Maioria do STF mantém prisão de Robinho, condenado por estupro na Itália
Até o momento, apenas o ministro Gilmar Mendes votou pela soltura do ex-jogador
O Supremo Tribunal Federal (STF) manteve, em maioria, a prisão do ex-jogador Robinho, condenado a nove anos de reclusão por estupro pela Justiça italiana. A decisão foi tomada nesta sexta-feira (22) durante julgamento de um recurso apresentado pela defesa de Robinho, que buscava reverter a decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que homologou a sentença italiana e determinou a prisão imediata do ex-atleta em março deste ano. As informações são da Agência Brasil.
Robinho foi condenado na Itália por sua participação em um crime de estupro coletivo, ocorrido em 2013, em uma boate de Milão. A sentença italiana afirma que ele estava acompanhado de outros homens durante o ato.
A decisão de manter a prisão do ex-jogador foi apoiada por seis ministros do STF, incluindo o relator Luiz Fux, além de Luís Roberto Barroso, Cármen Lúcia, Edson Fachin, Cristiano Zanin e Alexandre de Moraes.
Em sua justificativa, o ministro Luiz Fux destacou que a decisão do STJ foi em conformidade com a Constituição e com as leis brasileiras. Segundo ele, o STJ cumpriu corretamente as normas internacionais de cooperação, já que Robinho foi condenado de forma definitiva à pena de nove anos por um crime de estupro.
“O STJ deu cumprimento à Constituição e às leis brasileiras, aos acordos firmados pelo Brasil em matéria de cooperação internacional”, afirmou Fux.
Até o momento, apenas o ministro Gilmar Mendes votou pela soltura de Robinho, argumentando que a prisão deveria ser revista. Outros ministros acompanharam o entendimento de Fux e votaram pela manutenção da detenção do ex-jogador.
A análise do recurso segue com o julgamento ainda não concluído, com quatro votos restantes a serem proferidos, e o término da sessão previsto para o dia 26 de novembro.
Robinho segue detido no Complexo Penitenciário de Tremembé, em São Paulo, mais conhecido como a “penitenciária dos famosos”. O ex-atleta foi preso em 2023, após a decisão do STJ, e continua a cumprir sua sentença no Brasil.
A defesa de Robinho argumenta que a condenação na Itália não deve ser executada no Brasil, uma vez que o ex-jogador não foi julgado por um tribunal brasileiro. No entanto, a decisão do STF reforça a homologação da sentença italiana, permitindo que o cumprimento da pena seja realizado em território nacional.
Mais Lidas
Cidade baiana receberá novo campus de universidade federal; saiba qual
Carnaval 2025: curso gratuito capacita blocos culturais para garantir apoio
Cidades
Morre ex-companheira de autor de ataque a bombas contra o STF
Dois aviões da Latam colidem no aeroporto de Congonhas, em São Paulo
PM de SP afasta 13 policiais após homem ser jogado de ponte na Zona Sul
Nova sede do Cras no Centro Histórico reforça atendimento social em Salvador
Arquidiocese de Salvador promove concurso de presépios natalinos
Últimas Notícias
Binho Galinha rebate Adolfo Menezes e diz que presidente da AL-BA ‘não conhece as provas’
Em nota, deputado afirmou que a declaração do pessedista 'viola a presunção de inocência e os demais direitos e garantias fundamentais'
Morre ex-companheira de autor de ataque a bombas contra o STF
Daiane Dias estava internada desde o dia 18 de novembro, após incendiar a própria residência em Rio do Sul (SC).
Parlamentares da ‘bancada da bala’ cobram Lewandowski por novo decreto sobre armas para CACs
Impasse teve início em agosto, quando o governo retirou da pauta de votação um projeto de lei que buscava derrubar o decreto presidencial sobre armas
Senado aprova marco legal dos bioinsumos e regulamenta setor no Brasil
Relator da matéria, Jaques Wagner afirmou que a legislação vai garantir ao Brasil importante avanço para produtores agrícolas
Festival Virada Salvador 2025 terá cinco dias de festa e mais de 40 atrações; confira a programação
Léo Santana será o responsável pela contagem regressiva no dia 31, liderando a virada do ano pela primeira vez
Adolfo Menezes diz que Conselho de Ética da Assembleia está ‘refém’ do crime organizado
Colegiado seria responsável por analisar deputado estadual Binho Galinha (PRD), apontado como líder de organização criminosa
Relatório da AL-BA recomenda não renovação de contrato com a Coelba
Relatório destaca os problemas recorrentes no fornecimento de energia elétrica, como frequentes interrupções e alta quantidade de reclamações nos órgãos de defesa do consumidor
Projeto prevê multa para plataformas que excluírem motoristas e entregadores sem direito à defesa
Proposta de Alexandre Aleluia (PL) busca garantir o direito ao contraditório, à ampla defesa e a maior transparência em decisões das plataformas digitais
CPI das Bets pede compartilhamento de relatórios financeiros sobre Deolane Bezerra
Objetivo é identificar indícios de crimes financeiros nas operações realizadas
Dois aviões da Latam colidem no aeroporto de Congonhas, em São Paulo
Incidente aconteceu por volta das 8h24 e não deixou feridos