João Roma reafirma intenção de ser pré-candidato ao governo da Bahia em 2026
Presidente do PL-BA acredita na elegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro em 2026 e comemora recuo do governo sobre PIx
O presidente do PL na Bahia, João Roma, reafirmou, na manhã desta quinta-feira (16), sua vontade de efetivar a pré-candidatura ao Governo do Estado em 2026. Com isso, há a possibilidade da oposição repetir o mesmo erro em 2022 e sair novamente separada na disputa, o que poderia fortalecer a reeleição do governador Jerônimo Rodrigues (PT). Na época, os dois concorreram com o ex-prefeito ACM Neto (vice-presidente nacional do União Brasil), que acabou perdendo no segundo turno para o petista, mesmo após apoio de Roma.
“Com a bênção do Senhor do Bonfim, reiteramos nosso nome na disputa”, afirmou em entrevista ao Portal M! durante o ato ecumênico da Lavagem do Bonfim, realizado na Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia.
Agenda política pelo Estado
Ainda em entrevista ao Portal M!, Roma também anunciou seus planos de intensificar sua agenda política pelo Estado após o Carnaval. “Vamos começar essas programações e o meu intuito é andar pelo interior, conversar com as pessoas e apresentar um projeto que nos tire desse atraso e faça a Bahia avançar”, afirmou.
Sobre alianças políticas, o ex-ministro do governo Bolsonaro deixou claro que está aberto a diálogos, mas reforçou sua autonomia no processo. “Isso não impede a minha movimentação, assim como não impede a de outros possíveis aliados”, explicou à equipe do Portal M!.
Questionado sobre a candidatura de ACM Neto, o ex-ministro afirmou ser “legítima” sua candidatura. “Assim como considero legítima a minha”.
Ele também comentou um encontro recente com o ex-prefeito de Salvador e seu compadre, destacando a troca de ideias sobre o futuro do Estado e do país. “Conversamos sobre o futuro da Bahia e do Brasil. No fim do encontro, tanto eu quanto ele decidimos manter as nossas pré-candidaturas, cada um legitimamente defendendo suas bandeiras e seus propósitos”, relatou.
Bolsonaro e expectativa de elegibilidade
João Roma também expressou confiança na elegibilidade de Jair Bolsonaro para 2026, questionando a coerência de decisões judiciais. “Eu tenho convicção disso [Bolsonaro estará elegível], tanto que comentei que é muito desproporcional o motivo de inelegibilidade de Bolsonaro perante a que tinha o atual presidente Lula. Dilma Rousseff foi ‘impeachmada’ e tem os direitos políticos. Então, por que não permitir que Bolsonaro possa representar essa população que hoje já se manifesta, inclusive dentro das principais pesquisas que têm sido feitas?”, indagou.
O presidente do PL na Bahia ressaltou que, apesar do surgimento de novos nomes na política, Bolsonaro segue como a maior liderança da direita no país. “Todos sabem que o principal líder da direita do nosso Brasil é o presidente Bolsonaro. Isso é inconteste por onde ele anda e todas as pesquisas afirmam isso”, afirmou.
Clima amistoso com ACM Neto
A interação entre João Roma e ACM Neto durante a Lavagem do Bonfim chamou atenção e alimentou especulações sobre uma possível aliança política. O ex-ministro confirmou um encontro recente com o líder do União Brasil. “Sempre tive uma relação respeitosa com Neto. Nos encontramos recentemente para conversar sobre o futuro da Bahia”, afirmou.
Em contrapartida, ACM Neto reiterou a importância de construir um projeto político amplo para 2026. “Nós vamos tentar fazer uma construção que coloque o PL, o União Brasil e outros partidos no mesmo palanque. Afinal de contas, todos nós desejamos mudança para a Bahia”, declarou Neto.
Gusttavo Lima e política como nova fronteira
João Roma também opinou sobre a entrada do cantor sertanejo Gusttavo Lima na política. Embora considere positiva a participação do artista, Roma defendeu uma política estruturada e baseada em pilares partidários. “Gusttavo Lima é um popstar e, naturalmente, tem muita popularidade, como vários outros artistas. Todavia, confio muito na política estruturada, através do trabalho partidário, que traga esses pilares”, comentou durante entrevista ao Portal M!.
O cantor anunciou, no início deste ano, sua intenção de concorrer à Presidência da República em 2026, afirmando ter experiência como empreendedor e gestor. Apesar disso, Roma ressaltou que seu foco segue na Bahia.
“A minha movimentação não é espelhada na decisão do ex-prefeito ACM Neto; é legítima a movimentação dele, assim como é legítima a minha. Estamos no ano ímpar, no ano de 2025, ano preparatório. É fundamental que a gente converse com todos os baianos”, destacou.
Críticas ao monitoramento do Pix
Ainda em entrevista ao Portal M!, João Roma foi categórico ao criticar a tentativa do governo federal de monitorar transações financeiras realizadas via Pix. “É uma lambança do governo federal, que demonstra não ter projeto para o Brasil, e essa fixação potencializada pela figura de Rui Costa na Casa Civil – que já tem hábito de fazer isso na Bahia – tenta arrancar qualquer centavo do bolso do cidadão brasileiro”, disparou.
Ele também voltou a criticar a inelegibilidade de Jair Bolsonaro. “[A gente] não consegue compreender que Bolsonaro não está apto para disputar uma eleição, uma vez que Dilma [Rousseff] foi impeachmada, Lula com todas as condenações conseguiu disputar a eleição. Então seria no mínimo pouco razoável não ter o principal líder político da esquerda disputando as eleições”, opinou.
João Roma concluiu reafirmando sua pré-candidatura ao governo da Bahia e seu compromisso de apresentar projetos que impulsionem o desenvolvimento do Estado. “Daqui pra lá, tem muita água pra rolar. Estaremos ao lado de quem quer transformar a Bahia e o Brasil”, finalizou.
Mais Lidas
Bruno Reis volta a dizer que não há datas para anúncio de novo secretariado
Política
Zé Cocá se reúne com Jerônimo e pode deixar base de ACM Neto
Últimas Notícias
CBPM e prefeitura de Camaçari estudam instalação de indústrias de vidro solar e baterias de sílica
Prefeitura se comprometeu a encontrar uma área no município que atenda aos requisitos necessários para as fábricas
Mendonça dá 15 dias para Haddad responder queixa-crime de Flávio Bolsonaro sobre ‘rachadinha’
Fala do ministro da Fazenda ocorreu no dia 15 de janeiro, durante anúncio da revogação de uma portaria da Receita Federal relacionada ao Pix
Em meio à crise financeira, Débora Regis veta aumento salarial próprio e do vice-prefeito em Lauro de Freitas
Conforme a gestora municipal, o objetivo no momento é 'resgatar' a cidade
PF indicia ex-diretores e coordenadores da PRF por tentativa de interferência nas eleições de 2022
Acusações incluem crimes como desobediência, prevaricação e restrição ao direito de voto
Governo do Estado cria quase 2,4 mil novos cargos na Polícia Civil e anuncia convocação de PMs e Bombeiros da reserva
Governo também anunciou a autorização de concursos públicos para os quadros de saúde da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar
BBB 25: ao lado do irmão, César Menotti e Fabiano animam a casa nesta quarta-feira
Show no BBB 25 contará com a participação especial do irmão dos artistas, o empresário e pastor Fábio Lacerda, que também subirá ao palco ao lado da dupla
Ministério Público recomenda controle do número de foliões em cima de trios elétricos no Carnaval de Salvador
De acordo com o MP-BA, a recomendação tem o objetivo de prevenir superlotação e garantir a segurança dos foliões
Selo Literário João Ubaldo Ribeiro: FGM lança 4ª edição com homenagem especial
Cerimônia destaca o legado de João Ubaldo Ribeiro e incentiva a literatura baiana
Solução para o contrato de concessão da Via Bahia deverá ser definida em até 15 dias, diz ministro dos Transportes
Em novembro, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) autorizou a realização de uma audiência pública para a concessão do lote rodoviário das BR-116/BA e BR-324/BA
Mais de 100 cidades de Pernambuco entram em emergência hídrica devido à seca prolongada
Inicialmente, 118 cidades foram listadas, mas o número foi corrigido posteriormente