Haddad diz que novo presidente do Banco Central deve ser anunciado nas próximas semanas
Segundo o ministro, indicação vai depender da reunião entre Lula e Pacheco

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta terça-feira (13), que a troca de presidente do Banco Central (BC) “entrou no radar” do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Assim, o nome substituto de Roberto Campos Neto teve ter anúncio nas “próximas semanas”.
“Eu acredito que vai ser nas próximas semanas. Entrou no radar do presidente essa questão e ele ficou de discutir com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco a questão da sabatina, em virtude do calendário eleitoral”, disse.
Segundo ele, a indicação vai depender da reunião entre Lula e o presidente do Senado. Atualmente, o diretor de Política Monetária do BC, Gabriel Galípolo, tem consideração como o franco favorito para a vaga. Inclusive, ele foi secretário-executivo da Fazenda já durante a gestão Haddad.
De acordo com o ministro, a ideia é que a sabatina aconteça durante um dos “esforços concentrados” que o Congresso terá este ano, em meio à agenda eleitoral.
Selic
Haddad pontuou a necessidade de fazer “uma série de considerações técnicas”, ao falar sobre a condução da política monetária. Ele respondeu à indagação de jornalistas sobre a declaração do presidente do BC, que frisou que não hesitaria em aumentar a Selic, caso precise.
“Tem uma série de considerações técnicas que têm de ser feitas e nem sempre o melhor é aumentar o juro, às vezes é manter ele no mesmo patamar restritivo. Isso não é atribuição do Ministério da Fazenda fazer a conta”, comentou.
A princípio, o chefe da equipe econômica relatou que o Banco Central possui uma “equipe técnica” de nove pessoas, que é composta pelos diretores do Comitê de Política Monetária (Copom), para analisar as variáveis corretas da taxa Selic.
Desse modo, o ministro da Fazenda disse estar “feliz” com a inflação do Brasil, mesmo passando por sustos. “O que eu estou feliz é que o Brasil está crescendo com a inflação controlada. Mesmo com um susto ou outro, o Fed (Federal Reserve, o BC dos EUA) que atrasou os cortes, o Banco do Japão, que subiu”, completou Fernando Haddad.
Leia também:
Lula altera decreto que oferta desconto em operações de crédito para agricultores do RS
Jaques Wagner espera fechar relatório de desoneração da folha sem impostos nesta terça
Estadão Conteúdo
Mais Lidas
Política
Últimas Notícias

Estudantes da UFBA vencem competição internacional de aerodesign e se tornam bicampeões mundiais
Competição internacional voltada para engenharia aeronáutica reuniu times universitários de diversos países

Às vésperas de julgamento do STF, Silvinei Vasques diz ser alvo de ‘relatório fraudulento’
Ex-diretor da PRF é acusado de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, entre outros crimes

Morte do papa Francisco inicia conclave; Brasil terá sete cardeais na escolha do novo pontífice
Para que um candidato seja eleito, é necessário obter dois terços dos votos válidos

AVC e insuficiência cardíaca causaram morte do papa Francisco, diz Vaticano
Pontífice faleceu em casa, no Vaticano, e será sepultado na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma

Final do BBB 25 será decidida entre pipocas pelo segundo ano consecutivo; relembre
Guilherme, João Pedro e Renata são os três finalistas da edição comemorativa dos 25 anos do Big Brother Brasil

Obras do VLT de Salvador atingem 18% de execução e pode ter linha de teste até dezembro
Jerônimo Rodrigues vistoriou execução do Trecho 1, que já conta com 1,6 km de via permanente implantada

Ainda sem triunfos no Brasileirão, Bahia enfrenta Ceará para espantar má fase
Partida válida pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro ocorrerá nesta segunda-feira (21), às 20h

ACM Neto anuncia agenda quinzenal pelo interior e mira fortalecimento para eleições de 2026
Declaração foi feita durante a Corrida Azul, em Santo Estêvão, evento voltado à conscientização sobre o autismo

Alexandre de Moraes concede prisão domiciliar a condenados do 8 de Janeiro por motivos de saúde
Decisões têm como base laudos que apontam condições graves de saúde

Michelle convoca jejum e oração de sete dias por recuperação de Jair Bolsonaro
Ex-presidente segue internado no Hospital DF Star, em Brasília, após se submeter a uma nova cirurgia