Balé Folclórico da Bahia inicia turnê na África com apresentação no festival Vodun Days
Apresentação marca a conexão entre Brasil e África e fortalece o legado do grupo
O Balé Folclórico da Bahia (BFB) protagonizou um momento histórico ao se apresentar no Benin, durante o renomado festival Vodun Days, que celebra a espiritualidade, música e arte Vodun. O evento, que atrai artistas de diversos países, marcou mais um capítulo da conexão entre o Brasil e a África, iniciada há séculos com a diáspora africana.
“Desde o retorno das atividades pós-pandemia, as coisas só cresceram, evoluíram e o Balé Folclórico da Bahia ganhou uma dimensão mundial maior ainda do que já tinha nos 32 anos que antecederam ao vírus. Conseguimos patrocínios, fizemos espetáculos importantes, voltamos ao circuito internacional com curta turnê nos Estados Unidos em setembro passado e agora estamos de malas prontas para uma longa turnê no continente-mãe da humanidade. A África é nossa fonte maior de inspiração e é pra lá que partimos no dia 2 de janeiro passado”, destacou Vavá Botelho, criador e diretor do grupo junto com Zebrinha.
O espetáculo no Benin ocorreu nesta sexta-feira (10), e reforçou a relevância da cultura baiana no cenário artístico internacional. O grupo levou ao palco coreografias e músicas que preservam a essência da cultura afro-brasileira.
Turnê pelo continente africano inclui outras nações
Além do Benin, a turnê do Balé Folclórico da Bahia passará por outros países africanos, incluindo Gana, Togo e Senegal. Durante essa jornada, o grupo será acompanhado pela equipe de filmagem do documentário “Direto do Coração”, dirigido pela atriz e cineasta Glória Pires. O projeto captará as apresentações e trará entrevistas com figuras importantes da dança africana, como Germaine Acogny, reconhecida mundialmente como uma das mais influentes coreógrafas negras.
“Germaine sempre foi minha musa inspiradora. Foi nela que me espelhei para criar o BFB, há 36 anos”, revelou Vavá Botelho, evidenciando a profunda ligação do grupo com a cultura africana.
Legado de excelência e autenticidade cultural
Fundado em 1988 por Vavá Botelho e Ninho Reis, o Balé Folclórico da Bahia é referência internacional por preservar e divulgar as manifestações folclóricas da Bahia. Com um repertório que mescla dança, música e teatro, o grupo tem conquistado prêmios e críticas positivas ao redor do mundo.
Desde sua estreia internacional no Festival da Alexander Platz, em Berlim, em 1992, o BFB consolidou seu espaço no cenário global, com apresentações nos principais palcos de países como França, Estados Unidos e Austrália.
A Fundação Balé Folclórico da Bahia, criada em 2003, também desempenha um papel fundamental ao oferecer formação técnica em dança afro-brasileira, ballet clássico e outras modalidades para jovens talentos, garantindo a continuidade e autenticidade de suas produções.
Histórico de sucesso nos principais festivais internacionais
Um dos marcos na trajetória do BFB foi sua participação na Bienal de Dança de Lyon, em 1994, onde a companhia recebeu elogios da crítica internacional. O “The New York Times” destacou que o grupo “deveria, absolutamente, ser visto no mundo inteiro”, após sua performance que encantou o público e reforçou sua relevância no panorama cultural.
Com uma agenda cheia, o BFB continua a levar a cultura popular baiana ao mundo, encantando espectadores com a riqueza de suas tradições e a excelência técnica de seus bailarinos.
Mais Lidas
Cultura
Festival de Verão Salvador 2025: tudo que precisa saber sobre evento
Lavagem do Beco promete agitar Itaparica com tradição, música e cultura
Feira de Quadrinhos reúne artistas premiados no MAC Bahia neste sábado
Últimas Notícias
Parceria: Gordinho da Favela e instituto beneficente restauram moradias em Salvador
Iniciativa aconteceu, desta vez, no bairro de Campinas de Pirajá
‘100 Dias sem Fila’: José Ronaldo acompanha mutirões de saúde em Feira de Santana
Projeto busca eliminar filas para consultas e exames médicos com ações integradas e parcerias estratégicas
Parlamentares acionam TCU e pedem revisão de bloqueio de bilionário do programa ‘Pé-de-Meia’
Parlamentares argumentam que a suspensão pode agravar a evasão escolar e excluir milhares de jovens do sistema educacional
Salvador é capital mais violenta para LGBTQIAPN+ no Brasil; saiba o que fazer caso se torne vítima
De acordo com GGB, São Paulo, Bahia e Mato Grosso lideram ranking dos estados com mais casos contra comunidade; veja números
Gêmeos do BBB 25 criticam Anitta e funk carioca durante festa: ‘Isso não é música’
Após polêmica, contas oficiais dos brothers foram derrubadas na rede social X
Lula apoia oficialmente Rio e Niterói para os Jogos Pan-Americanos de 2031
Presidente destaca legado esportivo e infraestrutura já existente em carta enviada à Panam Sports
Chuva histórica atinge São Paulo com volume recorde em 64 anos
Em único dia, foram registrados 125 mm de precipitação, 43,4% do volume esperado para todo mês de janeiro
Aeronave americana com brasileiros deportados passa por problemas técnicos em Manaus
Governo Trump intensifica políticas anti-imigração; inicialmente, voo teria como destino final Aeroporto Internacional de Confins, em Belo Horizonte
Festival de Verão Salvador 2025: tudo que precisa saber sobre evento
Ivete Sangalo, Daniela Mercury, Alok e grandes encontros são destaques desta edição que acontece neste sábado e domingo
Israel liberta segunda leva de prisioneiros palestinos como parte de acordo de cessar-fogo
Entre libertados, 70 foram deportados ou exilados e não poderão retornar à Faixa de Gaza ou à Cisjordânia