Mulher morre após realizar três cirurgias plásticas em clínica de estética de Salvador
Vítima identificada como Veruska Rendall, passou por procedimentos no abdômen, mama e nádegas, em uma operação que durou aproximadamente 15 horas

Uma corretora de imóveis de 54 anos morreu, na madrugada desta terça-feira (18), após sofrer uma parada cardíaca ao realizar três cirurgias plásticas em uma clínica de estética no bairro de Ondina, em Salvador. A vítima, identificada como Veruska Rendall, passou por procedimentos no abdômen, mama e nádegas, em uma operação que durou aproximadamente 15 horas. O caso está sob investigação da Polícia Civil.
Cirurgias longas e falta de estrutura adequada
Os procedimentos começaram por volta das 9h da manhã de segunda-feira (17) e foram concluídos à meia-noite de terça-feira (18). No entanto, durante a recuperação, Veruska passou mal e sofreu uma parada cardíaca. O atendimento foi prestado por uma médica de plantão, e uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionada para dar suporte.
Segundo relatos da família, a clínica não contava com Unidade de Terapia Intensiva (UTI), apenas com equipamentos de ressuscitação.
“O médico fez a cirurgia naturalmente e foi embora. Ele mesmo disse lá que não tinha um outro médico na clínica. Poderia ter um enfermeiro ou alguma coisa, mas a gente não sabe se no momento desse, essa pessoa estava capacitada para fazer uma reanimação“, afirmou Soraya Rendall, irmã da vítima.
Família não foi informada sobre cirurgias
De acordo com Soraya, apenas o marido de Veruska sabia sobre os procedimentos estéticos. A decisão de não comunicar o restante da família partiu da própria corretora de imóveis.
“Ela estava muito animada para fazer a cirurgia, a família não sabia, mas o marido sabia e deu a maior força. Quando ela botava uma coisa na cabeça, não tinha quem tirasse”, relatou a irmã.
Ainda segundo Soraya, os médicos deveriam ter orientado a paciente a dividir os procedimentos em etapas, reduzindo os riscos.
“Cabia aos médicos não permitir que fizesse todas as cirurgias de vez, não à paciente. A paciente quer fazer tudo, ficar bonita. Era para falar: ‘Olha, Veruska, vamos fazer parte agora, outra em seis meses’, e não permitir uma cirurgia tão longa”.
A família informou que Veruska realizou exames antes dos procedimentos e que não havia indicativos de problemas de saúde.
Investigação e posicionamento das autoridades
O delegado Nilton Borba, titular da 7ª Delegacia Territorial (DT/Rio Vermelho), afirmou que a causa da morte só será confirmada após a análise dos laudos periciais.
“O médico será chamado para ser ouvido, mas o que vai balizar realmente as investigações são os laudos periciais que serão realizados”, disse Borba.
Em nota, o Conselho Regional de Medicina da Bahia (Cremeb) informou, em nota, que até o início da tarde desta terça-feira não havia recebido nenhuma denúncia formal sobre o caso. No entanto, a autarquia orientou que, caso a família identifique indícios de infração ética no atendimento médico, registre uma denúncia para que a conduta dos profissionais envolvidos seja investigada.
Clínica diz que tem colaborado para esclarecer fatos com total transparência
Por meio de nota divulgada nas redes sociais, a Clinday afirmou que sempre ofereceu “estrutura moderna” ao seus pacientes, e garantiu que sempre seguiu “os mais rigorosos protocolos de qualidade”. A clínica também afirmou que possuía profissional médico e equipe de plantão, e assegurou que tem colaborado “integralmente” para “esclarecer os fatos com total transparência”.
Confira a nota na íntegra:
“A Clinday vem a público manifestar seu profundo pesar pelo falecimento de paciente atendida em sua unidade na manhã de hoje, dia 18/02/2025.
Com mais de 20 anos de atuação e mais de 10 mil procedimentos realizados, a Clinday sempre ofereceu aos seus pacientes estrutura moderna, seguindo os mais rigorosos protocolos de qualidade, e continuo compromisso com a segurança e qualidade no atendimento, visando assegurar que todos os processos sejam constantemente revisados para manter o mais alto padrão assistencial.
A Clinday também esclarece, em contraponto ao que vem sendo noticiado em alguns meios de comunicação, que possuía na unidade profissional médico e equipe de plantão, os quais, na manha de hoje, já prestaram todas as informações à autoridade policial.
No momento, estamos colaborando integralmente com as autoridades para esclarecer os fatos com total transparência e que acompanhará de perto o acontecimento e todos os seus desdobramentos, a fim de garantir total conforto à família e a precisa elucidação do caso.
Nos solidarizamos com a família, oferecendo toda nossa atenção e respeito, reafirmando nossa dedicação à ética, à medicina segura e a deferência a todos que confiam em nossa instituição.
Nos colocamos à disposição para os esclarecimentos que se façam necessários”.
Anvisa interdita clínicas de estética em operação nacional
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) interditou oito clínicas de estética em São Paulo, Belo Horizonte, Brasília e Goiânia após identificar irregularidades graves que colocavam em risco a segurança dos pacientes. Durante a operação “Estética com Segurança”, os agentes encontraram problemas como falta de protocolos de segurança, uso de produtos vencidos, descarte inadequado de seringas e condições insalubres, incluindo mofo e infiltrações. No total, 31 estabelecimentos foram fiscalizados, sendo que apenas um, localizado em Goiânia, não apresentou infrações.
De acordo com a Anvisa, as falhas detectadas são sérias e exigem medidas imediatas.
“A ausência de prontuários dificulta investigações em caso de eventos adversos. Além disso, encontramos falta de esterilização adequada e descarte irregular de resíduos, o que representa um grande risco à saúde pública”, informou a agência em nota.
A Anvisa destacou ainda que a escolha dos estabelecimentos para inspeção foi baseada em denúncias de consumidores e no alto volume de publicidade paga dessas clínicas em mídias tradicionais e redes sociais.
“Nosso objetivo é garantir que os pacientes tenham segurança ao realizar procedimentos estéticos”, reforçou o órgão.
Mais Lidas
Segurança do Carnaval na Bahia conta com helicópteros, drones e embarcações
Cidades
Lista de espera do Prouni 2025 tem inscrições até esta quinta-feira
STF mantém condenação de homem envolvido no assassinato de Mãe Bernadete
MPF pressiona governo federal sobre demarcação de terras indígenas na Bahia
Últimas Notícias

Lista de espera do Prouni 2025 tem inscrições até esta quinta-feira

STF mantém condenação de homem envolvido no assassinato de Mãe Bernadete

Governo do Estado anuncia investimento em abastecimento e saneamento em Salvador e Região Metropolitana
Pacote inclui a entrega de obras, novas ordens de serviço e processos licitatórios

TCU determina correções no INSS após detectar erros em milhares de pedidos negados
Relatório do TCU exige ações para aprimorar concessão de benefícios

João Roma critica decisão do STF e diz que Bolsonaro é alvo de perseguição política
Deputado estadual Leandro de Jesus (PL) classificou julgamento como 'político', sem fundamentos sólidos e baseado em 'opiniões, sem fatos, sem provas'

Jerônimo reforça papel estratégico do agro na economia e diz que trabalha para melhorar logística
Durante lançamento da Bahia Farm Show 2025, governador defendeu melhoria da infraestrutura para garantir competitividade ao agronegócio baiano

BBB: Vinícius teme paredão e desabafa após saída de Aline: ‘Meus pensamentos estão me sufocando’
Ex-BBB comentou sobre os participantes, enquanto aliados discutem o impacto da eliminação

Impasse no PT adia eleição para 1º vice-presidência da AL-BA para próxima semana
Partido indicou a deputada Fátima Nunes para vaga, mas candidatura de Júnior Muniz, também do PT, gerou disputa interna pelo cargo

Delegado da Polícia Civil da Bahia é exonerado após investigação sobre desvio de fuzis
Nilton Tormes é investigado por envolvimento no desvio de armas apreendidas em operação

Salvador vence prêmio nacional com projeto que capacita mulheres para atuação no setor de transporte
Iniciativa oferece formação profissional para mulheres interessadas em atuar como motoristas em diferentes modais, incluindo o sistema BRT de Salvador

Junior Marabá cobra investimentos da Coelba e diz que falta de energia trava industrialização em Luís Eduardo Magalhães
Ao Portal M!, prefeito ressaltou que fortalecimento da infraestrutura energética permitiria não apenas a industrialização, mas ampliação de emprego e renda

Presidente da Aiba aposta em tecnologia e expansão nacional para transformar a Bahia Farm Show
Evento, que ocorrerá em junho, promete superar recordes de negócios e público, com destaque para tecnologia e fortalecimento do agronegócio