Governo cogita redução de impostos de importação de alimentos para combater inflação, diz Fávaro
Ministro da Agricultura destacou que o governo já adotou medidas semelhantes no passado

Eventuais reduções no imposto de importação de alimentos, se forem adotadas, ocorrerão de forma pontual e sem “afrontar” o mercado brasileiro, segundo informou o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, nesta quarta-feira (29), após reunião com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. A medida, discutida como possível ação contra a inflação de alimentos, ainda não tem definição sobre quais produtos seriam beneficiados.
Fávaro destacou que o governo já adotou medidas semelhantes no passado, como a cota adicional de 250 mil toneladas de trigo isento de imposto para países fora do Mercosul.
“Uma medida pontual – se tiver necessidade, sem afetar a produção interna, e se tiver alguma coisa que lá fora está um pouquinho mais competitiva – pode ser estudada. Mas é com muita tranquilidade, com muito equilíbrio que a gente está estudando, sem pirotecnia”, disse Favaro a jornalistas.
Medidas técnicas e direcionamento de taxas no Plano Safra
Fávaro reforçou que o governo não adotará medidas heterodoxas para combater a inflação de alimentos. Ele citou que ações dentro do Plano Safra, como o direcionamento de taxas de juros para culturas específicas, podem estimular a produção de alimentos essenciais. Essa prática já é aplicada no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) para produtos como arroz, mandioca e trigo, e poderia ser estendida ao Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural (Pronamp).
“Nós vamos fazer, por exemplo, direcionamentos de taxas de juros, já que nós não temos um orçamento que pode ter taxas de juros muito atrativas para todo o Plano Safra, em virtude da Selic tão alta, vamos ver o que é importante, arroz, feijão, hortifrutis… Isso ajuda contra a inflação, então, são medidas técnicas”, afirmou.
Uma nova reunião está marcada para esta quinta-feira (30) na Fazenda, com a participação da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). O objetivo é discutir medidas para garantir a estabilidade dos preços dos alimentos sem recorrer a ações consideradas “pirotecnias”.
“Amanhã nós temos outra reunião aqui na Fazenda, onde vem MDA, vem CONAB, para que a gente possa continuar trabalhando sem nenhuma medida heterodoxa, sem nenhuma pirotecnia, trabalhar porque o Brasil tem estabilidade no preço dos alimentos, para que nós tenhamos excedentes para continuar exportando, bater recordes”, disse Fávaro.
O ministro também citou a expectativa de uma super safra e a queda do dólar como fatores que contribuirão para a estabilidade econômica e de preços. “O dólar caindo, isso tira o calor sobre os preços dos alimentos. E uma super safra que se avizinha, e com isso vai ter fartura no campo, os preços devem ceder mais um pouco”, afirmou.
Debates sobre medidas enfrentam intolerância, diz Fávaro
Fávaro comentou que propostas como a de revisão do conceito de “best before” (validade de produtos) enfrentam resistência antes mesmo de serem estudadas. Ele esclareceu que a ideia foi sugerida pela Associação Brasileira dos Supermercados (Abras) e não pelo governo.
“Não foi o governo que propôs, foi a Associação Brasileira dos Supermercados, que trouxe como uma possível medida a ser estudada. Nem ser estudada pôde, porque já foi condenada antes”, disse o ministro.
Governo cogita reduzir impostos alimentos
Na última sexta-feira (24), o ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou que o governo federal está considerando a redução das alíquotas de importação de alimentos cujo preço interno esteja mais alto do que o praticado no mercado internacional. A informação foi confirmada após uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
A medida busca diminuir o custo dos alimentos no Brasil. O governo realizará uma análise comparativa dos preços internos e externos. Se necessário, as alíquotas de importação serão ajustadas para garantir que os preços internos fiquem iguais ou abaixo dos praticados no exterior.
“Ou seja, os produtos que estejam com o preço interno maior do que o preço externo, nós atuaremos na redução de alíquota para forçar o preço a vir pelo menos para o patamar internacional. Não justifica nós estarmos com um preço acima do patamar internacional”, afirmou Rui Costa.
Redação
Mais Lidas
Política
Lula libera R$ 27 milhões ao STF após ataque com explosivos
Últimas Notícias

Estado de saúde de Divaldo Franco se agrava e preocupa comunidade espírita

Último adeus ao Papa Francisco reúne governador e prefeito na Catedral de Salvador
Cerimônia reuniu Jerônimo Rodrigues, Bruno Reis, fiéis e autoridades para celebrar legado do pontífice argentino

Bahia vence Ceará com gol nos acréscimos e respira fora da zona de rebaixamento
Triunfo na Fonte Nova garante primeiros três pontos do Tricolor na Série A do Brasileirão 2025

Dom Sérgio da Rocha representa Salvador no Conclave que define sucessor de Francisco
Antes do embarque, arcebispo primaz do Brasil celebra missa, nesta terça, às 17h, na Catedral Basílica de Salvador, em sufrágio da alma do pontífice

Resumo BBB 25 de segunda-feira (21/4): Finalistas assistem retrospectiva marcada por emoção, reencontros e conflitos
João Pedro confronta Renata sobre torcida contrária, enquanto Guilherme relembra desentendimentos com aliados durante exibição dos VTs

Salvador inicia aulas gratuitas sobre patrimônio histórico no Palacete Tira-Chapéu com Itamar Musse
Aula inaugural acontecerá, na quinta-feira (24), às 18h, com palestra do museólogo e marchand Itamar Musse

Lula libera R$ 27 milhões ao STF após ataque com explosivos
Medida provisória destina recursos para equipamentos de vigilância e obras estruturais; atentado de novembro reacendeu debate sobre proteção

SAC Salvador Shopping amplia horário a partir desta terça-feira para emissão da nova carteira de identidade
Medida tem como objetivo atender ao aumento na procura pela nova Carteira de Identidade Nacional (CIN)

Oportunidade em Salvador: Simm oferece 68 vagas nesta terça-feira para quem busca emprego ou estágio
No caso das vagas que exigem experiência, o tempo de serviço deve ser comprovado em carteira de trabalho

Alexandre Silveira discute expansão de veículos elétricos e baterias com gigantes chinesas
Visita à China faz parte de uma missão oficial cujo objetivo é atrair investimentos internacionais para o setor energético brasileiro

Governo promete Internet em 100% das unidades de saúde indígena até 2026
Medida faz parte do plano do Ministério da Saúde para ampliar acesso à telessaúde em territórios indígenas