Campanha alerta sobre primeiros sinais do câncer de cabeça e pescoço
Ações do Julho Verde ocorrem até o dia 5 de agosto

A Associação Brasileira de Câncer de Cabeça e Pescoço (ACBG Brasil) realiza, este ano, a 8ª Campanha Nacional de Prevenção do Câncer de Cabeça e Pescoço, com o tema “Vejo flores em você! Não permita que tumores brotem!”. O objetivo é alertar a população sobre a importância do autocuidado e atenção aos primeiros sinais e sintomas da doença.
As ações da campanha Julho Verde ocorrem até o dia 5 de agosto, em apoio ao combate ao câncer de pulmão e em referência ao PL 4047/2023, que institui o Agosto Branco, iniciativa recentemente aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados e que agora segue para análise do Senado Federal.
Assim, temos o 27 de julho como Dia Mundial de Prevenção do Câncer de Cabeça e Pescoço e 1º de agosto como o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Pulmão, abordando a metástase que a primeira doença gera no principal órgão do sistema respiratório.
Segundo o médico Lucas Silva, coordenador do Setor de Cabeça e Pescoço do Hospital Aristides Maltez (HAM), o objetivo principal da campanha Julho Verde é ampliar o número de diagnósticos precoces, evitando assim o crescente número de óbitos e mutilações graves que comprometem funções vitais dos pacientes, como fala, respiração, alimentação, visão, audição e cognição.
“Receber o diagnóstico de câncer ainda assusta as pessoas. Elas se desesperam pelo estigma que a doença ainda tem junto à sociedade. A medicina evoluiu muito e, nos diagnósticos precoces, muitos cânceres são curados”, observa.
Lucas Silva explica ainda que anualmente, o Instituto Nacional de Câncer (Inca) registra cerca de 40 mil novos casos de tumores localizados na cabeça e pescoço. “Estes dados incluem neoplasias que se originam em regiões das vias aéreo-digestivas, como cavidade oral, glândula tireoide e laringe. O número evidencia a necessidade de mais prevenção, melhor diagnóstico e acesso ao tratamento para milhares de brasileiros”, pontua.
Sinais de alerta do câncer de cabeça e pescoço
O especialista diz também a Campanha Nacional de Prevenção do Câncer de Cabeça e Pescoço intitulada Julho Verde tem como objetivo ampliar a conscientização sobre os fatores de riscos evitáveis e os sintomas.
Ele explica que esses tipos de câncer têm como principais fatores de risco o tabagismo, o consumo de álcool, as infecções por HPV e o excesso de exposição solar. São cerca de 10 mil mortes por ano no país, só para os cânceres de laringe e cavidade oral. Os sobreviventes enfrentam perdas significativas na qualidade de vida durante e após o tratamento.
“A campanha Julho Verde é a oportunidade de trazer ao conhecimento da sociedade brasileira a realidade da prevalência do câncer de cabeça e pescoço e alertar as autoridades sanitárias para a necessidade de identificação de casos iniciais que repercutirão nos resultados de tratamento”, explica Lucas Silva.
Os tumores de cabeça e pescoço podem ser pouco sintomáticos no princípio da doença. O diagnóstico das lesões iniciais é fundamental para garantir que os índices de cura se aproximem de 100%. Com a progressão da doença, alguns sinais e sintomas podem aparecer, como manchas brancas na boca, dor local, lesões com sangramento ou cicatrização demorada, nódulos no pescoço, mudança na voz e rouquidão, além de dificuldade para engolir.
“Por estas razões, o objetivo da campanha é alertar sobre os fatores de risco, muito presentes entre a população brasileira, e falar da importância do diagnóstico precoce. Em cerca de 60% dos casos, a doença é diagnosticada tardiamente”, alerta.
Leia também:
Hospital do Homem atenderá com demanda regulada e capacidade de mil cirurgias por mês
Mais Lidas
Saúde anuncia 3,5 mil vagas para residência e atuação imediata no SUS
Hupes-Ufba é habilitado para cirurgias trans e vira referência na Bahia
Saúde
Hupes-Ufba é habilitado para cirurgias trans e vira referência na Bahia
Últimas Notícias

Bolsonaro deve visitar a Bahia entre agosto e setembro, diz João Roma
Ex-presidente articula visita após ato em São Paulo, mesmo com recente internação por suspeita de pneumonia viral

Bolsonaro é diagnosticado com pneumonia viral após mal-estar em agenda política
Ex-presidente passou por exames no DF Star após relatar vômitos e soluços; médicos suspeitam de infecção viral no pulmão

Tragédia em SC: queda de balão deixa 8 mortos no sul do país
Pouso forçado de balão em Sorocaba ocorreu no mesmo dia do acidente fatal em Santa Catarina; causas ainda são investigadas

Chuvas no RS desalojam milhares e levam estado a liberar R$ 60 milhões em ajuda emergencial
De acordo com o balanço mais recente da Defesa Civil estadual, divulgado na manhã deste sábado (21), já são 121 os municípios que registraram algum tipo de ocorrência

Vazamento expõe mais de 16 bilhões de senhas ligadas a Google, Apple e Meta, diz site
Informação foi revelada por uma investigação conduzida desde o início de 2025

Fazenda na RMS é invadida e tem sete bois abatidos; prejuízo pode chegar a R$ 35 mil
Esta é a segunda vez que a mesma fazenda é alvo de criminosos

Conflito entre Israel e Irã entra no 9º dia sem trégua e preocupa ONU
Escalada bélica começou no dia 13 de junho, quando Israel lançou uma ofensiva com o objetivo declarado de neutralizar o programa nuclear iraniano

Ministros do União Brasil devem deixar governo Lula até o fim do ano, dizem caciques da sigla
Movimentação faz parte da estratégia política que mira nas eleições presidenciais de 2026

Bancada do PT reclama de quebra de confiança após votação que encarece energia elétrica
Petistas relataram surpresa com a condução da sessão e disseram ter sido orientados a votar favoravelmente sem saber que os trechos em questão poderiam provocar impacto direto na tarifa energética

Sindicato ligado a irmão de Lula pressionou governo por descontos até no Bolsa Família
Lobby ocorreu antes da explosão do escândalo do INSS