‘Enfrentamos uma máquina de crimes eleitorais, mas fizemos uma campanha linda’, diz Éden Valadares sobre disputa em Camaçari
Ele também reforçou a crença na vitória do candidato do partido na disputa no município baiano

O presidente do Partido dos Trabalhadores da Bahia, Éden Valadares, demonstrou otimismo e confiança na reta final das eleições municipais em Camaçari, onde Luiz Caetano (PT) e Flávio Matos (União Brasil) disputam o segundo turno para a prefeitura. Neste domingo (27), Éden reforçou que acredita na vitória do candidato do partido.
Segundo o petista, estas eleições são mais do que uma escolha entre candidatos: representam uma “disputa simbólica” que reflete o cenário político atual. “Terminam hoje as eleições em Camaçari, um pleito histórico e que ficará marcado pela simbólica importância da disputa na eleição municipal de 2024”, declarou. Segundo ele, a candidatura de Caetano carrega “o peso de corrigir os rumos que a gestão pública da cidade tomou sob o comando do União Brasil, com ACM Neto, Elinaldo e Flávio Matos, a quem o presidente do PT atribui a situação de abandono” de Camaçari”.
Éden criticou o que considera uma série de práticas “abusivas e ilegais empregadas pelos adversários para influenciar o resultado do pleito” e acusou o candidato adversário, Flávio Matos, e o ex-prefeito ACM Neto de usarem seus recursos e influência para coagir eleitores e impor uma campanha de “terror e desinformação”. “Funcionários foram coagidos a votar em Flávio Matos, sob ameaças de represálias caso não aderissem à sua candidatura”, disse.
De acordo com o petista, o cenário representa um teste para as instituições: “É um desafio para a nossa campanha, mas também para o Ministério Público e a Justiça Eleitoral. Instituições republicanas e a sociedade baiana não podem fingir que não vimos esses abusos, muito menos naturalizar essas práticas. É preciso que se investigue e que os responsáveis, inclusive autores intelectuais dos crimes, sejam punidos.”
Éden enalteceu o esforço da militância petista, que, segundo ele, trabalhou incansavelmente nas ruas e nas redes sociais, promovendo a candidatura de Caetano. “Temos uma militância engajada, que realmente se dedica a apresentar o nosso projeto de governo para Camaçari, ouvindo os moradores e levando as nossas propostas para cada esquina da cidade. É uma mobilização que só cresce e que reflete o espírito de mudança que desejamos para Camaçari.”
Ele também elogiou a forma como cada voluntário atuou para levar a mensagem do partido às ruas. “Em meio a uma máquina de crimes eleitorais, os nossos militantes fizeram uma campanha linda, com dignidade e respeito. É emocionante ver a dedicação de cada um que acredita em um futuro mais justo para nossa cidade”, afirmou.
O presidente do PT na Bahia também enviou uma mensagem ao governador Jerônimo Rodrigues e ao ex-prefeito ACM Neto: “Não adianta tentar nos calar. Estamos aqui para lutar pelo que é certo e, com a vitória, vamos iniciar uma nova fase em Camaçari.”
Mais Lidas
Eleições 2024
Eleitores ausentes no 2º turno têm até 7 de janeiro para justificar
Número de prefeitos reeleitos no Brasil é o maior em 20 anos
Últimas Notícias

Justiça confirma impeachment de presidente após acusação de golpe na Coreia do Sul
Tribunal Constitucional confirma afastamento definitivo de Yoon Suk-yeol; novas eleições devem ocorrer em 2 meses

Governo publica decreto que muda regras do ‘Minha Casa Minha Vida’ e amplia alcance
Ato formaliza repasse de recursos oriundos do pré-sal para programa habitacional

Filmes, séries e docs premiados fazem do baiano Sérgio Machado um dos maiores nomes do audiovisual brasileiro
Cineasta baiano foi o entrevistado do programa De Olho na Bahia, da Rádio Mix Salvador (104.3 FM), nesta sexta-feira (4)

Bahia e Internacional empatam em duelo equilibrado na estreia da Libertadores 2025
Equipes brasileiras iniciam fase de grupos com igualdade na Arena Fonte Nova e somam primeiro ponto no Grupo F

Resumo BBB 25 de quinta-feira (3/04): Vitória Strada vence Prova do Líder e coloca gêmeos e Renata na mira do paredão
Atriz conquista liderança em prova de habilidade e indica nomes para sua mira; Nova formação do Paredão acontece no sábado
Alckmin atribui queda de popularidade de Lula à inflação e alta do dólar
Vice-presidente destaca impacto do clima e da economia nos índices de aprovação do governo

TRF-2 converte prisão de Roberto Jefferson em domiciliar; decisão final cabe ao STF
Defesa aguarda decisão do ministro Alexandre de Moraes sobre conversão da prisão

Lewandowski deve se reunir com deputados para buscar apoio para PEC da Segurança Pública na Câmara
Proposta prevê maior participação da União na segurança, mas deputados criticam possível interferência nos estados

Funcionário da Abin relata temor de prisão e interrupção de ataque hacker ao governo do Paraguai
Agente afirmou que ofensiva contra Paraguai começou na gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro, mas prosseguiu durante governo Lula

Novidades no Pix: veja o que muda com parcelamento, devolução por golpe e crédito com garantia
Novas modalidades estarão disponíveis para consumidores e lojistas a partir de setembro