João Roma reafirma intenção de ser pré-candidato ao governo da Bahia em 2026
Presidente do PL-BA acredita na elegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro em 2026 e comemora recuo do governo sobre PIx

O presidente do PL na Bahia, João Roma, reafirmou, na manhã desta quinta-feira (16), sua vontade de efetivar a pré-candidatura ao Governo do Estado em 2026. Com isso, há a possibilidade da oposição repetir o mesmo erro em 2022 e sair novamente separada na disputa, o que poderia fortalecer a reeleição do governador Jerônimo Rodrigues (PT). Na época, os dois concorreram com o ex-prefeito ACM Neto (vice-presidente nacional do União Brasil), que acabou perdendo no segundo turno para o petista, mesmo após apoio de Roma.
“Com a bênção do Senhor do Bonfim, reiteramos nosso nome na disputa”, afirmou em entrevista ao Portal M! durante o ato ecumênico da Lavagem do Bonfim, realizado na Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia.
Agenda política pelo Estado
Ainda em entrevista ao Portal M!, Roma também anunciou seus planos de intensificar sua agenda política pelo Estado após o Carnaval. “Vamos começar essas programações e o meu intuito é andar pelo interior, conversar com as pessoas e apresentar um projeto que nos tire desse atraso e faça a Bahia avançar”, afirmou.
Sobre alianças políticas, o ex-ministro do governo Bolsonaro deixou claro que está aberto a diálogos, mas reforçou sua autonomia no processo. “Isso não impede a minha movimentação, assim como não impede a de outros possíveis aliados”, explicou à equipe do Portal M!.
Questionado sobre a candidatura de ACM Neto, o ex-ministro afirmou ser “legítima” sua candidatura. “Assim como considero legítima a minha”.
Ele também comentou um encontro recente com o ex-prefeito de Salvador e seu compadre, destacando a troca de ideias sobre o futuro do Estado e do país. “Conversamos sobre o futuro da Bahia e do Brasil. No fim do encontro, tanto eu quanto ele decidimos manter as nossas pré-candidaturas, cada um legitimamente defendendo suas bandeiras e seus propósitos”, relatou.
Bolsonaro e expectativa de elegibilidade
João Roma também expressou confiança na elegibilidade de Jair Bolsonaro para 2026, questionando a coerência de decisões judiciais. “Eu tenho convicção disso [Bolsonaro estará elegível], tanto que comentei que é muito desproporcional o motivo de inelegibilidade de Bolsonaro perante a que tinha o atual presidente Lula. Dilma Rousseff foi ‘impeachmada’ e tem os direitos políticos. Então, por que não permitir que Bolsonaro possa representar essa população que hoje já se manifesta, inclusive dentro das principais pesquisas que têm sido feitas?”, indagou.
O presidente do PL na Bahia ressaltou que, apesar do surgimento de novos nomes na política, Bolsonaro segue como a maior liderança da direita no país. “Todos sabem que o principal líder da direita do nosso Brasil é o presidente Bolsonaro. Isso é inconteste por onde ele anda e todas as pesquisas afirmam isso”, afirmou.
Clima amistoso com ACM Neto
A interação entre João Roma e ACM Neto durante a Lavagem do Bonfim chamou atenção e alimentou especulações sobre uma possível aliança política. O ex-ministro confirmou um encontro recente com o líder do União Brasil. “Sempre tive uma relação respeitosa com Neto. Nos encontramos recentemente para conversar sobre o futuro da Bahia”, afirmou.
Em contrapartida, ACM Neto reiterou a importância de construir um projeto político amplo para 2026. “Nós vamos tentar fazer uma construção que coloque o PL, o União Brasil e outros partidos no mesmo palanque. Afinal de contas, todos nós desejamos mudança para a Bahia”, declarou Neto.
Gusttavo Lima e política como nova fronteira
João Roma também opinou sobre a entrada do cantor sertanejo Gusttavo Lima na política. Embora considere positiva a participação do artista, Roma defendeu uma política estruturada e baseada em pilares partidários. “Gusttavo Lima é um popstar e, naturalmente, tem muita popularidade, como vários outros artistas. Todavia, confio muito na política estruturada, através do trabalho partidário, que traga esses pilares”, comentou durante entrevista ao Portal M!.
O cantor anunciou, no início deste ano, sua intenção de concorrer à Presidência da República em 2026, afirmando ter experiência como empreendedor e gestor. Apesar disso, Roma ressaltou que seu foco segue na Bahia.
“A minha movimentação não é espelhada na decisão do ex-prefeito ACM Neto; é legítima a movimentação dele, assim como é legítima a minha. Estamos no ano ímpar, no ano de 2025, ano preparatório. É fundamental que a gente converse com todos os baianos”, destacou.
Críticas ao monitoramento do Pix
Ainda em entrevista ao Portal M!, João Roma foi categórico ao criticar a tentativa do governo federal de monitorar transações financeiras realizadas via Pix. “É uma lambança do governo federal, que demonstra não ter projeto para o Brasil, e essa fixação potencializada pela figura de Rui Costa na Casa Civil – que já tem hábito de fazer isso na Bahia – tenta arrancar qualquer centavo do bolso do cidadão brasileiro”, disparou.
Ele também voltou a criticar a inelegibilidade de Jair Bolsonaro. “[A gente] não consegue compreender que Bolsonaro não está apto para disputar uma eleição, uma vez que Dilma [Rousseff] foi impeachmada, Lula com todas as condenações conseguiu disputar a eleição. Então seria no mínimo pouco razoável não ter o principal líder político da esquerda disputando as eleições”, opinou.
João Roma concluiu reafirmando sua pré-candidatura ao governo da Bahia e seu compromisso de apresentar projetos que impulsionem o desenvolvimento do Estado. “Daqui pra lá, tem muita água pra rolar. Estaremos ao lado de quem quer transformar a Bahia e o Brasil”, finalizou.
Héber Araújo
Bacharel em Jornalismo pela Unijorge e pós-graduado em Comunicação em Multimeios, sou repórter de política, apaixonado por cinema e entretenimento. Com 2 anos de experiência em assessoria, busco nova pós rumo ao mestrado.
Mais Lidas
Política
Últimas Notícias

Preta Gil celebra Páscoa em casa após nova fase no tratamento: ‘Nunca teve um significado tão forte’
Cantora compartilha momento ao lado da família e amigos após alta médica e continuidade do tratamento contra câncer em São Paulo

Alckmin diz que Brasil seguirá promovendo diálogo pela paz após morte do papa Francisco
Vice-presidente destacou que país pode contribuir com diálogo em guerras por não ter litígios e manter relações diplomáticas estáveis

Estudantes da UFBA vencem competição internacional de aerodesign e se tornam bicampeões mundiais
Competição internacional voltada para engenharia aeronáutica reuniu times universitários de diversos países

Às vésperas de julgamento do STF, Silvinei Vasques diz ser alvo de ‘relatório fraudulento’
Ex-diretor da PRF é acusado de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, entre outros crimes

Morte do papa Francisco inicia conclave; Brasil terá sete cardeais na escolha do novo pontífice
Para que um candidato seja eleito, é necessário obter dois terços dos votos válidos

AVC e insuficiência cardíaca causaram morte do papa Francisco, diz Vaticano
Pontífice faleceu em casa, no Vaticano, e será sepultado na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma

Final do BBB 25 será decidida entre pipocas pelo segundo ano consecutivo; relembre
Guilherme, João Pedro e Renata são os três finalistas da edição comemorativa dos 25 anos do Big Brother Brasil

Obras do VLT de Salvador atingem 18% de execução e pode ter linha de teste até dezembro
Jerônimo Rodrigues vistoriou execução do Trecho 1, que já conta com 1,6 km de via permanente implantada

Ainda sem triunfos no Brasileirão, Bahia enfrenta Ceará para espantar má fase
Partida válida pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro ocorrerá nesta segunda-feira (21), às 20h

ACM Neto anuncia agenda quinzenal pelo interior e mira fortalecimento para eleições de 2026
Declaração foi feita durante a Corrida Azul, em Santo Estêvão, evento voltado à conscientização sobre o autismo