Ministério da Saúde estuda ampliar vacinação contra dengue em regiões com baixa adesão
Estados como São Paulo, Minas Gerais e Paraná enfrentam baixa procura pela vacina; confira dados da Bahia
O Ministério da Saúde pretende propor, nos próximos dias, a ampliação do público-alvo da vacinação contra a dengue, principalmente nas localidades onde a adesão à vacinação está abaixo do esperado. A informação foi confirmada, nesta quarta-feira (22), pelo secretário-adjunto de Vigilância em Saúde e Ambiente da pasta, Rivaldo Cunha, que descartou a possibilidade de ocorrer uma epidemia nacional da doença, mas surtos locais podem acontecer.
Atualmente, a vacina é destinada a crianças e adolescentes de 9 a 14 anos. Segundo Cunha, os estados de São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Paraná são os que têm maior tendência a registrar aumento nos casos de dengue neste início de ano. O secretário destacou que São Paulo é o estado onde a procura é menor pela vacinação contra a doença.
Dados da dengue na Bahia
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), entre os dias 29 de dezembro e 18 de janeiro, foram registrados 893 novos casos de dengue na Bahia. No mesmo período de 2024, foram notificados 2.460 casos prováveis, o que representa uma redução de 63,7%.
Com os novos casos registrados, o número total de casos prováveis chegou a 232 mil, dos quais 6.325 foram classificados como casos graves. Segundo ainda a Sesab, desde o início da vacinação, foram aplicadas 262.040 doses, registradas no RNDS até o último dia 6 de janeiro. O objetivo inicial era alcançar um público estimado de 492.407 pessoas, com idades de 10 a 14 anos, em 115 municípios do Estado.
“Um grande chamado que a gente faz à população é para atenção à dengue, à campanha de vacinação. É importante que mantenham sua caderneta vacinal atualizada. Que os municípios colaborem conosco no sentido de garantir a limpeza urbana e atenção especial aos agentes comunitários que fazem as visitas às residências para eliminar os focos dos mosquitos”, declarou Roberta Santana, secretária estadual de Saúde.
Vacinação em Salvador
Em nota, a Secretária Municipal de Saúde (SMS) informou que, desde o inicio do ano de 2025, apenas quatro casos de dengue foram reportados em toda capital baiana. Já no quesito de vacinas aplicadas contra a doença, a SMS informou que mais de 92 mil doses da vacina foram aplicadas, desde o início da campanha de vacinação, no último dia 15 de janeiro.
Até o fechamento desta matéria, a SMS ainda não havia informado o quadro geral de casos de dengue confirmados em toda capital baiana.
Feira de Santana tem Dia D de vacinação contra dengue
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Feira de Santana realizará, no próximo sábado (25), o Dia D de vacinação contra a dengue. Segundo o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Matos, a ação será promovida, das 8h às 13 horas, em todas as sete Unidades de Saúde da Família (USFs) vinculadas ao programa Saúde na Hora.
Conforme Matos, a meta é vacinar 40 mil pessoas no município, com foco em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. O secretário informou ainda que, no dia 1º de fevereiro, outro mutirão será realizado, focado na população que vive na zona rural de Feira de Santana.
“Teremos dois mutirões municipais dedicados à vacinação contra a dengue. Nosso objetivo é incentivar a adesão da população e alcançar a meta de 40 mil pessoas vacinadas, número que Feira já deveria ter atingido”, afirmou Rodrigo, ressaltando que as ações incluirão atividades educativas, com orientações sobre o combate ao mosquito transmissor da dengue.
Mais Lidas
Janeiro Branco: saúde mental da população em situação de rua preocupa
Índice de bebês prematuros no Brasil é superior à média global
Saúde
Conselho de Medicina pede que Anvisa proíba uso do PMMA no Brasil
Autoteste de HIV terá embalagem discreta para ampliar diagnóstico e prevenção
Estados e municípios têm até sexta-feira para reativar obras paradas do SUS
Como proteger saúde no período de chuvas: dicas essenciais para evitar doenças
Passageiros com medicamentos especiais enfrentam desafios nas férias de verão
Últimas Notícias
Mais de 100 cidades de Pernambuco entram em emergência hídrica devido à seca prolongada
Inicialmente, 118 cidades foram listadas, mas o número foi corrigido posteriormente
Construção de passarela para ambulantes durante o Carnaval de Salvador volta a ser alvo de críticas
Em nota ao Portal M!, Semop negou impactos e informou que, em 2025, a passarela terá uma ampliação e estará presente no trecho entre o Morro do Cristo e o Farol da Barra
Xuxa passa por cirurgia no joelho e planeja retorno aos palcos em 2025
De acordo com hospital, procedimento preventivo foi rápido e sem complicações
Base dos Bombeiros e ações emergenciais reforçam suporte em Bom Jesus da Lapa após enchentes
De acordo com governo estadual, equipes realizam resgates, sobrevoos de monitoramento e suporte emergencial às famílias atingidas
Ministério da Saúde estuda ampliar vacinação contra dengue em regiões com baixa adesão
Estados como São Paulo, Minas Gerais e Paraná enfrentam baixa procura pela vacina; confira dados da Bahia
BBB 25: Confira principais momentos que marcaram despedida de Marcelo e Arleane
Primeira eliminação agita reality com momentos marcantes e tréguas em rivalidades
Vixe! Otto sela paz na Assembleia, convence Coronel a recuar da briga com PT, reafirma força do partido e dependência do governo na eleição de 2026
Toda quarta temos novidades da política, do mundo empresarial, jurídico e das artes pra que você entenda melhor ‘como a roda gira’ nos bastidores
Caetano e Bethânia realizam novo show em Salvador com camarote exclusivo
Apresentação aconte na Arena Fonte Nova e promete estrutura diferenciada para o público.
Gerente da Embasa é preso por crime ambiental no sul da Bahia e empresa enfrenta multa milionária
Empresa de saneamento é acusada de descarte irregular próximo de residências no extremo sul do estado
Rui nega reforma ministerial com foco em 2026 e rebate críticas a projeto de renegociação de dívidas
Segundo ministro da Casa Civil, qualquer alteração será feita para otimizar gestão pública e não por interesses eleitorais