Beyoncé discursa em comício de Kamala Harris no Texas: ‘Estou aqui como mãe’
Candidata democrata subiu ao palco ao lado da artista pop

Em evento emblemático em Houston, no Texas, a vice-presidente Kamala Harris, candidata do Partido Democrata nas eleições presidenciais americanas de novembro, reuniu milhares de pessoas em um comício focado na defesa dos direitos reprodutivos das mulheres nesta sexta-feira (25). No estado, o tema permanece altamente controverso.
Harris subiu ao palco ao lado de Beyoncé, uma das maiores vozes da música pop e natural de Houston, que trouxe o peso de sua popularidade para apoiar a candidatura democrata. O evento foi marcado por discursos fortes e declarações diretas em defesa da autonomia das mulheres.
Beyoncé ressaltou a importância do evento e declarou: “Não estou aqui como uma celebridade. Não estou aqui como uma política. Estou aqui como uma mãe. Uma mãe que se preocupa profundamente com o mundo em que meus filhos e que todos os nossos filhos estão vivendo. Imagine um mundo onde temos liberdade para controlar nosso corpo, um mundo onde não estamos divididos”.
A cantora ainda declarou que os Estados Unidos estão “à beira da história”, convidando o público a “cantar uma nova canção”. Em uma referência aos desafios que o país enfrenta. “Uma canção que começou há 248 anos. As velhas notas de queda, discórdia, desespero não ressoam mais”.
Logo após o discurso de Beyoncé, Harris subiu ao palco, sendo apresentada com Freedom, música de Beyoncé que simbolizou a luta por justiça e igualdade em seu álbum Lemonade. A vice-presidente recebeu um abraço da cantora e destacou a importância de proteger os direitos das mulheres, especialmente no estado do Texas. Em seu discurso, Harris enfatizou: “Quando era presidente, Trump escolheu três juízes para a Suprema Corte com a intenção que eles derrubassem [o direito ao aborto], e eles fizeram isso”.
A declaração foi feita em um dos estados mais restritivos em relação ao aborto, que recentemente proibiu o procedimento em quase todos os casos, gerando forte impacto sobre as mulheres locais.
Harris reiterou que não é preciso abandonar crenças religiosas para defender a autonomia da mulher sobre o próprio corpo. “Ela pode falar com seu padre, ou pastor, ou rabino. Mas o governo não pode se meter”, pontuou, dirigindo-se a um público religioso, cujo apoio ao Partido Republicano é notório. Esse apelo visa atrair eleitores indecisos que, embora tradicionalmente conservadores, demonstram desconforto com as restrições recentes.
Em um dos momentos mais aguardados, Beyoncé apresentou Harris como “a próxima presidente dos Estados Unidos”, celebrando o evento como “histórico”. A candidata democrata subiu ao palco ao som da canção Freedom, sucesso de Beyoncé que se tornou um hino para causas de justiça e liberdade, em clara alusão à sua defesa de direitos civis.
Além da defesa dos direitos reprodutivos, o comício também foi um palco para as críticas a Donald Trump. Kamala Harris associou diretamente a revogação do direito ao aborto à política implementada pelo ex-presidente, enfatizando que sua decisão de indicar juízes conservadores para a Suprema Corte foi pensada para limitar o acesso ao aborto. “Isso é imoral”, apontou Harris, referindo-se ao impacto das novas leis que agora afetam milhões de mulheres americanas.
Por fim, Beyoncé fez um apelo direto ao público feminino, exortando-as a votar: “Para mulheres ao redor do país, eu digo: precisamos de vocês. Sua liberdade é um direito humano, e seu voto é uma das maneiras mais poderosas de expressar isso”.
— Eixo Político (@eixopolitico) October 26, 2024
“Estamos prestes a escrever a história. Não estou aqui como celebridade, não estou aqui como política. Estou aqui como mãe”, diz Beyoncé em comício de Kamala Harris no Texas.
A cantora declarou apoio à democrata no maior comício de Kamala até aqui.pic.twitter.com/aTT29FMQg0
Redação
Mais Lidas
Papa Francisco saúda fiéis no Vaticano após 38 dias hospitalizado
Internacional
Morre papa Francisco, primeiro pontífice sul-americano, aos 88 anos
Últimas Notícias

Salvador inicia aulas gratuitas sobre patrimônio histórico no Palacete Tira-Chapéu com Itamar Musse
Aula inaugural acontecerá, na quinta-feira (24), às 18h, com palestra do museólogo e marchand Itamar Musse

Lula libera R$ 27 milhões ao STF após ataque com explosivos
Medida provisória destina recursos para equipamentos de vigilância e obras estruturais; atentado de novembro reacendeu debate sobre proteção

SAC Salvador Shopping amplia horário a partir desta terça-feira para emissão da nova carteira de identidade
Medida tem como objetivo atender ao aumento na procura pela nova Carteira de Identidade Nacional (CIN)

Oportunidade em Salvador: Simm oferece 68 vagas nesta terça-feira para quem busca emprego ou estágio
No caso das vagas que exigem experiência, o tempo de serviço deve ser comprovado em carteira de trabalho

Alexandre Silveira discute expansão de veículos elétricos e baterias com gigantes chinesas
Visita à China faz parte de uma missão oficial cujo objetivo é atrair investimentos internacionais para o setor energético brasileiro

Governo promete Internet em 100% das unidades de saúde indígena até 2026
Medida faz parte do plano do Ministério da Saúde para ampliar acesso à telessaúde em territórios indígenas

Preta Gil celebra Páscoa em casa após nova fase no tratamento: ‘Nunca teve um significado tão forte’
Cantora compartilha momento ao lado da família e amigos após alta médica e continuidade do tratamento contra câncer em São Paulo

Alckmin diz que Brasil seguirá promovendo diálogo pela paz após morte do papa Francisco
Vice-presidente destacou que país pode contribuir com diálogo em guerras por não ter litígios e manter relações diplomáticas estáveis

Estudantes da UFBA vencem competição internacional de aerodesign e se tornam bicampeões mundiais
Competição internacional voltada para engenharia aeronáutica reuniu times universitários de diversos países

Às vésperas de julgamento do STF, Silvinei Vasques diz ser alvo de ‘relatório fraudulento’
Ex-diretor da PRF é acusado de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, entre outros crimes