Como ‘memes’ moldam campanhas políticas e promovem desinformação
Especialistas explicam como a ‘zoeira’ nas redes pode influenciar a opinião pública nas eleições
No último debate do primeiro turno das eleições presidenciais de 2022, em 29 de setembro, a candidata Soraya Thronicke (Pode) protagonizou um momento que ficou marcado e virou meme. Ao confrontar o candidato Padre Kelmon (à época no PTB, atualmente no PL), Soraya declarou: “O senhor é um padre de festa junina”.
Essa frase ultrapassou o âmbito do debate televisivo e rapidamente viralizou na internet, se transformando em um ‘meme’ que segue vivo na memória dos eleitores até hoje.
O fenômeno virtual vai além de entreter. À Agência Brasil, Viktor Chagas, professor do Departamento de Estudos Culturais e Mídia da Universidade Federal Fluminense (UFF), “o meme cumpre essa função de entreter e divertir, mas também têm outros objetivos, especialmente no ambiente político”.
Chagas, que estuda o impacto dos memes nas campanhas políticas, explica que o termo não é uma invenção da era digital. Na verdade, ele foi cunhado pelo biólogo Richard Dawkins em 1976, no livro O Gene Egoísta, para descrever a maneira como informações culturais são transmitidas ao longo do tempo. “O conceito surge na década de 1970, portanto muito antes da popularização da internet”, explica o pesquisador.
Nos anos 1990, a definição de ‘meme’ foi apropriada pelos usuários da internet para descrever conteúdos virais, como imagens, vídeos e piadas que circulam amplamente nas redes sociais. Viktor Chagas diferencia essa evolução: “Podemos falar que há dois memes, um antes da internet e outro depois dela”.
O papel dos ‘memes’ na política
A utilização dos memes no ambiente político começou a ganhar força entre 2008 e 2012, segundo a pesquisadora Débora Salles, do Laboratório de Estudos de Internet e Redes Sociais da UFRJ (NetLab-UFRJ). Ela afirma que a campanha de Barack Obama nos Estados Unidos marcou o início dessa estratégia digital. “Obama foi o grande ponto de virada na campanha política on-line”, observa a pesquisadora.
No Brasil, os ‘memes’ começaram a ganhar destaque nas eleições de 2014, principalmente durante a reeleição de Dilma Rousseff. “As eleições de 2014 foram talvez o primeiro momento em que vimos efetivamente os memes entrarem na cena pública”, afirma Viktor Chagas, lembrando que Dilma e Marina Silva foram alvos de muitos ‘memes’ misóginos naquele ano.
Chagas ressalta que, no cenário político, os ‘memes’ têm sido usados como ferramentas estratégicas. “Eles podem contribuir para a construção de uma determinada leitura sobre um personagem da política, podendo atacar ou difamar”, explica. Além disso, campanhas eleitorais têm apostado na produção de memes ou no incentivo a influenciadores digitais para disseminá-los.
‘Memes’ e desinformação
Embora muitos ‘memes’ tenham caráter humorístico, Débora Salles destaca que grupos extremistas estão cada vez mais utilizando essa ferramenta para promover desinformação e disseminar discursos de ódio. “A questão é que eles têm sido cada vez mais utilizados por grupos extremistas”, afirma a pesquisadora.
A desinformação, segundo Salles, pode ser mais complexa do que a simples divulgação de informações falsas. Ela explica: “Muitas vezes, a desinformação está lidando com informações verdadeiras, mas tiradas de contexto e distorcidas”. Nesse sentido, ‘memes’ podem criar uma “zona cinzenta” entre o humor e o conteúdo problemático, o que torna difícil moderar e combater esse tipo de material nas plataformas digitais.
Salles também aponta que, além do humor ser usado como uma estratégia para driblar a moderação de conteúdo, o problema é agravado pela falta de transparência das plataformas em relação à administração dos memes problemáticos. “O principal desafio para combatê-los é que não sabemos muito bem como isso é administrado pelas plataformas”, alerta a pesquisadora.
Por fim, Salles aconselha que os eleitores mantenham atenção ao consumo de conteúdos humorísticos online, pois o humor pode servir como uma estratégia para veicular mensagens que não seriam facilmente ditas de maneira explícita.
Leia também:
PGR sugere progressão de pena para o ex-deputado Daniel Silveira ao regime semiaberto
Último debate entre candidatos à Prefeitura de Salvador acontece nesta quinta-feira (3)
Mais Lidas
Eleições 2024
Eleitores ausentes no 2º turno têm até 7 de janeiro para justificar
Número de prefeitos reeleitos no Brasil é o maior em 20 anos
Últimas Notícias
Desemprego diminui em sete estados no terceiro trimestre, revela IBGE
Anvisa atualiza regras sobre implantes hormonais
Fachin ressalta gravidade em indiciamentos por tentativa de golpe: ‘Democracia é maior do que tudo’
Para o ministro, as investigações não afetaram a estabilidade institucional do país
Maioria do STF mantém prisão de Robinho, condenado por estupro na Itália
Até o momento, apenas o ministro Gilmar Mendes votou pela soltura do ex-jogador
Margareth Menezes relança disco Naturalmente nas plataformas digitais
Em outubro, ministra da cultura celebrou seu aniversário com o lançamento de dois álbuns históricos em plataformas de streaming
Desemprego em Salvador recua para 11% no terceiro trimestre, aponta IBGE
Redução de 4 pontos percentuais é a maior registrada entre todas as capitais brasileiras analisadas
Estados enfrentam desabastecimento de vacinas e ministério nega escassez
Secretarias estaduais de saúde relataram dificuldades na obtenção de imunizantes, incluindo os contra covid-19, catapora, febre amarela, tríplice viral e DTP
Oposição na AL-BA cobra execução de emendas impositivas com governo
Uma nova reunião está agendada para terça-feira (26), envolvendo toda a bancada de oposição e representantes do governo
Antonio Brito e Elmar Nascimento se juntam a Boulos em projeto contra supersalários
Baianos assinaram um requerimento de urgência para que a proposta seja votada diretamente no plenário da Câmara
Prazo para clientes da 123Milhas solicitarem ressarcimento termina na terça-feira
De acordo com edital do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, todos os pedidos de ressarcimento devem ser enviados pelo site indicado pela Justiça
Mpox ainda é emergência de saúde pública, alerta OMS
Classificação representa o mais alto nível de alerta
Lídice rechaça possibilidade de anistia a envolvidos em tramas golpistas: ‘Já assinei uma solicitação de devolução do projeto’
Na avaliação da deputada, é 'decepcionante para os brasileiros', ver o envolvimento de militares das Forças Armadas na tentativa de golpe