O Hospital Aristides Maltez (HAM) inaugurou seu quinto acelerador linear, oferecendo um novo aliado ao combate ao câncer na Bahia. O novo equipamento proporcionará um tratamento de alta qualidade, com capacidade de atender mais pacientes em menos tempo. A inauguração marca um avanço significativo no tratamento oncológico no Estado.
O novo acelerador linear foi adquirido com doações da sociedade, recursos da Liga Bahiana Contra o Câncer (LBCC) e do próprio hospital, representando um investimento significativo. O aparelho, modelo Halcyon, é o primeiro de seu tipo na Bahia, oferecendo um tratamento de radioterapia de qualidade superior no estado.
O equipamento permitirá um tratamento mais preciso, menos invasivo e mais seguro. Isso trará mais esperança e conforto para os pacientes que enfrentam o câncer, como explica a radioncologista Luciana Vignoli. “O Halcyon é um aparelho de alta tecnologia que faz a Radioterapia de Intensidade Modulada (IMRT) e Radiocirurgia Estereotáxica, o que vai melhorar ainda mais o atendimento aos nossos pacientes, tanto crianças quanto adultos, com menos efeitos colaterais e mais qualidade de vida”, explicou.
A médica Maria Romilda Maltez, presidente da LBCC, também celebra a chegada do novo equipamento. “A palavra ‘conseguimos’ é muito forte quando falamos do Halcyon, pois ele foi conseguido às nossas custas, da LBCC e do HAM, graças a empréstimo bancário e doações. Esta realização nos deixa muito felizes, pois sempre buscamos proporcionar ao paciente SUS tudo o que um paciente de maior poder aquisitivo teria. É com muita alegria que nós comemoramos a apresentação do Halcyon”.
Leia também:
Hospital Universitário Edgar Santos receberá R$ 34,6 mi do PAC para reformas
Especialista explica o que é Metástase de Peritônio, novo tipo de câncer de Preta Gil