De saída da UPB, Quinho não descarta sair a vice de Jerônimo, mas confessa desejo de ser prefeito de Conquista
Pessedista também celebrou resultados em sua gestão na entidade, que passa a ser comandada por Wilson Cardoso (PSB), prefeito de Andaraí, em março

Prestes a deixar a presidência da União dos Municípios da Bahia (UPB), o ex-prefeito de Belo Campo, Quinho Tigre (PSD), fez uma avaliação de seu mandato e falou sobre seu futuro político. Em entrevista ao Portal M!, na manhã desta terça-feira (18), ele revelou que não descarta a possibilidade de compor a chapa majoritária do governador Jerônimo Rodrigues (PT) como vice em 2026. Ao mesmo tempo, confessou o desejo de disputar a Prefeitura de Vitória da Conquista.
Apresentação da chapa
A declaração foi dada durante a apresentação oficial da chapa única, na sede da UPB, no Centro Administrativo da Bahia (CAB). Na oportunidade, a Comissão Eleitoral homologou os nomes para Diretoria-executiva e Conselho Fiscal da UPB (biênio 2025-2026).
O prefeito de Andaraí, Wilson Cardoso (PSB), deve ser aclamado o novo presidente da instituição, já que apenas uma chapa foi homologada e a eleição, que aconteceria no dia 13 de março, não precisará ser realizada. Ainda não foi batido o martelo em qual data ocorrerá o ato de aclamação e posse da nova diretoria pela Comissão Eleitoral, mas segundo Cardoso, está previsto para 31 de março.
Além de Wilson, foi definida a diretoria-executiva:
- Beto Pinto (Medeiros Neto): Vice-presidente institucional;
- Kitty Guimarães (Taperoá): Vice-presidente Administrativo;
- Danillo Santos (Várzea da Roça): 1º Secretário;
- Victor do Posto (Santanópolis): 2º Secretário;
- Arnaldinho Oliveira (Caém): 1º Tesoureiro;
- Reges Aragão (Ituberá): 2º Tesoureiro.
Já o conselho fiscal é integrado por dez gestores:
- Mauro Vieira (Anguera);
- Clevyn (Cocos);
- Tacinho Mendes (Jussara);
- Marcos Lobo (Uaua);
- Keinha (Araci);
- Zico de Baiato (Alcobaça);
- Daiane dos Anjos (Itatim);
- Carine de Ataíde (Aporá);
- Cleivinho (Sobradinho);
- Camargo Crisóstomo (Wanderley).
Vice de Jerônimo
Questionado sobre ser vice na chapa do atual governador Jerônimo Rodrigues (PT) que disputa a reeleição em 2026, Quinho demonstrou que é uma possibilidade para o futuro.
“Eu sou homem de partido. Nós temos hoje o maior partido da Bahia e do Brasil. Eu não sou de fugir de desafios. É claro que estou preparado emocionalmente, tecnicamente, para exercer qualquer função, em especial a majoritária aqui no nosso Estado. Haja vista o conhecimento adquirido ao longo dos anos, a articulação que foi feita entre os grupos e minha participação nos 417 municípios”, afirmou ao Portal M!.
Segundo ele, a experiência política o credencia para novas missões. “Eu represento a renovação da política baiana, uma política diferenciada, uma política que deu certo sem populismo, mas de forma técnica, austera. É isso que importa para os baianos e ainda mais com coragem de fazer as mudanças necessárias que a Bahia precisa”.
Disputa pela prefeitura de Vitória da Conquista
Apesar de considerar a possibilidade de disputar o cargo de vice-governador, Quinho Tigre não esconde sua vontade de administrar Vitória da Conquista. “Seria uma alegria muito grande poder participar da eleição de Vitória da Conquista e estar na condição de prefeito para fazer as obras importantes que a cidade precisa. Ao longo dos anos, Vitória da Conquista não exerceu seu papel de capital do Sudoeste. Quero viabilizar essa articulação entre os 34 municípios vizinhos”, explicou o ex-prefeito de Belo Campo por duas gestões.
Segundo ele, a terceira maior cidade da Bahia precisa de investimentos estruturais para fortalecer sua economia e infraestrutura. Além disso, sua Léia Meira (PSD), foi eleita a vereadora mais votada de Vitória da Conquista em outubro do ano passado e desempenha um papel central neste projeto.
“Nós temos uma população flutuante de quase 80 mil habitantes por dia e dois milhões e meio de habitantes ao redor de Vitória da Conquista. Queremos fortalecer ainda mais esse polo de saúde e educação, transformar a cidade num grande celeiro de obras importantes, viabilizar melhorias na mobilidade urbana, aeroportuária e ferrovias. Talvez, mais importante agora seja a duplicação da BR-116, no trecho entre Jequié e Cândido Sales, que passa por Vitória da Conquista. Sem dúvida, mudaria a vida das pessoas. Esse é o meu ideal”.
Comemoração pela redução da alíquota do INSS
O ex-prefeito Quinho Tigre também celebrou uma das principais vitórias da sua gestão na UPB: a redução da alíquota do INSS patronal. Segundo ele, essa conquista representa um avanço significativo para os municípios baianos.
“Foi um dos maiores avanços do municipalismo brasileiro. Estivemos em audiência com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, onde mostramos a importância da revogação da liminar do ministro Zanin. Conseguimos reduzir a alíquota do INSS patronal de 20% para 8% em 2024. Agora, de forma escalonada, neste ano, ela está em 12%. Isso aliviou significativamente os cofres das prefeituras”, destacou.
Quinho também lembrou outras conquistas de sua gestão, como a reposição do ICMS perdido em 2022 e do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). “Tivemos que parar todas as prefeituras do Brasil para mostrar ao governo federal a necessidade de uma recomposição. Felizmente, fomos atendidos, e conseguimos garantir esses recursos essenciais para a continuidade dos serviços municipais”.
Chapa única
Inicialmente, a disputa pela presidência da União dos Municípios da Bahia (UPB) contou com seis candidatos. No entanto, ao longo do processo, as articulações foram reduzindo as opções até restarem apenas dois nomes: Phellipe Brito (PSD), prefeito de Ituaçu, e Wilson Cardoso (PSB), prefeito de Andaraí.
Em nome da manutenção da unidade da base de Jerônimo Rodrigues, Phellipe anunciou sua saída da disputa, no último dia 29, e declarou apoio a Cardoso, se tornando candidato único. Com a decisão, o PSD comandado pelo senador Otto Alencar perdeu o comando Casa, mas garantiu a continuidade da presidência da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), com a reeleição do Adolfo Menezes. Mesmo sendo afastado pelo STF pelo seu terceiro mandato, o Legislativo continua nas mãos do PSD, com a deputada estadual Ivana Bastos como interina.
Segundo Quinho, a construção de uma candidatura única foi resultado de diálogos intensos entre os gestores e da intermediação do governador Jerônimo Rodrigues (PT), que buscava evitar uma disputa interna. “Tivemos uma reunião importante com o governador e com o secretário de Relações Institucionais, onde ficou claro que Wilson Cardoso tinha melhores condições de exercer a função, tanto pelo seu histórico quanto por já ter participado de eleições anteriores. A base do governador, que tem a maioria dos municípios da Bahia, compreendeu a necessidade de unificação e decidiu apoiar Wilson”, explicou Quinho.
A definição ocorreu durante um café da manhã entre os prefeitos, onde Phellipe Brito aceitou retirar sua candidatura para fortalecer a unidade da UPB. “Foi um café da manhã muito proveitoso, e a base compreendeu que o mais importante naquele momento era termos uma chapa única para unificar e fortalecer esta casa”, destacou Quinho.
Mais Lidas
Política
Moraes e Dino votam para tornar Bolsonaro réu por tentativa de golpe
Após boatos, Jerônimo nega nome de João Dude na Secretaria de Comunicação
Últimas Notícias

Lista de espera do Prouni 2025 tem inscrições até esta quinta-feira

STF mantém condenação de homem envolvido no assassinato de Mãe Bernadete

Governo do Estado anuncia investimento em abastecimento e saneamento em Salvador e Região Metropolitana
Pacote inclui a entrega de obras, novas ordens de serviço e processos licitatórios

TCU determina correções no INSS após detectar erros em milhares de pedidos negados
Relatório do TCU exige ações para aprimorar concessão de benefícios

João Roma critica decisão do STF e diz que Bolsonaro é alvo de perseguição política
Deputado estadual Leandro de Jesus (PL) classificou julgamento como 'político', sem fundamentos sólidos e baseado em 'opiniões, sem fatos, sem provas'

Jerônimo reforça papel estratégico do agro na economia e diz que trabalha para melhorar logística
Durante lançamento da Bahia Farm Show 2025, governador defendeu melhoria da infraestrutura para garantir competitividade ao agronegócio baiano

BBB: Vinícius teme paredão e desabafa após saída de Aline: ‘Meus pensamentos estão me sufocando’
Ex-BBB comentou sobre os participantes, enquanto aliados discutem o impacto da eliminação

Impasse no PT adia eleição para 1º vice-presidência da AL-BA para próxima semana
Partido indicou a deputada Fátima Nunes para vaga, mas candidatura de Júnior Muniz, também do PT, gerou disputa interna pelo cargo

Delegado da Polícia Civil da Bahia é exonerado após investigação sobre desvio de fuzis
Nilton Tormes é investigado por envolvimento no desvio de armas apreendidas em operação

Salvador vence prêmio nacional com projeto que capacita mulheres para atuação no setor de transporte
Iniciativa oferece formação profissional para mulheres interessadas em atuar como motoristas em diferentes modais, incluindo o sistema BRT de Salvador

Junior Marabá cobra investimentos da Coelba e diz que falta de energia trava industrialização em Luís Eduardo Magalhães
Ao Portal M!, prefeito ressaltou que fortalecimento da infraestrutura energética permitiria não apenas a industrialização, mas ampliação de emprego e renda

Presidente da Aiba aposta em tecnologia e expansão nacional para transformar a Bahia Farm Show
Evento, que ocorrerá em junho, promete superar recordes de negócios e público, com destaque para tecnologia e fortalecimento do agronegócio