Operação captura peixe-leão pela primeira vez na Bahia

Espécie, que ameaça aos ecossistemas marinhos e faz mal à saúde, foi encontrada em Morro de São Paulo


Vixe d-flex me-2
Iago Bacelar 18/02/2025 13:40 Cidades
Operação captura peixe-leão pela primeira vez na Bahia - Matheus Lemos - Ascom Sema / Inema

O Governo da Bahia, por meio de uma operação de monitoramento, capturou, na última sexta-feira (14), o peixe-leão (Pterois volitans) em Morro de São Paulo, região do Baixo-sul do Estado. Este é o primeiro registro da espécie invasora no litoral baiano. A captura foi realizada por uma equipe multidisciplinar composta por biólogos, oceanógrafos e veterinários da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) e do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), com o apoio da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

O peixe-leão: uma ameaça aos ecossistemas marinhos

De acordo com o secretário estadual de Meio Ambiente, Eduardo Martins, embora o peixe-leão pareça inofensivo à primeira vista, ele representa uma grave ameaça para os ecossistemas marinhos da Bahia. A espécie, nativa da região Indo-pacífica, não possui predadores naturais no Brasil, o que a torna uma ameaça para outras espécies marinhas. Ao competir por alimento, o peixe-leão pode diminuir o desenvolvimento de outros peixes e crustáceos, prejudicando diretamente a cadeia de pesca local.

“Recebemos a notificação que haveria um exemplar nos corais da ilha. Imediatamente montamos uma força-tarefa e encaminhamos uma equipe para inspecionar o local, juntamente com um mergulhador local, que teria avistado o animal no sábado (8). Na quinta-feira (13), confirmamos o registro inédito do peixe-leão na Bahia, capturamos e trouxemos para o Cetas. Daqui para frente daremos os devidos encaminhamentos”, explicou o secretário.

Medidas de controle e planos de resposta rápida

Conforme Eduardo Martins, um plano estratégico do Programa de Gerenciamento Costeiro da Bahia já está em andamento para combater outras espécies invasoras, como o octocoral encontrado na Baía de Todos-os-Santos, e agora se estenderá ao controle da proliferação do peixe-leão. Com o registro do peixe-leão em águas baianas, o Governo da Bahia iniciou ações coordenadas para mitigar os riscos dessa invasão.

A partir dessa constatação, a Secretaria de Meio Ambiente notificou os municípios da Costa Baiana e diversas entidades, como a Secretaria da Saúde, a Bahia Pesca e a Marinha do Brasil. Um plano de resposta rápida será implementado, seguindo as diretrizes do Manual de Alerta, Detecção Precoce e Resposta Rápida de Espécies Exóticas Invasoras Marinhas do Ministério do Meio Ambiente (MMA).

Características e impacto da espécie

O peixe-leão encontrado na Bahia tem aproximadamente 10 centímetros e cerca de um ano de vida. Seu corpo listrado de branco e tons de vermelho, laranja e marrom é característico da espécie. O peixe-leão pode atingir até 47 cm na fase adulta, com até 18 espinhos venenosos. Sua presença no litoral brasileiro foi registrada pela primeira vez em 2014, no Rio de Janeiro, e desde 2022 é visto entre o litoral de Pernambuco e Alagoas.

A origem do peixe-leão encontrado em Morro de São Paulo será investigada. De acordo com oceanógrafa Alice Reis, da Sema, o animal pode ter sido trazido pelas correntes marítimas, vindo de Pernambuco, onde a espécie se reproduz em grande escala. Outra possibilidade é que o peixe tenha sido fruto de reprodução local, o que indicaria a presença de mais exemplares na região.

Atuação do mergulhador e da equipe de captura

O mergulhador Diego Marques, morador de Morro de São Paulo, foi o primeiro a avistar o peixe-leão. “Estava em uma atividade perto da costa, quando visualizei o animal, chamou minha atenção por nunca ter visto essa espécie na região. Registrei e comuniquei imediatamente para as autoridades”, relatou.

O Inema enviou uma equipe especializada para realizar a captura do peixe. “Realizamos vários mergulhos, primeiro para fazer um reconhecimento da área e, a partir daí, iniciamos as buscas nas rochas e recifes de corais, locais onde o peixe costuma se abrigar”, explicou Eduardo Barros, biólogo marinho do Inema.

Riscos à biodiversidade e à saúde

A proliferação do peixe-leão pode ter efeitos devastadores sobre a biodiversidade marinha local. Conforme o veterinário do Inema, Marcos Leônidas, a espécie predadora não encontra inimigos naturais no Brasil, o que pode levar a um crescimento rápido da população e comprometer as populações de peixes nativos.

Embora acidentes com o peixe-leão sejam raros, o veterinário alerta para o risco de envenenamento. “Ao perfurar a pele humana, o peixe injeta uma toxina neuromuscular que pode causar ferimentos, com sintomas como necrose, náuseas, febre e até mesmo convulsões”, explicou Leônidas.

Alerta à população: medidas de precaução

As autoridades ambientais da Sema e do Inema continuam monitorando a situação e reforçam o alerta à população. Em caso de avistamento de outro peixe-leão, a recomendação é não tentar capturá-lo.

Caso o animal seja acidentalmente pescado, não deve ser devolvido ao mar. Em ambas as situações, a população deve entrar em contato imediatamente com o Inema pelos canais de denúncia disponíveis.

Canais de Denúncia:

Mais Lidas

Cidades

Últimas Notícias

Governo do Estado anuncia investimento em abastecimento e saneamento em Salvador e Região Metropolitana -
Política 26/03/2025 às 21:00

Governo do Estado anuncia investimento em abastecimento e saneamento em Salvador e Região Metropolitana

Pacote inclui a entrega de obras, novas ordens de serviço e processos licitatórios


TCU determina correções no INSS após detectar erros em milhares de pedidos negados -
Cidades 26/03/2025 às 20:30

TCU determina correções no INSS após detectar erros em milhares de pedidos negados

Relatório do TCU exige ações para aprimorar concessão de benefícios


João Roma critica decisão do STF e diz que Bolsonaro é alvo de perseguição política -
Política 26/03/2025 às 20:00

João Roma critica decisão do STF e diz que Bolsonaro é alvo de perseguição política

Deputado estadual Leandro de Jesus (PL) classificou julgamento como 'político', sem fundamentos sólidos e baseado em 'opiniões, sem fatos, sem provas'


Jerônimo reforça papel estratégico do agro na economia e diz que trabalha para melhorar logística -
Negócios 26/03/2025 às 19:30

Jerônimo reforça papel estratégico do agro na economia e diz que trabalha para melhorar logística

Durante lançamento da Bahia Farm Show 2025, governador defendeu melhoria da infraestrutura para garantir competitividade ao agronegócio baiano


BBB: Vinícius teme paredão e desabafa após saída de Aline: ‘Meus pensamentos estão me sufocando’ -
BBB 25 26/03/2025 às 19:00

BBB: Vinícius teme paredão e desabafa após saída de Aline: ‘Meus pensamentos estão me sufocando’

Ex-BBB comentou sobre os participantes, enquanto aliados discutem o impacto da eliminação


Impasse no PT adia eleição para 1º vice-presidência da AL-BA para próxima semana -
Política 26/03/2025 às 18:42

Impasse no PT adia eleição para 1º vice-presidência da AL-BA para próxima semana

Partido indicou a deputada Fátima Nunes para vaga, mas candidatura de Júnior Muniz, também do PT, gerou disputa interna pelo cargo


Delegado da Polícia Civil da Bahia é exonerado após investigação sobre desvio de fuzis -
Cidades 26/03/2025 às 18:02

Delegado da Polícia Civil da Bahia é exonerado após investigação sobre desvio de fuzis

Nilton Tormes é investigado por envolvimento no desvio de armas apreendidas em operação


Salvador vence prêmio nacional com projeto que capacita mulheres para atuação no setor de transporte -
Cidades 26/03/2025 às 17:32

Salvador vence prêmio nacional com projeto que capacita mulheres para atuação no setor de transporte

Iniciativa oferece formação profissional para mulheres interessadas em atuar como motoristas em diferentes modais, incluindo o sistema BRT de Salvador


Junior Marabá cobra investimentos da Coelba e diz que falta de energia trava industrialização em Luís Eduardo Magalhães -
Política 26/03/2025 às 17:00

Junior Marabá cobra investimentos da Coelba e diz que falta de energia trava industrialização em Luís Eduardo Magalhães

Ao Portal M!, prefeito ressaltou que fortalecimento da infraestrutura energética permitiria não apenas a industrialização, mas ampliação de emprego e renda


Presidente da Aiba aposta em tecnologia e expansão nacional para transformar a Bahia Farm Show -
Negócios 26/03/2025 às 16:32

Presidente da Aiba aposta em tecnologia e expansão nacional para transformar a Bahia Farm Show

Evento, que ocorrerá em junho, promete superar recordes de negócios e público, com destaque para tecnologia e fortalecimento do agronegócio