivamente administrativo. “Nesse momento, a grandiosidade, a maturidade da política requer que a gente entenda o gesto do governador”, finalizou.
Mais Lidas
Política
Eduardo Bolsonaro apresenta pedido formal de licença por 122 dias da Câmara
Últimas Notícias

Datena recusa pedido de sequestrador ao vivo: ‘Não é meu papel negociar’

Governo do Estado sanciona programas que oferecem CNH gratuita para população de baixa renda na Bahia
Iniciativa garante isenção das taxas do Detran-BA para a primeira habilitação, adição ou mudança de categoria, sem custos para beneficiados

Consignado para CLT: mais de 10 milhões simulam empréstimos no primeiro dia de implementação
Novo programa de crédito tem objetivo de oferecer empréstimos mais acessíveis aos empregados com carteira assinada

Seleção sofre baixas e Dorival Júnior convoca quatro novos nomes para jogo contra Argentina nas Eliminatórias
Duelo válido pela 14ª rodada das Eliminatórias acontece na próxima terça (25), às 21h, e será realizado no Estádio Monumental de Núñez, em Buenos Aires

BBB 25: Renata diz que vai indicar Aline ao paredão e Eva promete puxar Dani em contragolpe
Aline e Vinícius brincam sobre um possível romance, mas deixam claro que sua relação é de amizade

‘Perdeu, mané’: Moraes vota por 14 anos de prisão para mulher que pichou estátua do STF
Frase havia sido dita por Barroso em resposta a manifestante em Nova York

Ferry-boat é afundado em Salvador para virar recife artificial para espécies marinhas
Embarcação, que operou por quase 46 anos na travessia Salvador-Itaparica, passou por adaptações para mitigar impactos ambientais antes do naufrágio

Três ministros do STF votam por condenar Zambelli e cassar mandato por porte ilegal de arma
Ação faz referência a um episódio de outubro de 2022, quando Zambelli sacou uma arma e perseguiu um homem pelas ruas de um bairro nobre de São Paulo

Paulo Azi recua sobre projetos contra o Supremo na CCJ: ‘Não é um bom momento’
Presidente da CCJ da Câmara também disse que distanciamento entre Congresso e Judiciário 'não é bom para o País'

Gleisi diz que Kassab é ‘injusto’ com Lula, defende frente democrática e critica Banco Central
Na quinta (20), Kassab afirmou que Lula repete erros do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), e indicou que o governo atual está 'cada vez mais à esquerda'

Guerreiro exalta cultura nas periferias e destaca programação pelos 476 anos de Salvador
Presidente da FGM fala sobre retomada do projeto Boca de Brasa e sua importância para descoberta de novos talentos