Haddad diz que novo presidente do Banco Central deve ser anunciado nas próximas semanas

Segundo o ministro, indicação vai depender da reunião entre Lula e Pacheco


Estadão Conteúdo
Estadão Conteúdo 14/08/2024 10:00 • Política
Haddad diz que novo presidente do Banco Central deve ser anunciado nas próximas semanas -

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta terça-feira (13), que a troca de presidente do Banco Central (BC) “entrou no radar” do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Assim, o nome substituto de Roberto Campos Neto teve ter anúncio nas “próximas semanas”.

“Eu acredito que vai ser nas próximas semanas. Entrou no radar do presidente essa questão e ele ficou de discutir com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco a questão da sabatina, em virtude do calendário eleitoral”, disse.

Segundo ele, a indicação vai depender da reunião entre Lula e o presidente do Senado. Atualmente, o diretor de Política Monetária do BC, Gabriel Galípolo, tem consideração como o franco favorito para a vaga. Inclusive, ele foi secretário-executivo da Fazenda já durante a gestão Haddad.

De acordo com o ministro, a ideia é que a sabatina aconteça durante um dos “esforços concentrados” que o Congresso terá este ano, em meio à agenda eleitoral.

Selic

Haddad pontuou a necessidade de fazer “uma série de considerações técnicas”, ao falar sobre a condução da política monetária. Ele respondeu à indagação de jornalistas sobre a declaração do presidente do BC, que frisou que não hesitaria em aumentar a Selic, caso precise.

“Tem uma série de considerações técnicas que têm de ser feitas e nem sempre o melhor é aumentar o juro, às vezes é manter ele no mesmo patamar restritivo. Isso não é atribuição do Ministério da Fazenda fazer a conta”, comentou.

A princípio, o chefe da equipe econômica relatou que o Banco Central possui uma “equipe técnica” de nove pessoas, que é composta pelos diretores do Comitê de Política Monetária (Copom), para analisar as variáveis corretas da taxa Selic.

Desse modo, o ministro da Fazenda disse estar “feliz” com a inflação do Brasil, mesmo passando por sustos. “O que eu estou feliz é que o Brasil está crescendo com a inflação controlada. Mesmo com um susto ou outro, o Fed (Federal Reserve, o BC dos EUA) que atrasou os cortes, o Banco do Japão, que subiu”, completou Fernando Haddad.

Leia também:

Lula altera decreto que oferta desconto em operações de crédito para agricultores do RS

Jaques Wagner espera fechar relatório de desoneração da folha sem impostos nesta terça

Estadão Conteúdo

Estadão Conteúdo

Mais Lidas

Política

Últimas Notícias

Estudantes da UFBA vencem competição internacional de aerodesign e se tornam bicampeões mundiais -
Cidades 21/04/2025 às 19:33

Estudantes da UFBA vencem competição internacional de aerodesign e se tornam bicampeões mundiais

Competição internacional voltada para engenharia aeronáutica reuniu times universitários de diversos países


Às vésperas de julgamento do STF, Silvinei Vasques diz ser alvo de ‘relatório fraudulento’ -
Política 21/04/2025 às 18:41

Às vésperas de julgamento do STF, Silvinei Vasques diz ser alvo de ‘relatório fraudulento’

Ex-diretor da PRF é acusado de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, entre outros crimes


Morte do papa Francisco inicia conclave; Brasil terá sete cardeais na escolha do novo pontífice -
Internacional 21/04/2025 às 17:52

Morte do papa Francisco inicia conclave; Brasil terá sete cardeais na escolha do novo pontífice

Para que um candidato seja eleito, é necessário obter dois terços dos votos válidos


AVC e insuficiência cardíaca causaram morte do papa Francisco, diz Vaticano -
Internacional 21/04/2025 às 17:04

AVC e insuficiência cardíaca causaram morte do papa Francisco, diz Vaticano

Pontífice faleceu em casa, no Vaticano, e será sepultado na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma


Final do BBB 25 será decidida entre pipocas pelo segundo ano consecutivo; relembre -
BBB 25 21/04/2025 às 16:09

Final do BBB 25 será decidida entre pipocas pelo segundo ano consecutivo; relembre

Guilherme, João Pedro e Renata são os três finalistas da edição comemorativa dos 25 anos do Big Brother Brasil


Obras do VLT de Salvador atingem 18% de execução e pode ter linha de teste até dezembro -
Cidades 21/04/2025 às 15:19

Obras do VLT de Salvador atingem 18% de execução e pode ter linha de teste até dezembro

Jerônimo Rodrigues vistoriou execução do Trecho 1, que já conta com 1,6 km de via permanente implantada


Ainda sem triunfos no Brasileirão, Bahia enfrenta Ceará para espantar má fase -
Esporte 21/04/2025 às 14:30

Ainda sem triunfos no Brasileirão, Bahia enfrenta Ceará para espantar má fase

Partida válida pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro ocorrerá nesta segunda-feira (21), às 20h


ACM Neto anuncia agenda quinzenal pelo interior e mira fortalecimento para eleições de 2026 -
Política 21/04/2025 às 13:40

ACM Neto anuncia agenda quinzenal pelo interior e mira fortalecimento para eleições de 2026

Declaração foi feita durante a Corrida Azul, em Santo Estêvão, evento voltado à conscientização sobre o autismo


Alexandre de Moraes concede prisão domiciliar a condenados do 8 de Janeiro por motivos de saúde -
Política 21/04/2025 às 12:50

Alexandre de Moraes concede prisão domiciliar a condenados do 8 de Janeiro por motivos de saúde

Decisões têm como base laudos que apontam condições graves de saúde


Michelle convoca jejum e oração de sete dias por recuperação de Jair Bolsonaro -
Política 21/04/2025 às 12:00

Michelle convoca jejum e oração de sete dias por recuperação de Jair Bolsonaro

Ex-presidente segue internado no Hospital DF Star, em Brasília, após se submeter a uma nova cirurgia