Everaldo Anunciação assume vice-presidência nacional do PT e Éden Valadares comemora: ‘sinal de renovação’
Presidente do PT Bahia destaca trajetória de correligionário e defende valorização de lideranças históricas

O presidente do PT-BA, Éden Valadares, comemorou, nesta sexta-feira (21), a nomeação de Everaldo Anunciação como vice-presidente interino do PT Nacional. Enquanto não acontecem as eleições internas em julho, o baiano assume a função ao lado do senador Humberto Costa, que assume, conforme ratificação nesta última quinta-feira (20), a presidência do partido interinamente no lugar da deputada federal Gleisi Hoffmann, nomeada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para o cargo de ministra das Relações Institucionais.
Segundo Éden, a chegada de Everaldo à Executiva Nacional representa um marco importante para o partido e reforça a necessidade de valorizar as lideranças que ajudaram a consolidar a legenda ao longo das décadas. Engajado na construção política do PT na Bahia e no Brasil, Éden destacou que a ascensão de Everaldo é motivo de orgulho e um incentivo para as novas gerações de militantes. Segundo ele, a renovação partidária deve ocorrer com respeito à trajetória de quem abriu caminho para o crescimento do partido.
Reconhecimento e valorização da história
De acordo com Éden Valadares, a indicação de Everaldo Anunciação faz parte de um fortalecimento do PT. Com um histórico de militância que inclui passagens pela Central Única dos Trabalhadores (CUT) e pela presidência estadual do partido, Everaldo sempre esteve na linha de frente das lutas petistas.
“Celebro, comemoro e apoiei a chegada de Everaldo à Executiva Nacional do PT. Um cara que foi dirigente da CUT, do PT, que está há 30, 40 anos na linha de frente, contribuindo com o fortalecimento do partido na Bahia e no Brasil”, afirmou Éden.
Segundo o presidente do PT baiano, a renovação política não deve significar o esquecimento das lideranças que ajudaram a construir o partido. Para ele, a chegada de Everaldo ao comando nacional simboliza essa continuidade histórica.
“Acredito que a chegada dele à Executiva Nacional é motivo de orgulho das anteriores e incentivo às novas gerações do PT. Aliás, deixa eu recalibrar as coisas aqui. Renovação não é abandono ou esquecimento. É reconhecimento, é inovação da luta. Da nossa luta. Não chegaríamos até aqui se não existisse Paulo Jackson, Luiza Bairros, Zezéu Ribeiro, Luiz Alberto e tantos mais”, pontuou.
Everaldo Anunciação celebra eleição como vice-presidente do PT
Everaldo Anunciação usou sua conta oficial no Instagram, na noite desta última quinta-feira (20), para comemorar sua eleição como vice-presidente interino do PT nacional. Para ele, assumir essa função é uma grande honra e, ao mesmo tempo, um desafio que reforça sua responsabilidade com o fortalecimento do partido.
“É uma honra e um grande desafio estar à frente desta importante função, e reafirmo meu compromisso de seguir firme na luta pelo fortalecimento do nosso partido, pela reeleição do presidente Lula e do governador Jerônimo, e pela construção de um Brasil mais justo para todos e pela formação de uma grande bancada parlamentar no Brasil e na Bahia”, disse Everaldo no post.
Defesa por partido plural e estratégico
De acordo com Éden Valadares, a nomeação de Everaldo reforça a necessidade de se aproveitar melhor os quadros históricos do partido em funções estratégicas dentro do governo. Ele citou o nome de Jonas Paulo como um exemplo de liderança qualificada que poderia ocupar um espaço maior na administração pública.
“A luta continua e deve continuar. Apontando para a frente sem perder de vista a caminhada. Insisto, celebro e trabalhei para a chegada de Everaldo na direção nacional do PT. Como defendo, por exemplo, que um quadro como Jonas Paulo, da qualidade de Jonas, seja melhor aproveitado pelo nosso governo. Nada contra Cláudio Peixoto por quem cultivo admiração e respeito. Mas, sob o olhar do PT, a SEPLAN já teve Gabrielli, Zezéu, Pinheiro, por que não um Jonas Paulo? Tem a Bahia na cabeça para 2030, 2050 no sentido do desenvolvimento e da igualdade social”, acrescentou o dirigente partidário.
Compromisso com renovação e futuro do PT
Segundo Éden, ele não disputará a eleição para presidência do PT na Bahia, o que, de acordo com ele, mostra seu compromisso com a renovação dentro do partido. No entanto, ele frisou que isso não significa abrir mão da experiência e do conhecimento acumulado por lideranças que ajudaram a consolidar o partido ao longo dos anos.
“Eu sou um entusiasta da renovação, acredito que a palavra educa, mas o exemplo arrasta e por isso não vou disputar a reeleição, mas isso não quer dizer que quem abriu caminho deva ser descartado. Só chegamos até aqui graças a eles. Essa turma tem que ter tarefa e lugar de fala. Tem que contribuir. E fico muito feliz que Everaldo depois de tanta contribuição, tanta militância, 35, 40, 45 anos de PT esteja nos representando lá”, concluiu Éder.
Humberto Costa assume presidência interina do PT
O senador Humberto Costa foi confirmado, nesta quinta-feira (20), como presidente nacional do PT até às eleições internas de julho, sucedendo Gleisi Hoffmann, que assumiu o cargo de ministra das Relações Institucionais. Em seu novo posto, Costa destacou a importância da unidade dentro do partido, ressaltando que as divergências ideológicas existentes entre as diferentes correntes devem ser tratadas com diálogo e transparência.
Segundo ele, o PT continuará sendo um espaço plural, abrigando desde militantes de esquerda marxista até cristãos progressistas, e buscará manter o apoio ao governo Lula enquanto define sua nova liderança. Além de enfatizar a necessidade de coesão interna, Humberto Costa reafirmou o compromisso do partido com uma postura combativa no Congresso e nas pautas nacionais. Ele também destacou que as eleições internas do PT, marcadas para 6 de julho, serão fundamentais para a continuidade do projeto político da legenda e para a construção de um debate democrático e participativo.
Mais Lidas
Política
Últimas Notícias

BBB 25: Diego, Renata e Vitória disputam permanência em paredão decisivo nesta quinta
Emparedados utilizam Raio-X para refletir sobre jogo e pedir votos ao público

Salvador lidera ranking do IBGE com quase 1 milhão vivendo em ruas sem calçada
Quase metade da população vive em vias sem passeios adequados; capital baiana também tem índice crítico de arborização e infraestrutura viária

Wagner minimiza crise com PSD e volta a defender chapa ‘puro sangue’ com Jerônimo e Rui em 2026
Petista descarta rompimento com aliados e afirma que decisão sobre composição será tomada com diálogo

Agenda cultural: Barulhinho Bom, Julio Caldas, Renata Bastos, Zelito Miranda, CineSom e mais; confira no Portal M!
Confira principais eventos do fim de semana em Salvador e aproveite experiências imperdíveis de lazer

Junior Marabá concede reajuste de 7% para servidores de Luís Eduardo Magalhães
Prefeito distribui 5 toneladas de peixe e 3,5 mil ovos na Páscoa solidária

RG animal gratuito já está disponível: veja como cadastrar seu pet e garantir castração e microchip
Governo lança programa inédito para promover bem-estar animal e combater abandono com base de dados unificada

Fim do jejum! Vitória vence primeira na série A com golaço e defesa ainda preocupante
Rubro-Negro conquista primeiro triunfo após sete jogos em noite marcada por falhas defensivas e acerto nas bolas paradas

Mais de 190 mil passageiros devem embarcar no ferry-boat e rodoviária de Salvador no feriadão; veja dicas para evitar filas
Expectativa é de movimento intenso tanto nas travessias marítimas quanto nas viagens intermunicipais; veja esquemas de transportes

Preço da Hora Bahia revela onde economizar até 57% nos itens da Semana Santa em Salvador
Alerta para quem vai às compras: peixe e feijão têm diferença de até R$ 12 no feriadão da Páscoa

Feriadão de Semana Santa e Tiradentes: veja o que abre e fecha em Salvador e RMS
Durante período, muitos estabelecimentos terão horários especiais e alguns serviços fechados